Meu AdoroCinema
20 refilmagens americanas de produções estrangeiras
Por Francisco Russo e Bruno Carmelo — 09/12/2015 às 08:30
facebook Tweet

De olho na estreia de Olhos da Justiça, preparamos uma relação de filmes estrangeiros que serviram de inspiração para produções norte-americanas.

Por mais que a Índia seja o país que mais produz filmes na atualidade, é inegável que o cinema mais influente seja aquele produzido nos Estados Unidos. E Hollywood, sempre atenta aos talentos que surgem ao redor do planeta, não pensa duas vezes antes de comprar um longa estrangeiro e adaptá-lo para a sua realidade.

Com a estreia de Olhos da Justiça nos cinemas brasileiros em 10 de dezembro, o AdoroCinema levantou 20 produções estadunidenses que possuem DNA estrangeiro - ou ao menos parte dele, já que em alguns casos as modificações foram tão profundas que fica até mesmo difícil identificar o material original. Uns deram certo, outros nem tanto... Relembre e nos diga: qual refilmagem americana você mais gosta e qual mais detesta?

1. Olhos da Justiça (2015) / O Segredo dos Seus Olhos (2009)

Sucesso absoluto nos cinemas argentinos, O Segredo dos Seus Olhos tirou o fôlego dos espectadores com uma trama envolvendo a busca pelo assassino de uma bela jovem - com direito a uma baita sequência em um estádio de futebol. O Oscar se rendeu a ele quando, surpreendentemente, derrotou o favorito A Fita Branca na categoria de melhor filme estrangeiro.

Olhos da Justiça possui uma diferença considerável em relação ao original: um importante personagem mudou de sexo! Sim, o papel que foi de Guillermo Francella agora pertence a Julia Roberts. O elenco estelar ainda conta com Chiwetel Ejiofor e Nicole Kidman, que formam um casal interracial (proposta inexistente no longa original). O AdoroCinema viu e aprovou!

Olhos da Justiça Trailer Legendado

 

2. 171 (2004) / Nove Rainhas (2000)

Mais um sucesso do cinema argentino que ganhou versão hollywoodiana, só que com bem menos sucesso. Se Nove Rainhas empolgava pela qualidade do roteiro e do elenco, em uma trama que lidava com golpes entre trapaceiros, 171 tem como grande pecado o fato de ser clean demais, o que prejudica bastante a ambientação. Refilmagem burocrática, que conta com Diego LunaJohn C. ReillyMaggie Gyllenhaal no elenco.

 

3. Millennium (2011) / Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009)

Há quem prefira dizer que a versão de David Fincher não é uma refilmagem, mas uma reinvenção do livro escrito por Stieg Larsson. Afinal de contas, apesar de terem o mesmo nome, a Lisbeth Salander de Noomi Rapace é bem diferente da versão interpretada por Rooney Mara - indicada ao Oscar pelo papel.

Este é um caso que, ao contrário dos filmes já apresentados, não há consenso sobre qual versão é melhor. Para muito, a decisão fica por conta justamente da abordagem dada a Lisbeth, já que a história é a mesma.

 

4. Meu Adorável Fantasma (1982) / Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

É claro que toda a picardia da versão brasileira foi limada da versão americana. Basta ver o trailer abaixo para reparar o quanto Meu Adorável Fantasma se parece com uma comédia romântica típica - e ainda por cima é estrelada pela insossa Sally Field! Ah, Vadinho, o que fizeram com você...

 

facebook Tweet
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Matérias especiais recomendadas
Retrospectiva 2018: Momentos marcantes do cinema e das séries
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 29 de dezembro de 2018
Retrospectiva 2018: Momentos marcantes do cinema e das séries
Retrospectiva 2018: Os 20 melhores filmes do ano segundo a redação do AdoroCinema
NOTÍCIAS - Lançamentos
sábado, 22 de dezembro de 2018
Retrospectiva 2018: Os 20 melhores filmes do ano segundo a redação do AdoroCinema
Retrospectiva 2018: As 10 maiores personalidades do cinema brasileiro neste ano
NOTÍCIAS - Personalidades
sábado, 15 de dezembro de 2018
Retrospectiva 2018: As 10 maiores personalidades do cinema brasileiro neste ano
Awesome Mix Vol. 2018:  As canções mais marcantes do cinema
NOTÍCIAS - Visto na Web
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Awesome Mix Vol. 2018: As canções mais marcantes do cinema
Todas as Matérias especiais de cinema
Trailers
Como Treinar o Seu Dragão 3 Trailer Legendado
Vidro Trailer Legendado
Amigos para Sempre Trailer Legendado
O Peso do Passado Trailer Legendado
Temporada Trailer
Vingadores: Ultimato Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Back to Top