Minha conta
    Foi assim que O Senhor dos Anéis inspirou James Cameron para Avatar: "Senti que tinha que fazer o mesmo"
    9 de dez. de 2022 às 16:00
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O diretor James Cameron se inspirou na ambiciosa trilogia O Senhor dos Anéis, comandada por Peter Jackson, para realizar as sequências da franquia Avatar.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, sequência de Avatar (2009) que nos leva de volta à Pandora mais de uma década depois do primeiro filme – maior bilheteria de todos os tempos. Mas esse provavelmente não será o final da história, considerando que o diretor James Cameron tem planos ambiciosos para a franquia.

    Sua intenção é de levar Avatar 3, Avatar 4 e Avatar 5 para as telonas. Com os roteiros das sequências escritos, James Cameron já filmou a terceira parte e uma parte da quarta. Esse processo seguido pelo cineasta, avançando em tantos trabalhos ao mesmo tempo, foi inspirado em uma das grandes trilogias do cinema: O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

    James Cameron compara as sequências de Avatar com O Senhor dos Anéis: "Tive que escrever os malditos romances para adaptar"

    Trilogia de O Senhor dos Anéis serviu de inspiração para sequências de Avatar

    Disney

    "Meu modelo foi o que Peter Jackson fez com O Senhor dos Anéis, que foi uma aposta maluca na época", revela James Cameron ao Collider. A diferença entre a saga que adapta os romances de Tolkien e a franquia de Cameron é que a primeira é baseada em livros, diferente de Avatar. Portanto, o cineasta decidiu criar o mesmo cenário e anotou tudo.

    "Eu tinha os livros planejados, para poder sempre mostrar aos atores o que eles precisavam saber sobre o arco de seus personagens. Então, senti que tinha que fazer a mesma coisa. Tive que fazer isso como se os livros já existissem. A única maneira de fazer isso era escrever todos os roteiros e deixar os atores lerem todos os roteiros e ver para onde seus personagens estavam indo e o que tudo isso significava", completa o diretor.

    As expectativas para Avatar: O Caminho da Água são muito altas, levando em conta que o primeiro filme é a maior bilheteria da história do cinemas. James Cameron também está ciente disso, mas sabe que as coisas podem não sair como o esperado e está preparado para terminar a história no terceiro filme caso O Caminho da Água não seja um sucesso de bilheteria. Caso tudo saia como esperado, o cineasta tem planos de fazer Avatar 6 e Avatar 7 – que provavelmente não contariam com a direção dele, mas de um substituto.

    O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. Porém, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, enquanto o terceiro filme está previsto para 2024, o quarto para 2026 e o quinto para 2028.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022
    Ver sessões (630)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top