Minha conta
    Série de fotos mostra que o mundo real já se parece com o futuro previsto em Blade Runner

    Fotógrafo mostrou que a Hong Kong de hoje já se assemlha bastante ao ambiente distópico que Ridley Scott imaginou na década de 80. Via Blog do Matias - UOL.

    Um dos aspectos mais marcantes do clássico obrigatório Blade Runner, o Caçador de Androides é seu visual arrojado, que evoca uma distopia melancólica, sensual e perigosa de um futuro desenhado em linhas tortas por uma humanidade decadente e desesperançada. Na trama neo-noir que desconstrói fórmulas e gêneros, a cidade de Los Angeles é uma personagem a parte. O diretor Ridley Scott imaginou, em 1982, como seria o mundo em 2019: Visualmente cacofônico, banhado por cores artificiais e controlado pelo hipercapitalismo.

    Os androides não caminham ao nosso lado nas ruas das metrópoles (ainda), os carros voadores estão longe de se tornar uma realidade e Harrison Ford não tem uma esposa-robô como no primeiro Blade Runner, mas estética do filme está presente no mundo real em 2017, como atesta a fabulosa série de fotos de Marcus Wendt (via Blog do Matias no portal UOL).

    O fotógrafo inglês é responsável pelo estúdio de design Field.io e esteve na China para uma viagem pessoal. Durante sua estadia nas cidades de Shenzen e Hong Kong, Wendt sofreu de insônia e decidiu sair para explorar o ambiente urbano. "Mergulhado em um escuridão estrangeira encontrei uma nova maneira de ver, estranha e alienígena. A luz sintética se infiltrava em meus olhos, o ar era cheio de cores que se deslocavam e ângulos inflexíveis. No meio da noite um novo dia começava", escreveu o artista em seu site.

    Ele nem precisava ter dito, mas Wendt contou que a sua série de fotos é influenciada por filmes como Blade Runner e por jogos que exploram a estética cyberpunk lançados no começo dos anos 1990.

    O design de produção de Blade Runner é inspirado no quadro Nighthawks, de Edward Hopper, no visual da HQ francesa Métal hurlant, na região industrial no noroeste da Inglaterra (onde o diretor morou por um tempo) e, é claro, na cidade de Hong Kong. O filme foi indicado ao Oscar em 1983 nas categorias melhor direção de arte e melhores efeitos visuais.

    Scott é o produtor de Blade Runner 2049, sequência que traz a direção de Denis Villeneuve e o retorno de Harrison Ford ao papel de Rick Deckard. O filme é protagoniado por Ryan Gosling e Jared Leto vive o vilão principal. Robin Wright, Dave Bautista, Ana de Armas e Mackenzie Davis também integram o elenco. A estreia no Brasil está marcada para o dia 5 de outubro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top