Minha conta
    Começa o Festival de Cannes

    Filmes de vários cantos do planeta serão exibidos no maior e mais charmoso dos festivais a partir de hoje.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Tem filme americano, africano, asiático, latino americano e, é claro, europeu. Tem estrela chegando, como Brad Pitt e Nicole Kidman, tem diretor homenageado, como Roman Polanski, e ainda filmes do agente secreto James Bond exibidos na praia, para todo mundo ver. Este é o Festival de Cannes 2012, que começa hoje prometendo atrair a atenção do meio cinéfilo até o próximo dia 27, data de seu encerramento. O AdoroCinema está lá, pronto para trazer notícias em primeira mão a você.

    Marilyn Monroe, homenageada do festival pelos 50 anos de sua morte, em destaque

    O festival de cinema mais famoso do planeta tem início com o novo filme do diretor Wes Anderson, Moonrise Kingdom, que conta com um elenco de peso: Bruce Willis, Edward Norton, Frances McDormand, Tilda Swinton e os dois atores prediletos do diretor, Bill Murray e Jason Schwartzman. Além de abrir o festival, o longa-metragem estará também na disputa pela cobiçada Palma de Ouro.

    Ainda entre os filmes made in Hollywood, serão exibidos na mostra competitiva Killing Them Softly, nova parceria entre Brad Pitt e o diretor Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford); The Paperboy, de Lee Daniels (Preciosa) e com Nicole Kidman, Zac Efron, John Cusack e Matthew McConaughey; Os Infratores, com Shia LaBeouf e Guy Pearce; Mud, com Reese Witherspoon e mais uma vez Matthew McConaughey; e o aguardado Na Estrada, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e estrelado por Kristen Stewart, Kirsten Dunst e Garrett Hedlund.

    Do lado francês, os competidores são De Rouille et d'Os, com Marion Cotillard; Holy Motors, de Leos Carax; Amour, de Michael Haneke; Like Someone In Love, de Abbas Kiarostami; e Você Não Viu Nada Ainda, de Alain Resnais. O país ainda participa como coprodutor de três longa-metragens: Cosmopolis (foto), dirigido por David Cronenberg e estrelado por Robert Pattinson; Post Tenebras Lux, do mexicano Carlos Reygadas; e The Angels' Share, do inglês Ken Loach.

    A África também marca presença na busca pela Palma de Ouro, concorrendo com o marroquino Baad el Mawkeaa, de Yousry Nasrallah. Já a Ásia surge com dois concorrentes vindos da Coreia do Sul: Taste of Money, de Im Sang-soo, e In Another Country, de Hong Sang-soo. Os demais integrantes da mostra competitiva são o italiano Il Grande Fratello, de Matteo Garrone; o romeno Beyond the Hills, de Cristian Mungiu; o russo V Tumane, de Sergei Loznitsa; o austríaco Paradies: Liebe, de Ulrich Seidl; e o dinamarquês Jagten, de Thomas Vinterberg.

    Apesar de não ter um filme na mostra competitiva, o Brasil marca presença em sessões paralelas. O país será homenageado neste ano, com as exibições de Xica da Silva e Cabra Marcado Para Morrer. A Música Segundo Tom Jobim, mais recente filme de Nelson Pereira Dos Santos, também será exibido, fora de competição. Três curtas nacionais estarão em mostras paralelas - O Duplo, de Juliana Rojas; Porcos Raivosos, de Leonardo Sette e Isabel Penoni; e Os Mortos-vivos, de Anita Rocha da Silva -, além de uma coprodução ao lado de Argentina e Espanha, Infancia Clandestina, de Benjamín Avila. Para completar, o diretor brasileiro Cacá Diegues será o presidente do júri da mostra Camera D'Or.

    O AdoroCinema está pela primeira vez presente na Croisette, pronto para trazer a você informações sobre estes eventos e ainda as novidades do que acontece por aqui. Aguarde, pois estamos apenas no começo.

    Para saber mais detallhes sobre os filmes que serão exibidos, confira nosso Guia do Festival de Cannes.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top