Minha conta
    Vingadores - Ultimato: Entenda como o ano em que o filme se passa influencia o Universo Cinematográfico Marvel

    Alerta de spoiler!

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Vingadores: Ultimato.

    Continue por sua conta e risco.

    A maioria dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel se passam no ano em que foram lançados (ou próximos) — apesar da Marvel ter feito ajustes em sua cronologia ao longo do tempo, mudando o ano de Homem-Aranha: De Volta ao LarPantera Negra (ambos lançados em 2017, mas situados em 2016), e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (chegou nos cinemas em 2017 mas se passa em 2014). Sem contar as claras exceções que são Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), ambientado nos anos 40; e Capitã Marvel (2019), situado em 1955. Entretanto, o mesmo não necessariamente acontece em Vingadores: Ultimato. Em que ano se passa o filme? E como isso influencia o futuro do UCM?

    Marvel

    Enquanto tudo é referido como "dias atuais" no filme, Avengers: Endgame (no original) não acontece exatamente no "dia atual" dos espectadores. Seguindo os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, que aconteceram em 2018 (ano em que o filme chegou aos cinemas), Ultimato (lançado, obviamente, em 2019) começa na mesma época, aproximadamente 22 dias depois do estalar de dedos de Thanos (Josh Brolin), conforme Tony Stark (Robert Downey Jr.) informa na mensagem que envia a Pepper Potts (Gwyneth Paltrow).

    Então, como todos sabemos, o filme dá um grande salto de cinco anos no futuro para 2023 — agora quatro anos a partir de nossos dias de hoje em 2019. Ainda que nenhuma data tenha sido expressamente revelada, sabemos disso porque Stark revela em Guerra Infinita que o filme se passa seis anos após o primeiro Vingadores de 2012. Além disso, Thanos descobre em 2014 (na época dos eventos de Guardiões da Galáxia) que Nebula (Karen Gillan) é de nove anos no futuro. O filme eventualmente termina em 2023, pois Professor Hulk (Mark Ruffalo), ao trazer os caídos de volta, não afeta nada que aconteceu nos cinco anos seguintes ao estalar de dedos.

    Marvel

    Quais são os efeitos disso para os próximos filmes do UCM?

    Este não é simplesmente o futuro do mundo que conhecemos. É um universo que foi totalmente dizimado pelas ações de Thanos, onde metade de toda a vida desapareceu por um período de cinco anos antes de retornar como se nada tivesse acontecido.

    Segundo Peter Parker (Tom Holland), do ponto de vista das vítimas que desapareceram, o tempo não passou: eles viraram pó, morreram, depois acordaram em 2023. Porém, para todos os demais, aconteceu de tudo. As pessoas lamentaram e tentaram seguir em frente e, num sentido mais geral, mudaram. Vai que alguém começou outro relacionamento! Ou morreu de outras causas que não foram o estalar! Os bandidos mortos por Clint Barton (Jeremy Renner) que o digam. Assim, temos duas populações divididas por suas experiências, uma cinco anos mais velha que a outra. Esta é uma pós-distopia, um mundo em recuperação. Mas ei, Fortnite ainda é um sucesso.

    Marvel

    Será que todos os filmes (e séries do Disney+) que estão por vir ajustam os relacionamentos dos personagens para refletir se eles sobreviveram ou não, representando o envelhecimento e a experiência de vida diferentes? Embora não haja nada contraditório em ignorar essas ramificações, fazer isso desconsidera o impacto permanente que os eventos de Guerra Infinita e Ultimato tiveram para os personagens do UCM. Se Guerra Civil teve consequências nos demais filmes, não faz sentido que Ultimato não tenha.

    Em termos mais práticos, todos os filmes que estão por vir na Marvel devem ocorrer no futuro, depois de 2023, ou no passado, pelo menos um ano antes de 2018. A produção mais próxima do UCM é Homem-Aranha: Longe de Casa, que será lançado em 4 de julho. Especula-se a possibilidade do filme se passar antes dos eventos de Vingadores: Guerra Infinita. Entretanto, ainda é possível que seja ambientado depois. Afinal, de acordo com uma fonte do IGN no "alto escalão da Marvel Studios", "o estalar de Thanos varreu 50% de toda a vida — e 100% dos amigos de Peter Parker". Assim, faria sentido que o filme do Cabeça de Teia mostre a turma escolar de Parker, todos com a mesma idade, indo para uma excursão escolar na Europa.

    Marvel

    Outros filmes já confirmados são Doutor Estranho 2Pantera Negra 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3. É bastante provável que eles sejam ambientados após Ultimato. Entretanto, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) pode viajar no tempo, fazendo com que seu longa-metragem se passe em qualquer período. Já T'Challa (Chadwick Boseman) praticamente já vive em um mundo futurístico com a tecnologia presente em Wakanda, não é mesmo? Quanto aos Guardiões da Galáxia, o fim de Ultimato já deu a entender que eles vão em busca da Gamora (Zoe Saldana) do passado — possivelmente com Peter Quill (Chris Pratt) tentando conquistá-la a la Como se Fosse a Primeira Vez. Acompanhados de Thor (Chris Hemsworth) um tanto quanto beberrão, é claro.

    Outra produção que está em desenvolvimento é o filme solo da Viúva Negra, que contará sua origem. Já Capitã Marvel ainda não possui sequência confirmada, mas seu filme posterior poderia ser realizado literalmente a qualquer momento entre 1995 e 2023, ou depois, portanto, qualquer cronologia de Ultimato também não é necessariamente importante para Carol Danvers (Brie Larson).

    Marvel

    A Marvel também prevê filmes de Os Eternos e de Shang-Chi, primeiro herói asiático do estúdio. Como nenhum deles foi introduzido no UCM, eles poderiam acontecerem antes ou depois do estalar de dedos, até mesmo no período misterioso (e provavelmente triste) de cinco anos que pulamos em Ultimato.

    Claro que nada disso impede que, eventualmente, a Marvel cometa algum deslize e ajeite sua cronologia posteriormente em uma publicação independente, como aconteceu quando Homem-Aranha: De Volta ao Lar alegou que tinham se passado oito anos desde a Batalha de Nova York do primeiro Vingadores.

    E aí, como você acha que vai ser o futuro do Universo Cinematográfico Marvel? Conte para a gente nos comentários. Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas. Já Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 4 de julho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top