Minha conta
    Avatar 2 - O Caminho da Água: Qual é a altura de um Na'vi?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Sabia que os habitantes de Pandora seriam MUITO mais altos que um ser humano comum?

    Mais de dez anos após se tornar a maior bilheteria da história do cinema, Avatar retornou para a aguardada continuação da história dirigida pelo vencedor do Oscar James Cameron (Titanic). O planeta Pandora e seus característicos habitantes se tornaram figuras inesquecíveis na cultura pop e parece que há uma dúvida bem comum entre o público: Qual é o tamanho de um Na’Vi?

    Como é de se imaginar ao assistir o filme, os Na’Vi são bem mais altos do que um ser humano comum e têm cerca de três metros de altura. Apesar de terem um formato de corpo humanoide, o povo das florestas de Pandora tem características bastantes particulares, como as orelhas pontiagudas e a cauda, além dos corpos esguios.

    20th Century Studios

    A pele azulada que marca a aparência dos Na’Vi, aliás, trazem referências culturais ao mundo real. “Eu gosto de azul, é uma boa cor. Além disso, tem uma conexão com as divindades Hindu, que gosto conceitualmente”, disse o cineasta em entrevista à Entertainment Weekly. Em entrevista à revista Empire, James Cameron revelou que o visual de suas criaturas quase foi bem diferente do que vemos nas telas.

    “O design dos Na'vi foi resultado de um processo de design intensivo com artistas realmente talentosos. Alguns dos primeiros designs eram muito anfíbios ou parecidos com lagartos. Eu queria conexão. Achei que poderíamos nos conectar emocionalmente com cães e gatos, então demos caudas e orelhas expressivas aos Na'vi, que tinham essa familiaridade. No final, suas características mais alienígenas eram seu tamanho e cor”, disse.

    Qual é o idioma dos Na’Vi?

    20th Century Studios

    Os personagens de Avatar falam um idioma próprio, que foi criado especialmente para a franquia cinematográfica pelo linguista norte-americano Paul Frommer. À EW, Cameron explicou que o idioma foi inspirado em diversas culturas do mundo real.

    “Tem um pouco de influência polinésia e maori por causa do tempo que passei na Nova Zelândia e em outros lugares da Polinésia. Então, ele [o linguista] usou algumas raízes polinésias, mas também há algumas africanas, nativas americanas, até mesmo algumas partes das línguas latinas e então ele misturou tudo com a construção de frases em alemão, onde o verbo vem por último", disse.

    Avatar vai ter continuação?

    James Cameron tem grandes planos para a franquia Avatar, com mais três filmes esperados, até o momento, após o lançamento de O Caminho da Água, cujo sucesso em bilheteria vai ditar o ritmo de seus sucessores. No momento, esse é o estágio das produções anunciadas oficialmente: Avatar 3 (previsto para 2024) já foi filmado e está em pós-produção; Avatar 4 (previsto para 2026) já começou a ser filmado; Avatar 5 (previsto para 2028) ainda em pré-produção.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top