O Profissional
    Você assistiu O Profissional ?

Arthur
    Arthur

Enviada em 1 de fevereiro de 2022
    Mathilda tem apenas 12 anos de idade mas já conhece o lado obscuro da vida: seu pai abusivo guarda drogas para policiais corruptos e a mãe a negligencia. O vizinho Léon gosta de cuidar de plantas, mas é um assassino de aluguel para o gângster Tony. Quando sua família é assassinada por um agente antidrogas desonesto, Mathilda se une a um relutante Léon para aprender o negócio mortal e vingar a morte da família. O Profissional possui uma trama bastante simples porém eficiente, principalmente no que diz respeito aos personagens, mas talvez o seu maior calcanhar de Aquiles esta justamente em sua falta de identidade, pois este é justamente um filme onde você ver as suas inspirações, é um filme claramente pega influências de obras como 'The Searchers', 'Red River', o Primeiro Rambo. E muito além de qualquer outro filme de ação, a principal influência de O Profissional é Martin Scorsese, pois toda a estética do longa lembra bastante a filmes como Os Bons Companheiros e Taxi Driver (principalmente) Então se por um lado o filme se torna muito derivativo, o que logicamente deve tirar muita da experiência da maioria dos espectadores, por outro o filme nunca se torna um mero pastiche de outras obras predecessoras, porque a direção tendo total consciência de suas influências consegue fazer do longa a sua própria coisa. E é aí que vem o grande lance de O Profissional, pois o seu principal foco não é necessariamente a ação (o que provavelmente se esperaria de um filme deste tipo) e sim na relação dos personagens, que nisso sim, ele se destaca, tanto Mathilda (da Natalie Portman em seu primeiro grande papel) quanto Léon (do funcional Jean Reno) conseguem ser personagens muito bons, e a sua relação fraternal, quer dizer, este filme é de muitas formas o The Last of Us antes do The Last of Us; é comovente. Mas quem realmente se destaca aqui é Gary Oldman, que faz uma participação pequena, porém simplesmente foda, o que falar do nascimento de seu glorioso meme "EVERYONE!!!". O Profissional é um filme que sabe de suas falhas e consegue usar delas ao seu favor, um filme emotivo e enbora não seja tão bom quanto qualquer coisa vinda depois, merece sim ser revisitado tempos depois.
    JOAO C.
    JOAO C.

Enviada em 26 de dezembro de 2021
    Este filme valeu minha tarde de sábado,
    O enredo foi bem pensado, deixa o espectador interessado durante todo o filme, ainda que tenha final previsivel, fiquei com aquele vazio no coração quando acabou.
    Camila Jorge
    Camila Jorge

Enviada em 23 de dezembro de 2021
    Filmão! Não gosto muito desse estilo de filme, mas esse é espetacular. Todo o desenrolar da história e o final. Gosto de filmes que me causam sensações, e esse acerta em cheio.Recomendo fortemente.
    Mauricio Louz
    Mauricio Louz

Enviada em 26 de julho de 2021
    Maravilhoso!
    A ação é maravilhosa, um filme simples, sensitivo e muito "rápido" pois quando tu vê já acabou, por ser tão fluído. Uma ação muito bem pensada e uma atuação de gala dos atores.
    Sarah B.
    Sarah B.

Enviada em 17 de julho de 2021
    Fiquei muito decepcionada com o filme. Assisti apos ler muitas críticas positivas mas o filme simplesmente não tem pé nem cabeça. Além do fato de ser totalmente mentiroso e ter uma ação forçada é extremamente perturbadora a forma como romantizaram uma relação entre um homem com seus 30 e poucos e uma criança de 12 anos, fiquei muito perturbada com a relação passada.
    Mary M
    Mary M

Enviada em 22 de maio de 2021
    Esse filme é um encanto! A atuação da Natalie Portman está uma graça, um amor de personagem. E de Jean Reno, então? Mesmo sendo um assassino frio e cruel, ele conseguiu conquistar minha empatia, meu coração. O roteiro é muito bom, bem construído, e eu amei a amizade dos personagens. Diferente do que dizem, não acho que eles romantizem a pedofilia nem nada disso, é somente uma amizade incrível que se desenvolveu entre os dois. Precisamos de mais filmes assim para aquecer nossos corações. Amei!
    Catarina Baptista
    Catarina Baptista

Enviada em 11 de maio de 2021
    Enfim... não é a obra-prima que todos falam.
    Tinha altas expetativas para um filme que acabou por ser um entretenimento fraquinho.
    É bom para passar o tempo, mas se estão à procura de uma grande história é melhor procurar outra coisa.
    Ponto forte: Bons atores.
    ReneAndroid.apk
    ReneAndroid.apk

Enviada em 11 de abril de 2021
    Filme muito bem construído! Natalie Portman é surpreendentemente incrível neste filme. Ex celente atuação. Super recomendo!!
    Jurandir Rodrigues
    Jurandir Rodrigues

Enviada em 30 de dezembro de 2020
    Assisti o filme sem pretensão alguma, pois vi que era um filme famoso e fiquei curioso. Assisti com minha namorada e tivemos impressões divergentes, contarei logo a seguir com spoilers. No mais, o filme é bom, tem alguns pontos positivos com cenas marcantes e atuações interessantes.
    spoiler: Minha interpretação se diferencia da dela, assim como de algumas criticas que vimos na internet, na qual enxergam o relacionamento entre Leon e Matilda em um sentido paternal. No entanto, minha namorada acredita que isso esteja muito mais presente na figura de Leon, enquanto Matilda tem noções deturpadas sobre paternidade e projeta nele sentimentos confusos, que acredita ser "paixão". Contudo, ela acha problemático o envolvimento deles, na medida em que abre brechas pra interpretá-lo em um viés romântico, já que é um adulto e uma criança... E também rola muita sexualização e adultização da Matilda, que é extremamente desnecessária. Em pontos relacionados a matilda, eu concordo 100% com ela. Porém, ao tratar de Leon enxergo toda a conjuntura do filme com uma perspectiva de relação amorosa reciproca e disfuncional entre os dois. Desde os primeiros encontros o mercenário dá indícios desejo pela personagem quando ela elogia seu nome, e outro forte sinal que mostra no decorrer da trama a fixação por leite que pode ser interpretado como uma referência subjetiva a infância (inocência ou desejo pela inocência). Mas é isso, ta bom.
    Franc Moura
    Franc Moura

Enviada em 25 de dezembro de 2020
    Um filme de ação que tem um foco maior num relacionamento meio que de pai e filha, entre um assassino de aluguel e de uma menina que tem toda sua família morta por uma espécie de milícia, a forma como a garotinha transforma a vida do homem é algo muito legal de se ver e tudo isso dentro de um contexto de tensão, pois a menina quer vingança e aprender como executá-la da melhor maneira, ótimo filme.