Minha conta
    Avatar 2 se torna um dos filmes mais caros da história de Hollywood: Orçamento é MUITO maior do que o primeiro
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas em 15 de dezembro e promete espetáculo visual.

    Mais de dez anos após se tornar uma das maiores bilheterias da história do cinema, Avatar retorna para conquistar agora, também, seu posto entre os filmes mais caros já produzidos. Com lançamento marcado para dezembro nos cinemas, Avatar: O Caminho da Água tem um custo de produção que varia entre 350 e 400 milhões de dólares (cerca de R$ 5,4 bilhões), de acordo com o The Hollywood Reporter.

    O valor ultrapassa (e muito) o orçamento do filme de 2009, que foi de 237 milhões de dólares, além de colocar a nova produção do vencedor do Oscar James Cameron (Titanic) entre as mais caras de Hollywood. Até o momento, o longa que detém o primeiro lugar nesta lista é Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas. O quarto filme da franquia estrelada por Johnny Depp custou nada menos do que 400 milhões de dólares para ser feito - mas se pagou com tranquilidade e ultrapassou 1 bilhão de dólares arrecadados em bilheteria.

    Walt Disney Studios Motion Pictures
    Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas é o filme mais caro da história

    Outros destaques entre a lista de superproduções são a franquia Vingadores e Star Wars, além de alguns dos principais títulos da DC, como Liga da Justiça e Batman Vs. Superman. Ao assistir qualquer um desses filmes, não é difícil imaginar os altos custos: além de elencos de grandes estrelas, é notável o investimento em efeitos especiais de ponta. Este, aliás, é um dos motivos pelos quais Avatar: O Caminho da Água demorou tanto para sair - James Cameron fez questão de encontrar uma tecnologia capaz de suprir suas exigências.

    Avatar 2 pode superar a bilheteria do filme de 2009?

    Se a continuação da franquia conseguirá superar o recorde anterior, é uma questão difícil de prever, mas a régua é altíssima e o próprio diretor é quem explica. Para Avatar: O Caminho da Água começar a ser lucrativo, James Cameron conta que será preciso se tornar o terceiro ou quarto filme de maior bilheteria da história – ultrapassando nada menos que dois bilhões de dólares em arrecadação. "Esse é o seu limite. Esse é o seu ponto de equilíbrio", explica o cineasta em entrevista à revista GQ.

    20th Century Studios

    Com números tão altos a serem alcançados, James Cameron revelou que, sim, tem um plano B caso os resultados não sejam o esperado e ele está pronto para encerrar a franquia Avatar antes do previsto. Cinco filmes de Avatar foram planejados inicialmente, mas a repercussão de O Caminho da Água deve determinar o futuro da série.

    “O mercado poderia nos dizer que precisamos acabar, tipo ‘ok, vamos completar essa história no terceiro filme, e não continuar para sempre, se não for lucrativo. Hoje, estamos em um mundo diferente de quando eu escrevi esses roteiros. Foram duas porradas - a pandemia e o streaming”, analisou o cineasta em entrevista ao TotalFilm.

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top