Minha conta
    Oscar 2023: Marte Um fica fora da disputa, mas Brasil segue com documentário elogiado na lista de pré-selecionados
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Curta-metragem ficcional também pode representar o país na premiação.

    Em dez dias, o ano chega ao fim. Para a indústria cinematográfica isso significa que a temporada de premiações vai ganhar um tremendo fôlego até culminar no Oscar 2023, a maior honraria da indústria hollywoodiana.

    Seguindo os possíveis candidatos na disputa por estatuetas de ouro, a lista de pré-selecionados do evento foi divulgada nesta quarta-feira (21). Para a tristeza do público brasileiro que se emocionou intensamente na sala escura, Marte Um não entrou na corrida pelo prêmio de Melhor Filme Internacional.

    Festival de Gramado: Marte Um tem a sessão mais aplaudida do evento e atriz revela surpresa com reações (Entrevista exclusiva)

    Dirigido por Gabriel Martins, de Aliança e O Nó do Diabo, o filme acompanha a família Martins, que vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita.

    Marte Um
    Marte Um
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022 | 1h 55min
    Criador(es): Gabriel Martins
    Com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Abaixo, confira os longas que estão na lista de pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023:

    Argentina, 1985 (Argentina)

    Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (México)

    Cairo Conspiracy (Suécia)

    Close (Bélgica)

    Corsage (Áustria)

    Decisão de Partir (Coreia do Sul)

    Eo (Polônia)

    Holy Spider (Dinamarca)

    Joyland (Paquistão)

    Last Film Show (Índia)

    Nada de Novo no Front (Alemanha)

    Túnica Turquesa (Marrocos)

    Return to Seoul (Camboja)

    Saint Omer (França)

    The Quiet Girl (Irlanda)

    Possíveis representantes do Brasil

    Apesar da triste notícia, ainda há esperanças para o país na honraria, já que o documentário O Território entrou nesta primeira fase da disputa. Uma coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Dinamarca, o registro mostra parte da história do povo indígena Uru-eu-wau-wau, que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros.

    Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras, estimuladas por políticos de direita.

    Paloma: "Uma personagem humana e cheia de contradições, pois assim é a vida", reflete Kika Sena sobre protagonista do longa

    Tendo o desmatamento como consequência, o problema se tornou global. Com acesso inédito e coproduzido pela comunidade Uru-eu-wau-wau, o documentário coloca o público no centro desse conflito. Jovens líderes indígenas e ativistas ambientais arriscam suas vidas para defender a floresta, montando sua própria equipe de mídia independente, usando a tecnologia para expor a verdade e revidar.

    O Território
    O Território
    Data de lançamento 8 de setembro de 2022 | 1h 26min
    Criador(es): Alex Pritz
    Usuários
    3,0
    Assista agora em Disney +
    Divulgação

    O curta-metragem Sideral é outro representante. Conduzida por Carlos Segundo, a ficção se passa na Base Aérea de Natal. O Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes.

    A lista final do Oscar 2023 será divulgada em 24 de janeiro. Já a cerimônia principal está marcada para 12 de março.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top