Minha conta
    Começa o Festival do Rio 2014

    Edição deste ano terá filmes exibidos nos principais festivais do mundo, clássicos de Alfred Hitchcock, pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro e muito mais.

    Com a exibição do documentário O Sal da Terra, que será realizada na noite desta quarta-feira (24), começa o 16º Festival do Rio. O filme dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, que abre o festival apresentando a trajetória do premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, é a largada de uma edição que vai contar com mais de 350 produções neste que é um dos principais eventos dedicados à sétima arte na da América Latina.

    Com o fechamento por tempo indeterminado do Cinema Odeon, as sessões de gala serão realizadas no Cinépolis Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá serão apresentados os filmes da Première Brasil, mostra competitiva dedicada ao cinema nacional. Neste ano, o júri é formado pelo diretor Karim Aïnouz, a produtora Andrea Barata Ribeiro, o roteirista italiano Maurizio Braucci, o produtor inglês Mike Downey e a atriz Malu Mader. Alguns dos destaques da Première Brasil são a cinebiografia Trinta, com Matheus Nachtergaele no papel do carnavalesco Joãosinho Trinta; o documentário O Estopim sobre o caso do pedreiro Amarildo de Souza, morto por policiais militares na favela da Rocinha; e o drama Sangue Azul, estrelado por Daniel de Oliveira.

    A mostra Panorama do Cinema Mundial vai trazer alguns dos principais destaques em festivais do mundo inteiro, como Boyhood - Da infância à juventude, de Richard LinklaterGarota Exemplar, de David FincherWhiplash - Em busca da perfeição, de Damien ChazelleMapas Para as Estrelas, de David Cronenberg, e The Disappearance of Eleanor Rigby: Them, de Ned Benson.

    Os clássicos também tem vez no Festival do Rio e em 2014, o festival apresenta mostras dedicadas aos filmes mudos de Alfred Hitchcock, ao legado dos cineastas Michael Cimino (na mostra A América Maldita de Michael Cimino) e Roberto Rossellini (na mostra 6x Rossellini: Uma Homenagem à Cineteca di Bologna) e aos Clássicos Mexicanos, com cinco melodramas marcantes do país norte-americano.

    Espalhados entre as mostras, figuram também alguns dos filmes pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, como Mommy, de Xavier Dolan (Canadá); Matar Um Homem, de Alejandro Fernández Almendras (Chile); e Timbuktu, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia).

    O Festival do Rio se encerra no 8 de outubro e o filme escolhido para fechar a edição 2014 foi Trash - A Esperança Vem do Lixo, coprodução Reino Unido-Brasil dirigida por Stephen Daldry e rodada no Rio de Janeiro. O elenco traz Martin SheenRooney MaraSelton Mello e Wagner Moura.

    O AdoroCinema, o site de cinema nº1 do Brasil, é parceiro do Festival do Rio e vai preparar uma cobertura especial para os leitores, com um guia dos destaques imperdíveis, críticas dos filmes exibidos nas mostras e reportagens exclusivas. Vamos marcar presença na première de O Sal da Terra no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, e, em breve, divulgaremos uma reportagem em vídeo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top