Minha conta
    Eduardo Coutinho é homenageado no Oscar 2014

    Diretor brasileiro faleceu há pouco mais de um mês, vítima de um crime bárbaro.

    por Francisco Russo

    Em 2 de fevereiro de 2014, o meio cinematográfico brasileiro ficou em choque com a notícia da morte do diretor Eduardo Coutinho. Não apenas pelo falecimento, mas pelo modo como aconteceu: o documentarista foi morto pelo próprio filho, durante um surto causado pela esquizofrenia. Um mês depois, Coutinho foi lembrado durante a cerimônia de premiação do Oscar, sendo inserido entre os grandes nomes do cinema que faleceram em 2013 e no início deste ano.

    Vale lembrar que, ainda em 2013, o diretor brasileiro havia sido convidado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para integrar o grupo de eleitores do Oscar. Outro diretor brasileiro convidado na mesma época foi José Padilha, de Tropa de Elite e do atualmente em cartaz Robocop.

    Apesar da lembrança por Eduardo Coutinho, a tradicional sessão in memorian do Oscar 2014 trouxe algumas ausências consideráveis. A começar pelo diretor Alain Resnais, que faleceu há apenas dois dias, em 1º de março. Os atores Dennis Farina (O Resgate do Soldado Ryan) e Cory Monteith (Glee) também não foram mencionados.

    LEIA MAIS:

    Vida e obra de Eduardo Coutinho em 10 filmes

    Último filme de Eduardo Coutinho será concluído por João Moreira Salles

    12 Anos de Escravidão e Gravidade dominam o Oscar 2014

    10 melhores ganhadores do Oscar de melhor filme

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top