Minha conta
    20 refilmagens americanas de produções estrangeiras

    De olho na estreia de Olhos da Justiça, preparamos uma relação de filmes estrangeiros que serviram de inspiração para produções norte-americanas.

    Por mais que a Índia seja o país que mais produz filmes na atualidade, é inegável que o cinema mais influente seja aquele produzido nos Estados Unidos. E Hollywood, sempre atenta aos talentos que surgem ao redor do planeta, não pensa duas vezes antes de comprar um longa estrangeiro e adaptá-lo para a sua realidade.

    Com a estreia de Olhos da Justiça nos cinemas brasileiros em 10 de dezembro, o AdoroCinema levantou 20 produções estadunidenses que possuem DNA estrangeiro - ou ao menos parte dele, já que em alguns casos as modificações foram tão profundas que fica até mesmo difícil identificar o material original. Uns deram certo, outros nem tanto... Relembre e nos diga: qual refilmagem americana você mais gosta e qual mais detesta?

    1. Olhos da Justiça (2015) / O Segredo dos Seus Olhos (2009)

    Sucesso absoluto nos cinemas argentinos, O Segredo dos Seus Olhos tirou o fôlego dos espectadores com uma trama envolvendo a busca pelo assassino de uma bela jovem - com direito a uma baita sequência em um estádio de futebol. O Oscar se rendeu a ele quando, surpreendentemente, derrotou o favorito A Fita Branca na categoria de melhor filme estrangeiro.

    Olhos da Justiça possui uma diferença considerável em relação ao original: um importante personagem mudou de sexo! Sim, o papel que foi de Guillermo Francella agora pertence a Julia Roberts. O elenco estelar ainda conta com Chiwetel Ejiofor e Nicole Kidman, que formam um casal interracial (proposta inexistente no longa original). O AdoroCinema viu e aprovou!

    2. 171 (2004) / Nove Rainhas (2000)

    Mais um sucesso do cinema argentino que ganhou versão hollywoodiana, só que com bem menos sucesso. Se Nove Rainhas empolgava pela qualidade do roteiro e do elenco, em uma trama que lidava com golpes entre trapaceiros, 171 tem como grande pecado o fato de ser clean demais, o que prejudica bastante a ambientação. Refilmagem burocrática, que conta com Diego LunaJohn C. ReillyMaggie Gyllenhaal no elenco.

    3. Millennium (2011) / Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009)

    Há quem prefira dizer que a versão de David Fincher não é uma refilmagem, mas uma reinvenção do livro escrito por Stieg Larsson. Afinal de contas, apesar de terem o mesmo nome, a Lisbeth Salander de Noomi Rapace é bem diferente da versão interpretada por Rooney Mara - indicada ao Oscar pelo papel.

    Este é um caso que, ao contrário dos filmes já apresentados, não há consenso sobre qual versão é melhor. Para muito, a decisão fica por conta justamente da abordagem dada a Lisbeth, já que a história é a mesma.

    4. Meu Adorável Fantasma (1982) / Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

    É claro que toda a picardia da versão brasileira foi limada da versão americana. Basta ver o trailer abaixo para reparar o quanto Meu Adorável Fantasma se parece com uma comédia romântica típica - e ainda por cima é estrelada pela insossa Sally Field! Ah, Vadinho, o que fizeram com você...

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top