Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Por que Peter Jackson mudou o final do livro de Tolkien para sua famosa trilogia de filmes?
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Ao levar o universo fantasioso de Tolkien para as telonas, o cineasta teve que cortar uma parte importante de O Retorno do Rei.

    Tão amada quanto a obra literária de J.R.R. Tolkien, a trilogia O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e lançada entre 2001 e 2003, é uma das franquias mais aclamadas de todos os tempos. Com um orçamento de US$ 281 milhões e uma arrecadação mundial de mais de US$ 2,9 milhões, a saga também se tornou a mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei.

    No entanto, como em qualquer adaptação cinematográfica, nem tudo em O Senhor dos Anéis é perfeito. Na verdade, há um capítulo importante do terceiro livro que foi descartado da versão exibida nas telonas e mantido apenas na versão estendida. Trata-se da morte de Saruman (Christopher Lee), que acontece aos 11 minutos.

    De fato, Jackson fez uma mudança significativa em relação ao texto de Tolkien e, mais tarde, justificou sua escolha: “No livro, a morte de Saruman ocorre em uma sequência chamada ‘A Limpeza do Condado’, após os eventos de Frodo e o Anel. É um desfecho de 70 páginas, que, para mim, é o possível anticlímax do romance. Decidimos em 1998, ao escrever os roteiros, não incluí-la.”

    New Line Cinema
    Christopher Lee como Saruman na franquia O Senhor dos Anéis.

    “Tivemos Saruman morrendo em Isengard, o que é completamente diferente do livro, mas queríamos tirar o personagem do caminho, e essa foi a maneira mais fácil de fazê-lo”, observou Jackson.

    Curiosamente, a passagem de Saruman, embora tenha sido filmada, não apareceu na montagem final e deixou os espectadores perplexos quanto ao destino do malvado feiticeiro. Jackson também explicou essa decisão à extinta revista Starlog:

    Sabemos que o público viu os Ents tomarem Isengard, que Saruman é mantido prisioneiro na torre e que a batalha do Abismo de Helm foi vencida. Concluímos que a maioria das pessoas naturalmente entenderia que Saruman foi derrotado. Não importa se ele estava morto... ou não. Assim poderíamos ter um interesse direto na história.

    “A cena com Saruman tem sete minutos de duração, e tivemos que cortar uma hora de filme”, ​​continuou o diretor. “Quando você tem um filme de 4 horas e 15 minutos, você está em apuros. Não é uma boa maneira de lançar um filme, então é fundamental reduzir a duração para algo que as pessoas possam encarar sem dor na bunda.”

    “Sentimos que começar O Retorno do Rei sete minutos após a morte de Saruman estava encerrando os eventos de As Duas Torres, o que tornava o início do filme precário e comprometia seu ritmo”, acrescentou Jackson.

    O Senhor dos Anéis nunca revelou como os Elfos fazem sexo – e foi por um bom motivo

    De acordo com o cineasta, a equipe criativa percebeu que Saruman, que não estava envolvido nos eventos abordados no terceiro filme, deveria ter desaparecido no longa-metragem anterior. “Eles se livraram de Saruman e agora enfrentam o grande mal”, lembrou Jackson.

    E foi assim que a morte de Saruman acabou excluída na pós-produção. Felizmente, ela pode ser apreciada na versão estendida, que está disponível no catálogo da HBO Max.

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2003 | 3h 21min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Sean Astin, Elijah Wood, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top