Vida e obra de Eduardo Coutinho em 10 filmes
De Francisco Russo ▪ domingo, 2 de fevereiro de 2014 - 23h00

Um dos maiores diretores brasileiros de todos os tempos faleceu em 2 de fevereiro, vítima de um crime bárbaro. Em reconhecimento, o AdoroCinema relembra nesta matéria especial 10 filmes marcantes de uma carreira construída apenas nos documentários e calcada na habilidade, respeito e sensibilidade ao ouvir o outro. Relembre, ou conheça, o cinema de Eduardo Coutinho.

anteriorPróxima
1 / 11

 

A história por trás de Cabra Marcado para Morrer é tão fascinante quanto o próprio longa-metragem, considerado por muitos como um dos principais filmes já feitos na história do cinema brasileiro. Eduardo Coutinho começou a rodá-lo em 1964, com não-atores e abordando a história real de um líder camponês assassinado a mando de latifundiários do Nordeste. Entretanto, com o golpe militar que implantou a ditadura no Brasil, tudo parou. Dezessete anos depois, o diretor reencontrou a viúva Elizabeth Teixeira e retomou o projeto. Na imagem acima é possível vê-la nos dois momentos abordados no longa-metragem.

Diante de tamanha dificuldade, Cabra Marcado para Morrer tornou-se um filme sobre o momento vivido pelo Brasil refletido em si mesmo. Ao invés de narrar o assassinato inicialmente previsto, o longa-metragem passa a acompanhar a busca pelas pessoas envolvidas com este evento. Exibido no Festival de Berlim, ganhou o prêmio FIPRESCI  e o prêmio Interfilm no Fórum do Novo Cinema.

 

anteriorPróxima

Recomendado para você

Ver comentários

Comentários

Trailers em Destaque
Assista ao trailer de Cemitério Maldito
73.779 visualizações
Patrocinado
Vingadores: Ultimato Trailer Legendado
564.627 visualizações
O Último Lance Trailer Legendado
1.919 visualizações
O Ano de 1985 Trailer Legendado
1.326 visualizações
La Cama Trailer Legendado
5.673 visualizações
Sobibor Trailer Legendado
1.067 visualizações
Todos os trailers