Minha conta
    "Estou gravando esta m*rda e fazendo o meu melhor": Assim Peter Jackson descreve a cena mais difícil de O Senhor dos Anéis
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A Batalha do Abismo de Helm ficou marcada para os fãs de Tolkien, mas também para o diretor da trilogia, que teve que lidar com uma filmagem muito tensa.

    Anoitece na Terra-média, e uma chuva torrencial cai. Vemos uma fortaleza intransponível, aninhada na cavidade das montanhas que circundam Rohan. Atrás das barricadas está o rei Théoden (Bernard Hill), acompanhado de seu valente mas apavorado exército. Do lado oposto, hordas de orcs selvagens, enviadas por Saruman (Christopher Lee), se preparam para destruir o mundo dos Homens.

    Absolutamente inesquecível, a Batalha do Abismo de Helm é um episódio crucial de O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002), segundo filme da trilogia dirigida por Peter Jackson e baseada na obra literária de J.R.R. Tolkien. No entanto, como o cineasta recentemente lembrou ao The Telegraph, essa gigantesca sequência lhe deu muita dor de cabeça.

    O Senhor dos Anéis nunca revelou como os Elfos fazem sexo – e foi por um bom motivo

    Ao todo, foram 14 semanas de gravação – três quartos no período noturno –, exigindo dos atores disposição e preparo físico. Apesar de alguns terem saído com ferimentos, foi Jackson quem mais sentiu a pressão, pois era frequentemente procurado pelos produtores para tratar de questões orçamentárias.

    “Eu estava no parapeito do mirante, provavelmente com Viggo Mortensen [intérprete de Aragorn], e notei o produtor Barrie M. Osborne”, contou Jackson. “Ele levou cerca de 30 minutos para chegar ao topo, sem fôlego, então continuei rodando. Barrie entrou e disse: ‘Falei com o estúdio, preciso colocá-lo em contato com Michael Lynne da New Line.’ Eu perguntei a ele por quê. Ele disse: ‘Michael está ameaçando processar você e vender sua casa para cobrir os gastos excessivos.’”

    New Line Cinema
    O rei Théoden durante a Batalha do Abismo de Helm.

    Qual foi a reação do diretor neozelandês? Ele não se deixou abater, conforme revelou ao The Telegraph, e seguiu seu trabalho como se nada tivesse acontecido. “Eu disse: ‘Apenas fale para Michael Lynne que estou gravando a m*rda deste filme, estou fazendo o meu melhor e não vou interromper meu dia por causa de um telefonema.’”

    Como todos bem sabem, O Senhor dos Anéis se tornou a franquia cinematográfica mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei (2003). Uma unanimidade de público e de crítica, que ganhou novo fôlego com Os Anéis de Poder, série milionária do Amazon Prime Video que já se encaminha para sua 2ª temporada.

    O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
    O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
    Data de lançamento 27 de dezembro de 2002 | 2h 59min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top