Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Robert Downey Jr. além de Homem de Ferro: Melhores filmes da carreira do ator
    Por Caqui Bandeira — 01/06/2019 às 09:31
    Atualizado 26/02/2020 às 16:34
    facebook Tweet

    Dono do meu coração

    Robert Downey Jr. é um nome conhecido em todos os cantos do mundo. Protagonista da maior franquia do mundo, sua carreira na verdade começou nos anos 70, quando tinha apenas 5 anos de idade. De família artística, seus anos em Hollywood foram por muito tempo conturbados, angariando sucesso até os anos 90. Porém, problemas com a justiça e um tempo na cadeia ameaçaram completamente sua carreira.

    Mas, Downey deu a volta por cima quando foi escalado como Tony Stark no filme de Jon Favreau. O personagem conquistou o mundo e foi a largada do Universo Cinematográfico da Marvel, transformando o ator no mais bem-sucedido da indústria no momento. Porém, este sucesso (extremamente merecido), acaba ofuscando outros trabalhos de Robert, então o AdoroCinema juntou oito de suas produções que todo mundo deveria conhecer, dá uma olhada:

    Chaplin
    Robert Downey Jr. em Chaplin.

    O filme que deu a Downey sua primeira indicação ao Oscar, Chaplin é uma cinebiografia de um dos mais conhecidos cineastas da história, Charles Chaplin. Um mestre da comédia, o cineasta marcou a história da sétima arte na era do cinema mudo, e Downey o homenageou com uma performance impecável na cinebiografia. Para se preparar para o desafio, o ator assistiu todos os filmes do lendário diretor, e apesar de se sentir intimidado com a grandiosidade do projeto, ele incorporou Chaplin completamente.

    Até a filha do ícone, que também estava no filme, precisou de alguns momentos para se recompor quando viu Downey pronto para gravar pela primeira vez. Dirigido por Richard Attenborough, o filme ainda é a primeira colaboração entre Downey e Marisa Tomei, com quem trabalhou mais quatro vezes. Além disso, Anthony HopkinsKevin KlineDiane Lane também estão no elenco.

    Sherlock Holmes
    Robert Downey Jr. e Jude Law em Sherlock Holmes

    Talvez o papel pelo qual ele é mais conhecido fora do Universo Cinematográfico Marvel, Downey viveu o detetive mais popular do mundo pela primeira vez em 2010, no suspense dirigido por Guy RitchieSherlock Holmes foi um grende sucesso de bilheteria, e ganhou a sequência O Jogo de Sombras apenas dois anos depois. Ao lado de Jude Law como o famoso Dr. Watson, Downey já era amado ao redor do mundo, e conquistou um público ainda maior com Sherlock Holmes - isso em um momento em que Benedict Cumberbatch vivia o mesmo personagem na televisão na aclamada série Sherlock.

    Papel que deu ao ator seu terceiro Globo de Ouro, o excêntrico detetive particular deve voltar aos cinemas em 2021, já que Sherlock Holmes 3 está oficialmente em produção. 

    O Juíz
    Robert Downey Jr. e Robert Duvall em O Juíz

    Estrelado por Downey e produzido por ele e sua esposa Susan DowneyO Juiz foi o primeiro grande drama que o ator fez após entraAr no Universo Cinematográfico Marvel. Ao lado de Robert Duvall, ele entrega uma bela performance de um rico advogado que volta para sua cidade pequena para defender o pai, o juíz do local que está sendo acusado de matar um homem que sentenciou anos antes. 

    Em uma história emocionante sobre família e a relação entre pai e filho, O Juiz é uma catarse para aqueles que se enxergam em tela. Com um roteiro sincero e atuações espetaculares (vale lembrar que Vera FarmigaBilly Bob Thornton também estão no elenco), este é o tipo de filme que espero ver Downey fazendo mais e mais agora que o Homem de Ferro ficou para trás. 

    Boa Noite e Boa Sorte
    Robert Downey Jr. em Boa Noite e Boa Sorte.

    Todo em preto e branco, Boa Noite e Boa Sorte é a outra história real da lista. A história dos seis jornalistas da CBS que contaram a verdade sobre o senador Joseph McCarthy, que procurava por comunistas durante a Guerra Fria. Uma aula de cinema e de jornalismo, o filme é dirigido por George Clooney, e conta com um elenco extremamente talentoso: David Strathairn, Jeff Daniels, Patricia ClarksonFrank Langella e, claro, Robert Downey Jr.

    Indicado a seis estatuetas do Oscar, Boa Noite, Boa Sorte foi um dos primeiros projetos que Downey fez após alcançar a sobriedade, quando o futuro de sua carreira ainda era um ponto de interrogação. Por mais que sua participação tenha sido como coadjuvante, sua performance foi elogiada pela crítica e pelo público.

    Zodíaco
    Robert Downey Jr. e Jake Gyllenhaal em Zodíaco

    Um ano antes de sua estreia na Marvel, Downey estrelou em Zodíaco, do aclamado diretor David Fincher. Ao lado de Mark RuffaloJake Gyllenhaal (dois outros memebros do UCM), ele trouxe às telonas uma das mais aterrorizantes histórias das décadas de 1960 e 70 nos Estados Unidos. No ápice dos crimes cometidos por assassinos em série, o Assassino do Zodíaco foi um dos mais conhecidos (e que nunca foi achado). 

    No filme, os crimes são acompanhados por uma equipe de jornalistas de São Francisco que recebem cartas do serial killer. Em um crítico momento de sua carreira, este filme foi crucial para Downey retomar o prestígio que tinha anos antes, já qu eo longa foi tão bem recebido, tanto pelo prúblico, quanto pela crítica - além de ser um suspense de Fincher (um dos grandes nomes do gênero).

    Morrendo e Aprendendo
    Robert Downey Jr. em Morrendo e Aprendendo.

    Morrendo e Aprendendo é um daqueles filmes que esquenta o coração, essa comédia traz Downey como um homem de negócios focado e dedicado, que acaba deixando de lado sua vida pessoal. Porém, antigos amigos de sua infância reaparecem pedindo sua ajuda. A única pegada é que estes conhecidos são almas que se prenderam à dele em seu nascimento, adultos que ele achava ser fruto de sua imaginação durante a infância. É um filme sessão da tarde que vale os 90 minutos. Dá para rir, para chorar, e Downey brilha com um elenco de apoio cheio de estrelas, como Alfre Woodard.

    Provavelmente o menos ambicioso e mais esquecível da lista, o longa consegue tratar de assuntos sérios com uma refinada leveza. Saúde mental, sacrifício, luto e morte são alguns dos temas centrais, mas em momento algum o drama presente pesa no espectador. Simples, porém um bom filme.

    Trovão Tropical
    Robert Downey Jr. em Trovão Tropical.

    O único filme da lista que foi lançado após Downey estrelar do que viria a ser a maior franquia do mundo, Trovão Tropical se destaca por diversos motivos. A mistura de comédia e ação em um longa com um roteiro bem metalinguístico, repleto de estrelas (Tom Cruise, Ben StillerJack Black e Matthew McConaughey, como alguns exemplos) e personagens super caricatos, são alguns dos motivos pelo qual o filme é um dos destaques da carreira de Downey. Bom, tudo isso e a indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante que veio após o projeto.

    O ator demorou para aceitar seu papel, já que o personagem é um ator que faz blackface pois está interpretando um personagem negro. Downey achou que seria muita falta de respeito, mas aceitou no final pois queria muito trabalhar com Stiller e Black. Assim como Kirk Lazarus no filme, Robert permaneceu no personagem mesmo quando as câmeras não estavam mais rodando, até gravando os comentários para a versão em DVD como o australiano.

    Beijos e Tiros
    Robert Downey Jr. em Beijos e Tiros.

    Mais um que em Downey interpreta um ator. Quer dizer, mais ou menos. Em Beijos e Tiros o eterno Tony Stark vive um ladrão fracassado que se infiltra em um teste de elenco para fugir da polícia. O filme veio em um momento difícil da vida pessoal e da carreira do ator, que havia sido preso e estava recém sóbrio. O diretor Shane Black conseguiu escalar Downey por conta destas questões, o orçamento do filme era baixo, então precisavam de um bom ator que não fosse cobrar muito. Este era Downey na época.

    Considerado pelo ator como seu filme favorito dentre os que participou, foi vendo Beijos e Tiros que Jon Favreau decidiu que queria Downey em Homem de Ferro. E foi no terceiro filme da franquia da Marvel que Robert e Black se reencontraram, oito anos depois de Beijos e Tiros, o primeiro longa que o cineasta dirigiu.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Felipe
      E Zodiaco?
    • sergiohirano
      Abaixo de Zero
    • Alex
      A essa lista só acrescento o The Soloist. A seguir ao The Judge é o meu favorito.
    • José Roberto B.
      e Shelock Holmes???
    • José Roberto B.
      e Shelock Holmes????
    • Gabriel de Oliveira Emerick
      Cadê:Segredos de uma Novela com Elisabeth Shue, Sally Field, Kevin Kline, Cathy Moriarty e Whoopi GoldbergShort Cuts - Cenas da Vida com Tim Robbins, Matthew Modine, Jennifer Jason Leigh, Madeleine Stowe e Andie MacDowellO Outro Lado da Nobreza com Meg Ryan, Sam Neill, Hugh Grant, Ian McKellen e David ThewlisAté Que a Morte Nos Separe com Famke Janssen, Tom Berenger, Daryl Hannah, Robert Duvall e Embeth DavidtzGarotos Incríveis com Michael Douglas, Frances McDormand, Tobey Maguire, Katie Holmes e Rip TornSantos e Demônios com Dianne Wiest, Shia LaBeouf, Channing Tatum, Chazz Palminteri e Rosario DawsonZodíaco com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Dermot Mulroney e Chloë SevignyO Juiz com Robert Duvall, Leighton Meester, Billy Bob Thornton, Vera Farmiga e Vincent D'Onofrio
    • Senhor Ivan
      Chaplin é o grande trabalho da vida de Downey Jr. Deu uma forma ao Vagabundo que nenhum outro ator conseguiria.
    • Krauser Hellclown
      Kiss kiss bang bang e Trovão Tropical são meus preferidos
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    O Poço Trailer Original
    Minha Mãe É uma Peça 3 Trailer
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (3) Dublado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Sonic - O Filme Trailer (2) Legendado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    Me Chame Pelo Seu Nome: Diretor já tem roteirista em mente para sequência
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 2 de abril de 2020
    Após adiar filmes, Paramount anuncia novas datas de lançamento no Brasil
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quinta-feira, 2 de abril de 2020
    Velozes & Furiosos: Como personagem de Paul Walker poderia retornar para a franquia?
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 2 de abril de 2020
    Um Lugar Silencioso Parte II e outros filmes da Paramount ganham novas datas de estreia
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quinta-feira, 2 de abril de 2020
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    O Destino Bate à sua Porta
    3,5
    Diretor: Bob Rafelson
    Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos
    Jardim de Guerra
    3,0
    Diretor: Neville D'Almeida
    Elenco: Joel Barcellos, Zózimo Bulbul, Hugo Carvana
    Rio Babilônia
    2,9
    Diretor: Neville D'Almeida
    Elenco: Joel Barcellos, Christiane Torloni, Jardel Filho
    Castanha
    Castanha
    3,3
    Diretor: Davi Pretto
    Elenco: João Carlos Castanha, Celina Castanha, Francisco Jairo da Silva
    Trailer
    Cássia Eller
    Cássia Eller
    4,3
    Diretor: Paulo Henrique Fontenelle
    Elenco: Cássia Eller, Nando Reis, Oswaldo Montenegro
    Trailer
    Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto
    Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto
    Diretor: Nyck Maftum
    Elenco: Guata Maftum, Ruy Marques, Lucas Botega
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top