Minha conta
    "Os estúdios estragaram tudo porque queriam economizar": James Cameron se revolta com o declínio do 3D após Avatar
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Diretor espera que o cinema 3D volte a ser valorizado com o lançamento de Avatar: O Caminho da Água.

    Em 2009, Avatar causou uma verdadeira revolução no cinema 3D, mas essa tecnologia foi praticamente esquecida nos anos seguintes. Para James Cameron, o motivo é bem simples: os estúdios não querem gastar dinheiro. Agora, com a estreia iminente de Avatar: O Caminho da Água, o diretor espera que haja um ressurgimento da técnica.

    Em entrevista ao The New York Times por ocasião do lançamento da sequência do filme de maior bilheteria de todos os tempos, Cameron falou sobre o assunto e sobre a evolução do 3D. “Os estúdios arruinaram tudo. Apenas para economizar 20% no custo de criação em 3D, eles optaram pela pós-conversão em 3D, que tira o recurso das mãos do cineasta no set e o coloca em um processo de pós-produção que se volta contra ele”, analisou Cameron.

    “Acho que o novo filme de Avatar vai reacender o interesse em 3D nativo, que eu pessoalmente considero ser o caminho certo a seguir. Eu digo: ‘Faça isso em 3D ou não o faça, mas não tente colocá-lo como uma reflexão tardia para obter uma bilheteria extra.’”

    20th Century Studios
    Cena de Avatar: O Caminho da Água.

    É verdade que, depois do primeiro longa-metragem – do qual o 3D foi um dos grandes trunfos –, multiplicaram-se as obras que utilizaram a tecnologia e a integraram na pós-produção. No entanto, muitas foram criticadas por não corresponderem às expectativas do público, que passou a se interessar cada vez menos por esse tipo de arte.

    Como destacou a atriz Zoe Saldana, também entrevistada pelo The New York Times, “nem todos os diretores são como James e não têm o nível de comprometimento dele”. Ela acrescentou: “É a diferença entre um projeto que é apenas um sucesso de bilheteria e algo realmente especial.”

    Avatar 2 pode bater Vingadores: Ultimato? "Nunca vai acontecer de novo", diz ex-diretor da Marvel

    Será que Avatar: O Caminho da Água vai conseguir popularizar o 3D novamente? A resposta chega no dia 15 de dezembro! Além de Saldana, estão de volta ao elenco Sam Worthington, Sigourney Weaver e Stephen Lang. A novidade fica por conta da escalação de Kate Winslet, que retoma a parceria com Cameron depois do blockbuster Titanic (1997).

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top