Minha conta
    O segundo maior filme de aventura de todos os tempos é um poderoso épico de quase 4 horas que inspirou Star Wars
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Visuais magníficos, trilha sonora vibrante e uma história cativante baseada em fatos reais: Lawrence da Arábia, um filme de aventura emocionante que transformou o deserto em um cenário fascinante.

    Existe um clássico indiscutível no gênero aventura: Lawrence da Arábia. O filme está na lista de filmes culturalmente relevantes a serem preservados para a posteridade pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Ganhou sete Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Diretor. E o American Film Institute elegeu esta obra-prima como o maior épico da história de Hollywood. Além do mais, quem nunca ouviu falar dela?

    Lawrence da Arábia
    Lawrence da Arábia
    Data de lançamento 4 de fevereiro de 1963 | 3h 36min
    Criador(es): David Lean
    Com Peter O'Toole, Alec Guinness, Omar Sharif
    Usuários
    4,3

    Há referências diretas ao filme em uma infinidade de títulos de todos os gêneros, sejam filmes de espionagem (007 - O Espião Que Me Amava) ou thrillers de ficção científica (Prometheus). Dirigido por David Lean, o épico deixou uma marca duradoura nas histórias de aventura, fazendo os espectadores sonharem com lugares distantes e façanhas ousadas.

    Lawrence da Arábia continua a resistir ao teste do tempo e, décadas após seu lançamento, continua tão fascinante quanto era então. A aventura do oficial britânico Thomas Edward Lawrence (Peter O'Toole) tentando libertar a Península Arábica do exército turco trata de temas como amizade, expansão de horizontes culturais, crescimento moral e superação de grandes perigos em grupo.

    Inspirados na vida e nas ações de Thomas Edward Lawrence na vida real, os roteiristas Robert Bolt e Michael Wilson criaram uma história de guerra complexa que é conduzida por seu elenco.

    Seja com a intensidade de O'Toole ou com a prudência de Alec Guinness - que continuaria a nos surpreender em Star Wars como Obi-Wan Kenobi - o conjunto de personalidades funciona perfeitamente.

    Columbia Pictures

    ESPECTADOR VAI A UMA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE

    Não que Lawrence da Arábia seja o primeiro filme ambientado no deserto, mas a equipe conseguiu transformar a paisagem em um lugar único para o cinema de aventura. Suas imagens serviram de modelo para todos os filmes subsequentes do gênero, moldando a ficção ambientada em galáxias distantes.

    É possível enxergar um pouco de Duna, Paul Atreides e os Fremen devem muito a Lawrence da Arábia, ou Star Wars de George Lucas, que tem referências de todo o tipo e principalmente em estilo.

    Duna 2 começa gravações: Veja sinopse do filme, que se redime e dá destaque a personagem de Zendaya

    Começando com as sequências de Tatooine e terminando com o visual de Luke Skywalker, são muitas as conexões entre Lawrence da Arábia e o grande filme de ficção científica. De fato, o deserto jordaniano de Wadi Rum, onde Lean filmou algumas das sequências mais notáveis, também serviu de locação para as equipes por trás de Rogue One e A Ascenção de Skywalker.

    Da mesma forma, a Plaza de España de Sevilha, que foi usada em Lawrence da Arábia para abrigar uma base militar britânica no Cairo, reaparece em Ataque dos Clones. Até o recente The Mandalorian tem sequências próximas ao filme.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top