Minha conta
    Gramado 2014: Caco Ciocler embarca numa jornada pessoal através de Esse Viver Ninguém Me Tira

    Documentário tem como foco principal a vida de Aracy Moebius de Carvalho, esposa de Guimarães Rosa, que ajudou vários judeus a deixar a Alemanha durante o governo de Hitler.

    Último filme exibido no Festival de Gramado deste ano, o documentário Esse Viver Ninguém Me Tira veio embaralhar a disputa pelos Kikitos. Dirigido por Caco Ciocler, estreante na função, o longa-metragem apresenta quem foi o anjo de Hamburgo, ou melhor, Aracy Moebius de Carvalho. Foi ela que, mesmo sob a pressão feita pelo governo de Hitler, ajudou inúmeros judeus a deixarem o país com vistos de permanência para o Brasil. Uma história pouco conhecida, vinda daquela que foi também a esposa do autor Guimarães Rosa.

    Dani Villar/PressPhoto

    "Peço permissão aos mestres para mostrar esta primeira tentativa", disse o diretor ao apresentar o filme no Palácio dos Festivais, ontem à noite. Na verdade Caco entrou no projeto quando ele já vinha sendo desenvolvido há três anos por Alessandra Paiva, que assina como codiretora. Foi ela quem teve a ideia de rodar um filme sobre Aracy, após ver matérias jornalísticas sobre seu falecimento, em 2011. "Não sabia absolutamente nada sobre Aracy quando fui convidado a dirigir", admitiu.

    Com Caco Ciocler também diante das câmeras, já que o filme assume a primeira pessoa na narrativa, Esse Viver Ninguém Me Tira torna-se uma experiência bastante pessoal para o diretor/ator. No decorrer do longa-metragem percebe-se a influência de Aracy junto a familiares e conhecidos de Caco, o que o surpreendeu bastante. Esta emoção da descoberta é refletida pelo filme, especialmente na cena pós-créditos onde conversa com o avô.

    Na coletiva realizada hoje à tarde, Caco Ciocler ressaltou o cuidado necessário para não utilizar o material de Guimarães Rosa, já que eles não tinham os direitos de exibição. "Nossa proposta inicial até era falar com as filhas de Guimarães, mostrar material dele, mas elas acharam que não cabia explorar uma questão tão íntima da família. Por outro lado, esta dificuldade acabou ajudando a melhorar o filme, no sentido de nos obrigar a falar de dona Aracy independente de Guimarães Rosa." Apesar de ser citado no documentário, o escritor apenas é visto em uma foto, onde aparece ao lado de dona Aracy. "Ficamos no limite do que era possível fazer sem ter os direitos de imagem dele. Porque nesta foto ele aparece ao lado dela, não é possível cortá-la", explicou o diretor.

    Apontado por muitos como sério candidato às premiações principais de hoje, Esse Viver Ninguém Me Tira percorrerá o circuito de festivais nacionais para depois ser exibido pela TV Cultura, ainda sem data definida. Não haverá lançamento nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top