Vida e obra de Eduardo Coutinho em 10 filmes
De Francisco Russo ▪ domingo, 2 de fevereiro de 2014 - 23h00

Um dos maiores diretores brasileiros de todos os tempos faleceu em 2 de fevereiro, vítima de um crime bárbaro. Em reconhecimento, o AdoroCinema relembra nesta matéria especial 10 filmes marcantes de uma carreira construída apenas nos documentários e calcada na habilidade, respeito e sensibilidade ao ouvir o outro. Relembre, ou conheça, o cinema de Eduardo Coutinho.

anteriorPróxima
1 / 11

 

A história por trás de Cabra Marcado para Morrer é tão fascinante quanto o próprio longa-metragem, considerado por muitos como um dos principais filmes já feitos na história do cinema brasileiro. Eduardo Coutinho começou a rodá-lo em 1964, com não-atores e abordando a história real de um líder camponês assassinado a mando de latifundiários do Nordeste. Entretanto, com o golpe militar que implantou a ditadura no Brasil, tudo parou. Dezessete anos depois, o diretor reencontrou a viúva Elizabeth Teixeira e retomou o projeto. Na imagem acima é possível vê-la nos dois momentos abordados no longa-metragem.

Diante de tamanha dificuldade, Cabra Marcado para Morrer tornou-se um filme sobre o momento vivido pelo Brasil refletido em si mesmo. Ao invés de narrar o assassinato inicialmente previsto, o longa-metragem passa a acompanhar a busca pelas pessoas envolvidas com este evento. Exibido no Festival de Berlim, ganhou o prêmio FIPRESCI  e o prêmio Interfilm no Fórum do Novo Cinema.

 

anteriorPróxima

Recomendado para você

Ver comentários

Comentários

Trailers em Destaque
1917 Trailer (1) Legendado
20.188 visualizações
Jumanji: Próxima Fase Trailer Legendado
45.824 visualizações
Um Lindo Dia na Vizinhança Trailer (2) Legendado
889 visualizações
Luta por Justiça Trailer Legendado
5.407 visualizações
Um Espião Animal Trailer (1) Legendado
3.171 visualizações
Sonic - O Filme Trailer Original Legendado (1)
24.749 visualizações
Todos os trailers