O Profissional
    Você assistiu O Profissional ?

Graça Garcia
    Graça Garcia

Enviada em 30 de setembro de 2023
    É sério que esse filme tem todo esse cartaz? Pelo amor de Deus. Tem uma criança num contexto sexualizado. Qual a necessidade disso? Se tirasse a responsabilidade dessa criança de ter que se envolver num mundo adulto com todas as suas taras, seria um bom filme. Mas achar que isso tá tudo bem e sugerir a relação sexual e amorosa de um adulto com uma criança?! Colocando-o na defensiva e ela como a personagem que provoca? Pelo amor de Deus. Quando que isso vai ser normal? Me assusta que alguém ache isso, aceite isso.
    Verusa P.
    Verusa P.

Enviada em 30 de setembro de 2023
    O filme é bem feito? Sim. Porém isso não o exime de ter cenas implicitamente voltadas para a sexualização de uma criança (a personagem Matilda tem apenas 12 anos e a própria Natalie Portman fez o filme com 13 anos), e para a relação incômoda de um adulto com ela, que se sente atraído por sua infantilidade e que deseja nitidamente a menina. Ela, que passou por tantos traumas, violência extrema, carente de atenção, confusa e vulnerável, se sentindo faminta por segurança, atenção vingança e proteção a qualquer custo, provoca a atenção masculina dele. E a atitude dele, o torna sim, uma pessoa voltada para a tendência pedófila. Uma pessoa normal nem cogitaria tal contexto. Sentiria nojo e repulsa e a afastaria sem o menor esforço. Normalizar e justificar isso é mais nojento ainda, como vi em várias opiniões aqui. É um pedófilo sim, mesmo sendo um adulto infantilizado. E o Luc besson reflete toda a sua mente torta nesse roteiro, que aliás foi bastante modificado porque o original, extremamente doentio e claramente pedófilo não seria aprovado. Olhe aqui em O ROTEIRO CENSURADO DE LEON - O PROFISSIONAL com críticas sobre a visão original de Luc Besson. (https://www.youtube.com/watch?v=bTkdCK2vVn8). Esse cineasta tem diversos problemas com a temática, já foi acusado de estrupo e teve uma relação aos 31 anos com uma jovem de 15, que engravidou aos 16. Então, não é de se estranhar que ela tenha trazido para sua obra toda a natureza de uma aparente normalidade sobre relacionamentos dessa natureza. Me incomoda muito que a gente se sinta obrigado a valorizar algo bem feito do ponto de vista técnico e da atuação, se o conteúdo apoia/sugere comportamentos que defendam algo criminoso e a/imoral. Eu me recuso a achar isso normal e sadio. Fica aqui minha opinião e protesto. Assistam cientes do quão tortuosa pode ser a alma humana e tirem lições se possível.
    Leandro PS
    Leandro PS

Enviada em 21 de julho de 2023
    Uma verdadeira obra prima, os 3 personagens principais entregam tudo que o roteiro pede, o filme transita entre um humor sutil e inocente, um humor sádico, violência e ação, fazendo isso com extrema maestria, ambientação, produção, figurino, personagens secundários, perfeitos tanto na atuação quanto na caracterização. Filmaço.
    May Null
    May Null

Enviada em 29 de janeiro de 2023
    Não acho o filme ruim, assisti com minha mãe porém achei exatamente problemático tendo algumas cenas meio estranhas dando a entender a apologia a pedo, fiquei extremamente incomodado e envergonhado mas enfim...
    Kamila L.
    Kamila L.

Enviada em 26 de janeiro de 2023
    Apesar de ser um filme de ação, O Profissional é desenvolvido com muita sensibilidade o que faz jus ao drama. É um ótimo filme e vale apena ser contemplado. Sobre a relação dos personagens principais: spoiler: acredito que o Léon não demonstra desejo pela garota, e sim uma vontade de cuidar quase paternal. Porém por ter sido criada em uma família problemática, Mathilda teve que "amadurecer" muito rápido (ela mesmo disse que cuidou do seu irmão mais novo), assim ela desenvolve uma paixão pela primeira pessoa que foi gentil com ela. Há situações que geram desconforto ao assistir, devido ao comportamento da menina, porém não vejo o Léon correspondendo e nem alimentando esse sentimento.
    Jerffson B.
    Jerffson B.

Enviada em 25 de dezembro de 2022
    Filme clássico da década de noventa, de Jean Reno. Filme de ação sem muita frescura de efeitos especiais, porém traz cenas envolventes.
    caiozil
    caiozil

Enviada em 22 de novembro de 2022
    Honestamente se tira todo a tensão sexual da menina pelo cara o filme seria muito bom, mas esse fator, esse desejo sexual dela, a cena dela querendo ter a primeira vez com ele, olha, dá desconforto e é nojento. Então o fator pedofilia estraga sim o filme.
    ivan_sales
    ivan_sales

Enviada em 29 de agosto de 2022
    Muito bom. Natalie Portman em sua estreia impecável. Já o ator principal que esqueci o nome também boa atuação. E Garry Oldman como disse uma vez numa entrevista ele é tão bom pra fazer vilões que começaram chamar ele toda vez nos anos 90 que precisavam de um vilão!
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 29 de abril de 2022
    Um bom filme de ação., com personagens fortes ., e um bom elenco., Natalie Portman impressiona na interpretação da pequena Mathilda, Gary Oldman também está muito bem! O filme tem bons momentos , roteiro bem feito, que além de ação , há angústias , questões existenciais e familiares .., Boa trilha sonora ao estilo Luc Besson. O filme ficou um tanto datado com algumas situações , e como quase todos os filmes de ação , deve-se ter uma licença poética bem abastecida pra curtir o filme. Não é o melhor ação que assisti , mas é um bom thriller.
    Hayan Silva Ferreira
    Hayan Silva Ferreira

Enviada em 14 de março de 2022
    um filme perfeito, historia incrivel mas porém é meio antigo então o filme tem essa clima meio antigo.