Minha conta
    Oscar 2023: Avatar 2 foi mais indicado que o primeiro filme de James Cameron?
    24 de jan. de 2023 às 18:13
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Apaixonada por filmes e séries (principalmente sul-coreanos), a redatora é uma contadora de histórias no mundo do entretenimento. No AdoroCinema, ela acompanha os principais lançamentos, premiações, festivais e solta o verbo em discussões relacionadas à diversidade e inclusão na sétima arte.

    A lista de indicações foi liberada nesta terça-feira (24).

    Titanic e Avatar não deixam dúvidas de que James Cameron é o rei das bilheterias. Enquanto o primeiro figura na terceira posição de filmes mais lucrativos da história — e está prestes a agarrar a medalha de prata neste ranking —, o segundo é, de fato, a produção que mais vendeu ingressos no cinema.

    Enquanto Avatar e sua sequência, Avatar: O Caminho da Água, foram um sucesso inegável em vendas, espera-se que o filme também tenha sido considerado no Oscar, maior premiação de cinema que terá uma nova edição em 12 de março. Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte: O primeiro filme recebeu mais indicações do que o segundo?

    Voltando há mais de dez anos de história. Avatar recebeu nove indicações ao Oscar em 2010, incluindo categorias como Melhor Filme e Melhor Direção, para James Cameron. Na época, o diretor foi esnobado por sua ex-esposa Kathryn Bigelow, também cineasta, que venceu o prêmio por comandar as câmeras em Guerra ao Terror.

    Avatar: O Caminho da Água chegou com menos poder nesta temporada, nomeado nas categorias de Melhor Filme e, obviamente, nas técnicas que avaliam design de produção, efeitos sonoros e visuais. No total, uma performance de cinco chances a menos de receber a estatueta do que seu antecessor.

    Sucesso comercial da sequência de Avatar

    Avatar: O Caminho da Água já é uma das maiores bilheterias dos cinemas. O longa-metragem já ultrapassou a marca de dois bilhões de dólares de vendas em todo o mundo e, se antes era o sétimo filme mais lucrativo da história, agora subiu para mais uma posição.

    Assim, a sequência de Avatar abateu os valores de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, filme que teve a maior bilheteria de 2021, mas não ultrapassou a marca de dois bilhões de dólares em ingressos vendidos. Se chegar a novos patamares, o longa-metragem pode ameaçar a posição da Marvel Studios mais uma vez, que consta na lista com a quinta colocação, ocupada por Vingadores: Guerra Infinita.

    Com outras três continuações por vir, Avatar: O Caminho da Água se passa mais de uma década após os eventos do primeiro filme. Neytiri e Jake Sully começaram uma família e devem enfrentar novas ameaças e desafios. Zoe Saldaña e Sam Worthington retornaram como o casal principal e Sigourney Weaver como uma de suas filhas. Stephen Lang, que deu vida ao vilão da primeira parcela, também retorna na segunda parcela.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022
    Ver sessões (635)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top