Minha conta
    Tudo que você precisa saber sobre Blade Runner, o Caçador de Andróides

    A história, as influências, a filosofia e a linha do tempo do noir futurista rumo a Blade Runner 2049.

    O grande lançamento da próxima semana é também um dos filmes mais esperados do ano: Blade Runner 2049. Reunindo um elenco estrelado por Ryan Gosling (La La Land), Robin Wright (House of Cards) e Jared Leto (Clube de Compras Dallas), trazendo Harrison Ford de volta como o protagonista Rick Deckard, escalando um dos principais cineastas da Hollywood atual — Dennis Villeneuve (A Chegada, Sicario, Os Suspeitos) — como diretor e reunindo o roteirista do original Hampton Fancher com o talentoso Michael Green (Logan), a Warner Bros. parece ter calculado tudo perfeitamente para o longa-metragem superar a desconfiança de se continuar um clássico do cinema. E o resultado já vem sendo apontado como muito positivo, dado o score de 85 no Metacritic e a avaliação de alguns críticos como sendo um dos melhores filmes de 2017.

    Para a devida apreciação de Blade Runner 2049, no entanto, é preciso conhecer e entender o complexo universo distópico em que sua trama está inserida. Assista ao original, se possível, mas a seguir você já confere tudo que você precisa saber sobre Blade Runner, o Caçador de Andróides, suas questões, inspirações, influência na cultura pop mundial e o que de mais importante acontece nos 30 anos que separam os dois filmes — em um texto livre de spoilers sobre o novo filme.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides

    Los Angeles, 2019. A ensolarada Cidade dos Anjos de outrora se tornou uma capital sombria, poluída, superpopulosa, invadida pelo povo e pela cultural oriental. O brilho da luz neon, outdoors digitais voadores e anúncios com a promessa de prosperidade contrastam com a opressão de vielas escuras mergulhadas em chuva ácida e adornadas por uma arquietura decadente. Como todo o cenário indica, a raça humana devastou as boas condições climáticas da Terra. Em contrapartida, o mesmo avanço tecnológico que tanto contribuiu para esse cenário distópico permite o avanço da colonização fora do planeta. E um projeto para a segura exploração interplanetária: os replicantes da série Nexus.

    A Tyrel Corporation, portanto, criou os robôs virtualmente idênticos aos seres humanos, no início do século 21, para ser escravizados. Sendo que a linha mais avançada de replicantes, Nexus 6, apresentam força e agilidade superiores às do homem, e inteligência equivalente. Um dia, um grupo liderado por Roy Batty (Rutger Hauer) promove um motim sangrento e os replicantes são declarados ilegais sob pena de morte. Para caça dos andróides, a polícia cria uma unidade de agentes especiais conhecidos como blade runners, que têm ordens de atirar para matar qualquer replicante. Essa execução é tratada como "aposentadoria".

    Literalmente aposentado, o agente Rick Deckard (Harrison Ford) volta à ativa após ser chantageado pelo chefe de polícia Bryant (M. Emmet Walsh) — que o considera o melhor de todos os caçadores de androides. Ele assumirá a missão de matar Roy, Pris (Daryl Hannah), Leon (Brion James) e Zhora (Joanna Cassidy) a contragosto, principalmente após se apaixonar pela replicante Rachael (Sean Young).

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top