Minha conta
    Avatar 2: James Cameron admite inspiração em O Senhor dos Anéis, mas diz não ter tido a mesma sorte que Os Anéis de Poder
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Além da saga literária criada por Tolkien e adaptada para o cinema por Peter Jackson, o diretor de Avatar revela ter tentado "emular" o universo de Star Wars.

    James Cameron já deixou bem claro que tem planos grandiosos para Avatar. Até o momento, estão previstos cinco filmes, com o último sendo lançado só em 2028. Ainda que não esteja nem na metade, a franquia é um sucesso estratosférico: o primeiro longa detém o posto de maior bilheteria da história, enquanto o segundo está atualmente em sétimo lugar. Foram 13 anos de um para outro, o que mostra que o diretor trabalhou bastante para consolidar seu universo – tanto técnico quanto ficcional.

    E uma de suas inspirações foi O Senhor dos Anéis, obra de J.R.R. Tolkien que deu origem à trilogia de Peter Jackson. Em entrevista à Variety durante a divulgação de Avatar: O Caminho da Água, o próprio Cameron revelou que seu intuito era criar algo em escala semelhante à saga da Terra-média, ou então a Star Wars, de George Lucas.

    "É perigoso contar uma história com muitos personagens porque pode faltar foco. Mas eu apenas aceitei esse desafio", disse o cineasta. "Existe uma paisagem épica com uma narrativa épica. Eu estava tentando emular um universo de Star Wars ou O Senhor dos Anéis. Um mundo persistente ao qual as pessoas podem voltar e desfrutar com o tempo."

    "Nosso tempo como artistas é limitado": James Cameron se abre sobre o que a saga Avatar o obriga a sacrificar

    Cameron também citou Os Anéis de Poder, série do Amazon Prime Video ambientada na Segunda Era da Terra-média, milhares de anos antes dos acontecimentos vividos pelo hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood). Ao contrário de sua experiência com Pandora, os showrunners J.D. Payne e Patrick McKay puderam se basear em um vasto material literário deixado por Tolkien.

    "Se você olhar para algo como Os Anéis de Poder, com tantas histórias e personagens interessantes, é isso que eu desejava. Mas eles tinham um guia. Eu não", observou Cameron.

    "Tive que escrever meu próprio Silmarillion ou O Senhor dos Anéis na forma de notas. Mas também não queria fazer tudo sozinho. Eu sabia que faria vários filmes, então criei uma pequena sala de roteiristas como você faria para um programa de TV", acrescentou.

    David M. Benett/WireImage
    James Cameron na première de Avatar 2 em Londres, em dezembro de 2022.

    Mas seus colaboradores primeiro tiveram que passar por um treinamento. Em outra entrevista à Variety, o casal de roteiristas Rick Jaffa e Amanda Silver usou o termo "boot camp" para descrever o processo com Cameron. Quando o diretor os trouxe a bordo para as sequências de Avatar, eles tiveram que estudar o próprio "Silmarillion de Cameron" desde a escola até "conseguiram um mestrado em tudo relacionado a Pandora", disse Jaffa.

    Eles foram informados sobre todos os detalhes, não apenas sobre a vida nessa lua habitável, mas também sobre as conquistas tecnológicas da humanidade – como o funcionamento de todos os diferentes veículos e naves espaciais.

    Avatar 2: Como os atores se transformam nos Na'vi? Veja o antes e depois dos efeitos especiais de O Caminho da Água

    E isso não é tudo: Cameron deu a eles quatro arquivos contendo cerca de 800 páginas com todas as suas ideias para as sequências de Avatar. Ao lado dos colegas Josh Friedman e Shane Salerno, bem como Cameron, Jaffa e Silver trabalharam nelas por seis meses para conceber a história final em mais três partes, totalizando quatro.

    Quando tudo estava pronto, foi decidido quem escreveria os roteiros finais. Jaffa e Silver ficaram com Avatar 2. Porém, a obra não parava de crescer, de modo que foi necessário dividi-la em dois filmes – um a mais para a franquia. É por isso, inclusive, que Avatar 2 e Avatar 3 estarão particularmente ligados.

    Eles foram filmados juntos em todo caso – assim como partes de Avatar 4. Aqui também está outro aprendizado vindo de O Senhor dos Anéis. Afinal, Peter Jackson filmou sua trilogia de uma só vez.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top