Minha conta
    O legado de George Lucas: Confira os teaser trailers dos sete filmes da franquia Star Wars

    Testemunhe a evolução de uma das franquias mais inovadoras e icônicas da história do Cinema.

    25 de maio de 1977. O mundo cinematográfico nunca mais seria o mesmo a partir dessa data. Nesse dia, George Lucas começou a ver um sonho virar realidade. Em pouco tempo, uma ambição juvenil se transformou num verdadeiro fenômeno. Guerra nas Estrelas, grande estreia desse marco na história do Cinema, deixou um grande legado – e poucas coisas são mais interessantes que testemunhar a evolução dessa herança.

    Em virtude do lançamento do teaser trailer de Star Wars - O Despertar da Força, na última sexta-feira, acompanhamos todas as primeiras prévias dos sete episódios que compõem a franquia épica espacial. A experiência é deliciosa, e nos dá uma ideia de como o Cinema como um todo evoluiu ao longo dessas quatro décadas. Vamos? Que a Força esteja conosco.

    Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)

    Década de 70, Nova Hollywood. O cenário era de plena revolução criativa e efervescência autoral. Um cenário perfeito. Para tirar seu ambicioso projeto do papel, George Lucas teria de criar do zero. Os recursos eram limitados; comparados à tecnologia atual, precários. Para se ter uma ideia, os asteroides foram feitos de batatas, e tudo que se pode dizer é bem perceptível pelo teaser abaixo.

    Ao contrário de uma narração em off épica, frases de efeito e cenas de tirar o fôlego, o teaser de Guerra nas Estrelas tem como estratégia de persuasão e venda uma descrição repleta de formalidade: "A 20th Century Fox e George Lucas, o homem que nos trouxe Loucuras de Verão, agora apresentam uma aventura como nenhuma outra em seu planeta: Star Wars!".

    O receio de que Star Wars fosse um fracasso era grande, e se impunha de maneira gritante até mesmo no teaser. Uma das pérolas é o didatismo excessivo de uma frase introdutória que explica o inexplicável: "Em algum lugar do universo, isso poderia estar acontecendo agora" (???). Eis o engatinhar da indústria dos video trailers. Ou você se imagina doido para assistir à "história de um garoto, de uma garota e do universo", especialmente diante de narração tão efusiva e contagiante?

    Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

    O sucesso de Guerra nas Estrelas pulsa no teaser de O Império Contra-Ataca. A cautela (que redundou em didatismo e formalidade) que antecedeu o primeiro filme cede lugar à empolgação e ao otimismo na prévia da continuação. Exemplo disso é a narração, dotada de energia e confiança que faltam ao anterior. Assim, é explorada a familiaridade que Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford), a Princesa Leia (Carrie Fisher) e o "mestre do lado negro da Força", Darth Vader (David Prowse) já têm junto ao público.

    Quanto ao conteúdo do material, novamente salta aos olhos o abismo entre a produção atual e o caráter de improviso do que era feito na virada para a década de 80. O principal diferencial do teaser é ser totalmente composto de artes conceituais do filme; em nenhum momento, há um vídeo com atores reais, mas pinturas que deslizam sobre a tela como slides com efeitos antiquados. Hoje, mais parece um trabalho de escola feito no Power Point por um pré-adolescente com pouca vontade e muita preguiça. 

    Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983)

    A franquia espacial já era um ícone absoluto, e o teaser tem início explorando a marcante frase introdutória de todo filme, "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante". Em seguida, porém, uma surpresa salta na tela: o título "Star Wars: The Revenge of the Jedi", título posteriormente alterado por George Lucas, por perceber que um jedi jamais buscaria vingança. O filme voltou a se chamar O Retorno de Jedi e o título que ficou para a história serviu de inspiração para o capítulo final da segunda trilogia da série, A Vingança dos Sith.

    Vídeos de divulgação ficaram defasados e milhares de cartazes se perderam por causa de tal alteração, algo que dificilmente se repetiria em uma superprodução atual. Porém, de uma maneira geral, a prévia configura uma grande evolução dentro da série. Cenas de ação, já mais bem depuradas, o inovador som THX e a icônica marcha imperial de Darth Vader realçam, finalmente, o tom épico pretendido desde o início da franquia.

    Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)

    Ouve-se passos de criaturas que se movimentam sob a névoa. "Toda geração possui uma lenda", anuncia a primeira cartela. Uma nave surge sob o sol da escaldante Tatooine, e então "Toda jornada tem um primeiro passo". Dezesseis anos se passaram. Apenas! A qualidade técnica da produção demonstra o quanto a indústria cinematográfica evoluiu em tão pouco tempo.

     A Ameaça Fantasma veio para contar a história de Anakin Skywalker (Jake Lloyd), um jovem com uma Força interior incomum, porém repleta de "medo, o caminho para o lado negro", como profetizado pelo sempre sábio Mestre Yoda. Seu principal atrativo, portanto, foi acompanhar as tragédias que transformaram o virtuoso Anakin no terrível Darth Vader. Porém, é inequívoco que produzir essa nova trilogia foi como trazer a saga épica para um tempo para a qual foi feita, em que a tecnologia seria um estímulo, e não um empecilho, para a criatividade – algo que se faz notar bem claramente na comparação do teaser abaixo com os dos episódios anteriores.

    Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002)

    O teaser trailer do Episódio 2 é simplesmente sensacional! Produzido há cerca de 13 anos, o vídeo segue a lógica atual dessas primeiras prévias, a investir em aspectos que caracterizem o universo em questão e não muito (ou necessariamente) em apresentar uma narrativa clara sobre o que o filme irá explorar, sobre a trama. A função do teaser, provocar o espectador, despertar nele a vontade de consumir o produto, é atingida em sua essência.

    O sucesso do vídeo se deve a um casamento perfeito: os personagens principais surgem em momentos-chave e cenas de ação, sempre através de fade ins e fade outs que acentuam uma aura de mistério e surgem e somem de acordo com uma trilha sonora que alude a um lento batimento cardíaco e é caracterizada, especialmente, pela inconfundível voz mecânica de Darth Vader. Cinco estrelas! 

    Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005)

    A cartela inicial do teaser trailer de A Vingança dos Sith rima tematicamente com a narração que introduz a prévia de O Retorno de Jedi, também iniciando com a marcante "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante". Então, vemos o Obi-Wan Kenobi da trilogia original, interpretado por Alec Guiness, contar a história de um jovem que, seduzido pelo lado negro da Força, ajudou o Império a derrubar os Cavaleiros Jedi e a Velha República.  

    A prévia tem as mesmas qualidades do teaser de Ataque Dos Clones, além de também ter sido um filme inteiramente produzido com câmeras digitais e por apresentar um Yoda todo desenvolvido em computação gráfica. As cenas de ação são igualmente empolgantes e, pela primeira vez, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) é visto com os olhos brilhantes amarelados que caracterizam os Sith – para comoção geral dos fãs da franquia Star Wars

    Star Wars - O Despertar da Força (2015)

    No ano de 2012, a Disney chocou o mercado cinematográfico ao pagar a bagatela de 4 bilhões de dólares pela Lucasfilm Ltd. e todas as suas prolíficas subdivisões e produtos. Assim, é óbvio que o estúdio do Mickey Mouse sabe como ninguém do potencial das franquias criadas por George Lucas e cia., especialmente seu principal produto, Star Wars.

    Todas as ações do estúdio desde então têm visado o melhor aproveitamento do dinheiro investido na compra bilionária. Exemplos disso são a expansão do universo Star Wars com o lançamento da série animada Star Wars Rebels, o anúncio do lançamento de um filme por ano baseado na ópera especial, a partir de 2015, o que inclui filmes solo de personagens importantes da franquia, e até mesmo o resgate dos personagens (e seus respectivos atores originais) Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford) e Princesa Leia (Carrie Fisher) em The Force Awakens

    Diretor responsável por reinventar a franquia Star Trek e designado para fazer o mesmo em Star Wars, J.J. Abrams sabe como ninguém trabalhar a expectativa para uma superprodução. No teaser de O Despertar da Força, o diretor lança mão de todos os fetiches disponíveis para arrebatar o fã de aventura em geral, mas especialmente de Star Wars: a tensão de uma trilha sonora crescente, os Stormtroopers, o surgimento de um novo robô com características semelhantes às do R2-D2, a revelação de um vilão de voz metalizada ameaçadora e sabre de luz vermelho de três pontas, o avanço de uma frota de X-Wings (cujo close de um piloto no cockpit imediatamente remete às memoráveis cenas de Luke a bordo da nave na trilogia original) e o incrível rasante em looping da Millenium Falcon que, ao som da icônica trilha sonora de John Williams, anuncia o logo clássico da série Star Wars. Só (tudo) isso! Será que deu certo?

    Você, fã da ópera espacial que marcou a história do Cinema, reveja o teaser trailer de Star Wars - O Despertar da Força e diga se George Lucas tem motivos para ficar tranquilo ou desconfiar do que vem sendo feito por J.J. Abrams com seu grande legado. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top