Minha conta
    Úrsula quase teve uma aparência completamente diferente do que vimos em A Pequena Sereia
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Antes de escolherem o polvo para representar a icônica vilã, os diretores da animação da Disney consideraram outros dois animais marinhos.

    Além de Peter Pan & Wendy, outro live-action bastante aguardado da Disney em 2023 é A Pequena Sereia, estrelado por Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy e Javier Bardem. Com a estreia cada vez mais próxima (25 de maio no Brasil), muitos fãs vêm revisitando a clássica animação de 1989, que ajudou o estúdio a se recuperar de uma fase morna e deu início ao chamado “Renascimento da Disney”. Mas você sabia que Úrsula, a grande oponente de Ariel, não seria originalmente um polvo?

    O desenho é baseado no conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1837. Nele, Úrsula atua mais como uma facilitadora dos planos da protagonista do que uma bruxa maligna. Quando a Disney resolveu adaptar a história para as telonas, os diretores John Musker e Ron Clements viram a chance de transformar a personagem em uma vilã que ninguém mais esqueceria.

    Uma vez acertada a mudança, a dupla de cineastas e o time de animação foram buscar referências nas inúmeras espécies que vivem no fundo do mar. “Úrsula começou de formas diferentes”, contou Musker em entrevista ao HuffPost, em 2014. “Em um determinado ponto, ela era um peixe-leão, uma raia manta e um polvo. Quando ela ganhou vida, foi legal ver como eles [os animadores] puderam usar os tentáculos para criar a vilã.”

    Walt Disney Pictures
    Úrsula e suas fiéis enguias Pedro e Juca em cena de A Pequena Sereia.

    De fato, os três animais considerados para a aparência de Úrsula são assustadores. O peixe-leão é carnívoro, originário do Indo-Pacífico e pode chegar a 47 centímetros, tendo o corpo coberto por 18 espinhosos venenosos. As fêmeas conseguem colocar 2 milhões de ovos durante a vida, e as chances de sobrevivência são maiores devido à falta de um predador nativo. Apesar de o veneno não ser letal, o contato pode causar bolhas, enjoo, dor e convulsões nos seres humanos.

    Quanto à raia manta, é um dos maiores peixes do mundo, podendo atingir 8 metros de envergadura e pesar mais de 2 toneladas. É vivípara, portanto não bota ovos. As fêmeas dão à luz somente um filhote por gestação, que dura cerca de 12 meses. Como o intervalo entre uma e outra é de dois anos, são capazes de ter apenas 4 ou 5 filhotes em toda a sua vida. A espécie consegue se deslocar por grandes distâncias nos oceanos e realizar mergulhos a profundidades superiores a mil metros.

    A Pequena Sereia: Esta teoria sugere que o príncipe Eric nunca foi apaixonado por Ariel no filme da Disney

    Já o polvo é classificado pelos cientistas como um dos animais mais inteligentes do mundo, podendo mudar a cor e a textura de sua pele para fugir de predadores. É carnívoro, tem o corpo mole e oitos tentáculos. Além da camuflagem, o bicho é conhecido por sua capacidade de aprendizado, memorização e comunicação, e por sua visão e seu sistema nervoso bem desenvolvidos.

    Não há, portanto, dúvida de que a escolha de Musker e Clements foi perfeita. Úrsula é uma verdadeira mestre da persuasão e consegue, sem muito esforço, que Ariel lhe dê sua voz em troca de um par de pernas. Ela ainda muda de forma duas vezes ao longo de A Pequena Sereia: primeiro, ela surge como a humana Vanessa, que disputa o coração do príncipe Eric com a protagonista; depois, na batalha final, ela cresce absurdamente de tamanho, sem perder seu visual de polvo.

    Aos saudosistas, fica a dica: a animação está disponível no catálogo do Disney+.

    A Pequena Sereia
    A Pequena Sereia
    Data de lançamento 15 de dezembro de 1989 | 1h 23min
    Criador(es): John Musker, Ron Clements
    Com Jodi Benson, Claire Guyot, Christopher Daniel Barnes
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top