Minha conta
    The Lunchbox é uma gostosa comédia romântica da Mostra SP

    Além dela, o nacional Jogo da Decapitações provocou o espectador com cenas fortes, enquanto O Grande Mestre, de Wong Kar-Whai, causou uma certa decepção. Confira os panoramas do quarto dia de maratona!

    por Roberto Cunha, em São Paulo

    Quarto dia de maratona e o dia foi intenso aqui em Sampa, com cinco filmes devidamente absorvidos ao longo do dia e, dessa vez, a boa surpresa veio da Índia, mas teve filme nacional forte, cutucando a sociedade brasileira. Veja um panorama desta segunda que passou e programe-se com as dicas das sessões futuras! ;)

    Muito bom :D The Lunchbox (Índia) - Uma pequena falha no tradicional (e "infalível") sistema de entrega de marmitas de Mumbai acaba provocando um encontro inusitado entre uma esposa triste, em busca do amor no casamento, e um viúvo deprimido, prestes a se aposentar do trabalho e também da vida. Isso porque a marmita que ela fez para o maridão, com um bilhete dentro, foi parar na mesa do tal funcionário público. Começa aí uma curiosa troca de "cartas", entre eles, em plena era do e-mail, mexendo com a vida de ambos. Escrito e dirigido por Ritesh Batra, The Lunchbox é uma gostosa comédia dramática e, por que não, romântica, trazendo à tona várias questões da vida cotidiana na Índia,  perfeitamente aplicáveis ao resto do mundo. Temas como a solidão, em suas variadas formas, os tempos modernos e a saudade do que já passou, permeiam essa trama, bem montada, que provoca a reflexão e nos lembra que "às vezes, o trem errado leva à estação certa". Imperdível! ;)

    Prêmios

    Festival de Cinema de Londres 2013 - Exibido na Seleção Oficial

    Olso Films from the South 2013 - Exibido na Seleção Oficial

    Reykjavik International Film Festival 2013 - Menção Especial

    Onde e quando

    Infelizmente, acabaram as sessões da Mostra SP, mas a boa notícia é que a Imovision já é a distribuidora em território brasileiro.

    Bom :) Bends (Hong Kong) - Com o intuito de driblar o controle de natalidade existente na China, o motorista Fai precisa arrumar uma maneira de levar sua esposa para Hong Kong, onde ele poderá nascer de maneira legal. O único problema é como atravessar a fronteira, sem dinheiro e um bom motivo. Enquanto isso, sua patroa Anna, casada com um homem rico e que levava uma vida nada frugal, vê sua rotina mudar drasticamente quando seu marido some de casa e o crédito dela vai sumindo. Filme de estreia de Flora Lau, Bends cria um bom clima de suspense neste drama, que revela de maneira franca a distância entre as classes sociais, na medida que aproxima as duas realidades, com destinos diametralmente opostos. Interessante.

    Prêmios

    Festival de Cannes - Exibido na Mostra Um Certo Olhar

    Onde e quando

    22/10 - 16:50 - CineSesc

    25/10 - 13:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2

    31/10 - 20:20 - Cine Sabesp

    Bom :) Os Apaches (França) - O jovem Azis, de origem árabe, trabalha com seu pai, fazendo serviço de caseiro em residencias ricas da Córsega. Rebelde como boa parte dos adolescente, ele decide levar um grupo de amigos para passar uma noite lá, mas outros aparecem no local e acabam roubando objetos, entre eles um rifle de colecionador. Pressionado por outros jovens, sob o comando de um poderoso homem da região, ele entrega uma parte do roubo, sem saber que faltava a arma. O problema agora é que os ladrões querem tirar o corpo fora antes que sejam descobertos e o jovem corre perigo. Primeiro longa de Thierry de Peretti, o roteiro de sua autoria faz uma incursão bastante crua e realista no universo dos jovens imigrantes, que sonham em ocupar um outro lugar na sociedade. Tocando na desgastada tecla das más companhias, Os Apaches mostra o quão perigosa pode ser a emergência dos jovens, sejam eles de qualquer nacionalidade, garantindo para o espectador relativa dose de suspense e espanto.

    Prêmios

    Festival de Cannes - Exibido na Quinzena dos Realizadores

    Onde e quando

    24/10 - 19:40 - CCSP - Sala Paulo Emílio

    Bom :) Jogo das Decapitações (Brasil) - Jovem de aproximadamente 30 anos (Fernando Alves Pinto), meio perdido, está às voltas com uma pesquisa de mestrado sobre o período da ditadura, época em que sua mãe (Clarisse Abujamra) foi presa e torturada. Enquanto ela luta por seus direitos de indenização e mantém um ONG, visando ajudar outros que passaram pela mesma situação, seu filho entra em contato com uma realidade do passado e do presente, como prisões arbitrárias, tortura nas cadeias, o sensacionalismo etc. Com direção e roteiro de Sergio Bianchi, o longa tem uma interessante conexão com os momentos atuais, de manifestações sem lideranças e objetivos, e também dá um senhora cutucada naqueles que fizeram o mesmo no passado, não perdoando classe social e, principalmente, os que insistem em não enxergar as contradições de muitos atos. Jogo da Decapitações é filme cabeça (sem trocadilhos), com cenas fortes e condições de entendimento.

    Prêmios

    Festival do Rio 2013 - Menção Especial para o ator Silvio Guindane.

    Onde e quando

    28/10 - 18:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2

    30/10 - 13:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2

    Regular :/ O Grande Mestre (China) - No final dos anos 1930, mestres da artes marciais viviam um conflito entre unificar as técnicas ou difundir seu próprio estilo. Ip Man (Tony Leung)era um legítimo e respeitado mestre do Sul da China e ao vencer um poderoso líder do Norte, acabou provocando a ira de sua herdeira (Zhang Ziyi), mas também uma espécie de amor. A situação muda quando um dos pupilos do antigo mestre do Norte se une ao exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial, promovendo um novo encontro de Ip e a jovem revoltada. Dirigido e escrito pelo cultuado Wong Kar-Wai, O Grande Mestre é um verdadeiro show de imagens, mas seu roteiro meio que se perde durante o espetáculo, tornando o entendimento da história bastante confuso, com alguma idas e vindas, além de uma série de frases de efeitos e nomes orientais, de complicada memorização. Baseado no homem que se tornou uma lenda por ter sido o mestre do lendário Bruce Lee.

    Prêmios

    Golden Rooster Awards 2013 - Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Direção de Arte.

    Shangai Film Critics Awards 2013 - Menção Honrosa.

    Oscar - Indicado por Hong Kong para concorrer ao Melhor Filme Estrangeiro.

    Festival de Berlim - Filme de abertura em 2013.

    Onde e quando

    26/10 - 18h00 - Cine Livraria Cultura 1

    27/10 - 21h50 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3

    28/10 - 21h30 - Espaço Itaú de Cinema - Pompeia 1

    29/10 - 19:10 - Reserva Cultural 1

    31/10 - 16:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4

    O Grande Mestre

    Matéria especial AdoroCinema na Mostra SP (atualizada diariamente!)

    Veja os destaques da Mostra Internacional de São Paulo

    LEIA MAIS

    O filme Olhos Frios surpreende na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

    Eduardo Coutinho e Park Chan-Wook vão debater com o público na Mostra SP

    O filme coreano Confissão de Assassinato é ação do começo ao fim

    Diretores premiados estão na seleção do Ciclo de Filmes Chineses

    Tensão e sedução temperam o radioativo Grand Central

    Começa a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    Marina Person indica os filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema São Paulo

    37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está com ingressos à venda

    Divulgados os filmes da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, abrirá a Mostra de São Paulo

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top