Minha conta
    John Wick 4: Por que deram apelido bizarro ao personagem de Keanu Reeves? Significado é mais profundo do que parece
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    John Wick é uma das maiores franquias de ação de Hollywood e o protagonista interpretado por Keanu Reeves é conhecido nos filmes pelo apelido "Baba Yaga".

    Keanu Reeves é uma das principais estrelas de Hollywood e protagonista da popular franquia de ação John Wick, que está com seu quarto filme em exibição nos cinemas brasileiros. Por aqui, a produção recebeu o subtítulo de "Baba Yaga", nome pelo qual o personagem de Keanu Reeves também é conhecido e apelidado nos filmes da franquia.

    Com John Wick 4: Baba Yaga em exibição nos cinemas brasileiros, aproveitamos para analisar os motivos do apelido "Baba Yaga" para o protagonista vivido por Keanu Reeves.

    Onde assistir os filmes de John Wick? Relembre a franquia de ação estrelada por Keanu Reeves

    Por que o personagem John Wick de Keanu Reeves é conhecido como Baba Yaga?

    Paris Filmes

    O primeiro John Wick - De Volta ao Jogo (2014) seguiu o assassino principal quando ele saiu da aposentadoria para se vingar dos homens que mataram seu animal de estimação e roubaram seu carro. Daisy foi um último presente de sua falecida esposa, então ele parte em uma jornada de vingança e matança que se estende ao longo da trilogia como novos elementos, como sua luta contra a Alta Cúpula, que continua em John Wick 4.

    Em John Wick - Um Novo Dia para Matar (2017), John precisava honrar uma dívida de seu passado assassinando uma pessoa que não queria. Em John Wick 3 - Parabellum (2019), ele estava sendo caçado por quebrar a regra fundamental do Hotel Continental: matar alguém na propriedade. Na franquia, John Wick é descrito em termos míticos, que se esconde atrás das sombras e aparece para buscar vingança pelos erros dos outros. No final das contas, seu passado deu a ele o apelido e suas ações ao longo da franquia apenas cimentaram ainda mais sua identidade como uma figura fantasmagórica e assustadora.

    As raízes e origens de Baba Yaga no folclore russo criam um significado ainda mais profundo para John Wick. O que surpreende é que a franquia não tem se preocupado tanto com esse detalhe para fortalecer a história. Na mitologia russa, trata-se de uma bruxa que vive em uma casa em ruínas e atrai crianças para devorá-las, depois cerca sua propriedade com os restos humanos de suas vítimas. Nesse sentido, Baba Yaga foi mitificada como uma personagem capaz de viver neste plano terreno e em outro transcendental, tornando-se uma figura de pesadelo que aparece quando julga necessário, como John Wick. Essa contagem de mortes do personagem o torna temido por muitos.

    No final das comtas, o apelido "Baba Yaga" é uma comparação adequada com a reputação de John Wick como uma figura quase mítica no mundo dos assassinos de elite. No entanto, ele não compartilha da essência da bruxa russa, pois não é malévolo nem procura prejudicar os inocentes. Pelo contrário, ele quer se vingar daqueles que fizeram o mal. E você pode descobrir novos detalhes da história do personagem interpretado por Keanu Reeves em John Wick 4: Baba Yaga, que está em exibição nos cinemas brasileiros.

    John Wick 4: Baba Yaga
    John Wick 4: Baba Yaga
    Data de lançamento 23 de março de 2023 | 2h 50min
    Criador(es): Chad Stahelski
    Com Keanu Reeves, Donnie Yen, Bill Skarsgård
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top