Velozes & Furiosos 10
    Bom
    Velozes & Furiosos 10

Família de Velozes & Furiosos enfrenta sua maior ameaça

por Bruno Botelho

Velozes & Furiosos 10 é um marco importante para a franquia de ação, anunciado como a primeira parte da conclusão da saga estrelada por Vin Diesel – ator que provocou a possibilidade de transformar esse encerramento em uma trilogia ao invés de apenas duas partes. Muita coisa mudou desde Velozes & Furiosos, lançado em 2001, com os filmes deixando progressivamente a simplicidade das corridas de rua para abraçar as cenas de ação megalomaníacas que se tornaram um enorme sucesso em Hollywood.

Como consequência disso, o novo filme reúne todas as características da franquia como conhecemos atualmente, prometendo agradar os fãs e, obviamente, irritar quem não é nenhum pouco chegado à saga.

Qual é a história de Velozes & Furiosos 10?

Universal Pictures

Em Velozes & Furiosos 10, após diversas missões superando todos os obstáculos impossíveis, Dominic Toretto (Vin Diesel) e os membros de sua querida família vão enfrentar o seu oponente mais letal na história franquia: Dante (Jason Momoa), uma ameaça que ressurge diretamente do passado alimentada por sede de vingança e, mais do que isso, determinada a destruir esta família e tudo que Dom mais ama na vida.

Retornamos aos eventos de Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011) para conhecer o vilão de Jason Momoa. Na trama do quinto filme, Dominic Toretto e sua equipe eliminaram o traficante brasileiro Hernan Reis (Joaquim de Almeida), desmontando seu império de operações ilegais no Rio de Janeiro.

Velozes & Furiosos 10 reúne o que a franquia tem de melhor – para o bem e para o mal

Nessa altura do campeonato, o público já sabe o que esperar da franquia Velozes & Furiosos, e esse novo capítulo mostra as credenciais e características que acompanhamos nos filmes anteriores. Depois de ter encontrado seu charme no absurdo, o capítulo 10 é quase como uma mixtape de melhores momentos.

Menos focado em se superar, como aconteceu em Velozes & Furiosos 8 (2017) e Velozes & Furiosos 9 (2021) onde os personagens chegaram a se desafiar no espaço (!), o novo filme ainda tem as cenas de ação improváveis de tirar o fôlego, mas acerta em cheio por se divertir com cada um desses momentos – que são melhores elaborados dentro da narrativa e menos exaustivos, ainda que a produção conte com 2 horas e 21 minutos. Em meio à uma bagunça nos bastidores, considerando que o diretor Justin Lin deixou a direção no meio das filmagensLouis Leterrier assumiu o comando, era de se esperar uma confusão completa. Mas, curiosamente, as sequências são bem orquestradas por diferentes lugares no mundo, como Estados Unidos, Londres, Roma e Rio de Janeiro, transitando entre vários núcleos de personagens.

Uma das cenas mais impressionantes envolve simplesmente uma bola gigante com armamento explosivo rolando pelas ruas de Roma e destruindo tudo pela frente, enquanto os protagonistas tentam impedir o pior com seus carros em uma espécie de pinball da vida real. Isso demonstra o nível de insanidade que se pode esperar de Velozes & Furiosos, com cenas de ação que não fazem sentido e desafiam qualquer lógica, mas que são bem elaboradas e divertidas como se espera de um bom blockbuster hollywoodiano. Obviamente, o novo filme abraça todos os clichês, temos sequências irrealistas, melodrama familiar e frases prontas, além de personagens que retornam misteriosamente, tudo que pode incomodar profundamente quem não se conectar com a proposta – justamente a de, ao invés de subverter esses padrões, se apropriar deles como se fossem seu próprio charme em uma narrativa cinematográfica empolgante e descompromissada.

Mais do que nunca em mais de 20 anos de franquia, Velozes & Furiosos tem a completa noção de qual é seu público e não tem vergonha de encarar sua própria essência nos últimos anos.

Jason Momoa rouba a cena como a maior ameaça em Velozes & Furiosos

Universal Pictures

Jason Momoa é uma das melhores adições recentes da franquia Velozes & Furiosos. Depois de apresentar antagonistas de destaque como Deckard Shaw (Jason Statham), Cipher (Charlize Theron) e Jakob (John Cena) nos filmes anteriores, o ator famoso pelo papel de Aquaman na DC rouba a cena como um vilão excêntrico que deseja destruir a família de Dom como vingança. O personagem é apresentado como uma retcon (alterando algo estabelecido antes) de Velozes & Furiosos 5, filho do traficante Hernan Reis.

Chama atenção o quanto Momoa está se divertindo no papel, abraçando completamente o clima descontraído da franquia e, mais do que isso, deixando de lado o clima mais sombrio dos vilões anteriores e seus planos ambiciosos de dominar o mundo. Na realidade, Dante quer ver o circo pegar fogo e instaurar o caos e a desordem para promover sua vingança contra Dom, afetando diretamente as pessoas que ele ama, principalmente seu filho, para desestabilizar o protagonista. É uma dinâmica psicótica semelhante da proposta pelo Coringa de Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008).

Uma das maiores características da franquia é a dinâmica e relação entre os personagens que forma a “seita de carros” – termo usado no próprio filme. Por isso, é interessante como o vilão de Jason Momoa separa eles em núcleos, que fragmentam a narrativa. Dom está perseguindo Dante, enquanto Letty Ortiz (Michelle Rodriguez) e Cipher tentam escapar de uma prisão de alta segurança e Roman (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris) e Ramsey (Nathalie Emmanuel) estão escondidos e procuram ajuda de Deckard Shaw. Isso quebra bastante a cooperação da equipe, mas rende ótimos momentos individuais. O destaque fica para a relação nada amistosa entre Letty e Cipher, especialmente depois que personagens femininas da franquia receberam maior protagonismo no filme anterior como uma condição imposta pela Michelle Rodriguez.

Entre os novos nomes de Velozes & Furiosos estão Tess (Brie Larson), filha do desaparecido agente Sr. Ninguém (Kurt Russell), e Aimes (Alan Ritchson), que assume como novo chefe da Agência, além de Rita Moreno como a avó de Dom. Brie Larson e Alan Ritchson se encaixam bem na franquia com seus interesses conflitantes e boa fisicalidade, mas nada comparado com Jason Momoa. Dante representa a maior ameaça entre todos os vilões, colocando em risco elevado todos os personagens que tanto amamos de uma forma que remete ao Vingadores: Guerra Infinita (2018), até por ser uma primeira parte de uma conclusão de franquia – mesmo todos cansados de saber que consequências graves não existem aqui.

Velozes & Furiosos 10 é o suprassumo de todas as características marcantes, e também as falhas, presentes na franquia de ação. Com sequências insanas (e sem lógica) que irão divertir o público no cinema, o novo filme abraça, mais do que nunca, os clichês usando-os ao seu favor, ainda que sua trama de ameaça terrorista seja repetitiva em relação aos capítulos anteriores. O maior destaque fica para o vilão excêntrico interpretado por Jason Momoa, Dante, que encarna perfeitamente o clima caótico e descontraído da saga e representa positivamente a maior ameaça para Dominic Toretto e sua querida família.