Minha conta
    O detalhe de O Senhor dos Anéis que foi parar em Piratas do Caribe – e quase ninguém percebeu
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Este pequeno elemento é algo tão pessoal quanto significativo para um dos membros do elenco de ambas as sagas.

    Em 2003, uma das franquias mais emblemáticas do cinema teve início, mas também foi nesse ano que uma das trilogias mais aclamadas de todos os tempos chegou ao fim. Já adivinhou? Estamos nos referindo a Piratas do Caribe e O Senhor dos Anéis, respectivamente. No entanto, encontramos um detalhe curioso que une essas duas franquias além da data.

    No primeiro filme de Piratas do Caribe, A Maldição do Pérola Negra, há uma referência indireta a O Senhor dos Anéis que passou despercebida até pelos mais astutos. Você sabe do que estamos falando?

    Na cena em que Jack Sparrow (Johnny Depp) pensa ter se livrado dos guardas, ele se refugia na ferraria onde trabalha Will Turner (Orlando Bloom), que ouviu rumores de que um perigoso pirata estava andando pelas ruas de Port Royal. Determinado a pará-lo, Turner engata uma disputa entre colunas, roldanas e espadas.

    É justamente durante uma das acrobacias, quando Turner se inclina para evitar Sparrow, que vemos a tal ligação com o universo criado por J.R.R. Tolkien. Confira o momento exato a seguir:

    Reprodução/Walt Disney Pictures

    Agora repare bem no pulso de Turner. A manga da camisa deixa escapar uma tatuagem bastante incomum para o ano de 1700, no qual A Maldição do Pérola Negra se passa. Trata-se, na verdade, da palavra "Nove", só que escrita na língua élfica Tengwar.

    Você provavelmente está se perguntando o que as criaturas imortais de Tolkien, que moram nas florestas e são um poço de sabedoria, têm a ver com Turner, um jovem aprendiz de ferreiro. A princípio nada, não fosse pelo fato de Bloom ter interpretado tanto o par romântico de Elizabeth Swann (Keira Knightley) quanto o elfo Legolas.

    E foi devido a esse último papel que o ator ganhou sua tattoo. Mas não o fez sozinho. Durante as filmagens de O Senhor dos Anéis, os protagonistas ficaram tão próximos que decidiram marcar a pele com algo que os lembrasse da experiência incrível que viveram sob o comando de Peter Jackson. A escolha foi, portanto, o termo “Nove”, que representa a Sociedade do Anel, formada no primeiro longa da trilogia com o objetivo de levar o Um Anel de Sauron até Mordor e lá destruí-lo.

    Reprodução/Instagram
    O elenco principal de O Senhor dos Anéis exibe suas tatuagens conjuntas.

    É provável que a equipe de Piratas do Caribe não tenha se atentado a esse souvenir na hora de gravar o embate entre Turner e Sparrow, uma vez que ambos aparecem quase sempre cobertos pelo figurino de época. Ainda assim, os envolvidos poderiam ter antecipado que, em uma cena de muita ação e coreografia, a tatuagem acabaria vazando, e poderiam tê-la escondido com maquiagem ou mesmo apagado digitalmente na pós-produção.

    Você já tinha notado o “deslize”? Não? Então aproveite para rever a franquia Piratas do Caribe no catálogo do Disney+. São cinco filmes ao todo, lançados entre 2003 e 2017. Um sexto está previsto para acontecer – com ou sem a participação de Depp.

    Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
    Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
    Data de lançamento 29 de agosto de 2003 | 2h 23min
    Criador(es): Gore Verbinski
    Com Johnny Depp, Geoffrey Rush, Keira Knightley
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top