Meu AdoroCinema
Roman Polanski
facebookTweet
Atividades Diretor, Ator, Roteirista mais
Nacionalidades Francês, Polonês
Nascimento 18 de agosto de 1933 (Paris, França)
Idade 84 anos
63
anos de carreira
32
filmes e séries lançados

Biografia

- Sua ex-mulher Sharon Tate foi assassinada de forma brutal em 9 de agosto de 1969 por Charles Manson e integrantes do culto o qual liderava. Quando foi morta, Sharon está grávida de 8 meses do qual seria seu primeiro filho com Roman Polanski;

- Não vai aos Estados Unidos desde 1978, por ter sido condenado por estupro de uma garota de 13 anos de idade. Desde então Roman Polanski vive na Europa, para não ser preso.

Leia mais

Filmografia

Based on a True Story
Based on a True Story
Data de lançamento desconhecida
The Dreyfus Affair
The Dreyfus Affair
Data de lançamento desconhecida
A Pele de Vênus
A Pele de Vênus
24 de setembro de 2015
Seduzido e Abandonado - Os Bastidores de Cannes
Seduzido e Abandonado - Os Bastidores de Cannes
Data de lançamento desconhecida
Deus da Carnificina
Deus da Carnificina
7 de junho de 2012
Roman Polanski: A Film Memoir
Roman Polanski: A Film Memoir
Data de lançamento desconhecida
O Escritor Fantasma
O Escritor Fantasma
28 de maio de 2010
Caos Calmo
Caos Calmo
Data de lançamento desconhecida
Toda a filmografia Melhores filmes / séries Dê notas express para sua filmografia

Fotos

66 Fotos

Notícias

Roman Polanski vai rodar documentário sobre sua vida durante a Segunda Guerra Mundial
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
O controverso diretor tinha 9 anos na época do conflito.
Ex-atriz alemã acusa Roman Polanski de estupro
NOTÍCIAS - Personalidades
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
A alemã Renate Langer é a quarta mulher que faz uma queixa do tipo contra o cineasta, condenado por ter abusado de uma adolescente...
24 notícias sobre esta personalidade
Comentários
  • thito dantas

    grande polanski


    com certeza tem seu lugar na galeria dos melhores

  • Ronie Lucca

    Eu simplesmente sou fã da vida e obre desse cara, tem com seu estilo prórpio

  • Ronie Lucca

    feito escola no cinema, ele é e sempre será referência para novos e velhos cineastas.

  • Daniel Castro

    Daqui mil anos ainda falarão dele, por sua obra e claro, sua vida pessoal polêmica.

  • sofia

    Sou suspeita para falar de Polanski. Considero um dos melhores diretores de todos os tempos. Consegue combinar amor, ódio, comédia, política e suspense em todos os seus filmes. Se fosse para eleger um deles, seria o Inquilino, onde a sua atuação é simplesmente incrível!!!

  • agathe

    O ULTIMO PORTAL

    A obra filme de Roman Polanski o The Ninth Gote A Nona Porta ou como intitulo O Ultimo Portal, pois, é esse titulo que me indetifico mais, e que usarei para referenciar a obra. O filme foi adaptado do Livro de Arturo Pérez - Reverte O Clube Dumas. A historia se passa em um ambiente misterioso e intrigarante. Onde Johnny Depp o Deam Corso é, como dizemos aqui, um rato de sebo de livros. Seu trabalho é, descobrir livros raros para negociolos com uma margem muito alta de lucro. Deam tem uma fisionomia largada, desinteressada, mas tem um grande conhecimento de obras raras literárias. Ele freqüenta o meio mercham de livreiros e colecionadores, sendo na sua maioria, abastados e desequilibrados no sentido psicológico.
    Depp o Deam que enfiltra-se em universidades, onde se concentra a maioria de compradores de livros raros. Freqüenta as aulas de Frank Langella o Boris Balkam, um professor austero, egocêntrico e milionário. Boris um Pesquisador de culturas medievais, referentes a certos escritos anticristãos. Boris com toda a sua soberba de Doutor em historia antiga é um bom comprador de livros e cliente assíduo de Deam. Em uma dessas aulas Deam chaga atrasado e dorme durante a própria. Boris chama atenção de Deam, que não está nem aí, para aquelas teorias de demonologia. É quando Boris requisita Deam e apresenta a ele um livro intitulado: The Nine Gates of the Shadows, onde pagara uma fortuna - diz a Deam que foi o prório Diabo que escreveu o livro.
    Deam dá um sorriso debochado, mas logo se compõem, quando Boris diz a ele, que quer saber da autenticidade de seu livro, e que está disposto a pagar uma alta contia em dinheiro a ele, se ele pesquisar e garantir que seus exemplares autenticam. Deam muito esperto aceita, e diz que vai custar muito, pois, ele tem que ir a Europa para essa tarefa, já que existem mais dois exemplares. contando com exemplar de Boris três exemplares. A tarefa de Deam é confrontar essas três edições e tirar a prova final, descobrir qual a edição autenticam.
    O filme desvenda-se nessa procura do livro autêntico e mistério em torno do seu autor. Quanto a pessoas que detém os outros exemplares acreditam que nele contem uma rota, cominho que os leva a iluminação, a satisfação total de todos os desejos humanos. O que indicaria o livro, a partir de um ritual baseado em figuras ilustradas.
    O universo libidinoso é proposital, várias ordens secretas trabalham com a perspectiva de iluminação pela prática sexual. Não é à toa; que mulheres lindíssimas perpassam na tela seminuas a procura dessa dádiva. Polanski usa de toda sensualidade, requinte e vibração. Enquanto Emmanuelle Seigner sem apelação vai nos seduzindo, com seus olhos verdes, quase maldosos deixando o mistério ser desvendado.
    Ponlaski já havia trabalhado com essa perspectiva ocultista em O Bebe de Rosemary. Causando uma tensão, um terror ao público. Extraordinário o poder que Polanski tem, de entreter e criar um universo de conspiração ocultista. Em O Último Portal não é diferente, o clima tenso faz com que fiquemos vidrados na tela.
    O universo ocultista em que polanski se apóia em O Ultimo Portal, seja talvez, uma pesquisa sobre as sociedades secretas, em que ele subverte certos princípios para chamar a atenção do público. Ou seja, as figuras do livro são praticamente tiradas do Tarô, figuras milenares como; o enforcado, o louco, a torre e por aí vai. Ele não usa os vinte dois arcanos, inverte a ordem das figuras, coloca elementos como arcanos menores, por exemplo, o cavaleiro. Esses arcanos figuras vão traçando o caminho do iniciado até a iluminação.
    Outro fator interessante é a presença da garota, Emmanuelle Seigner, que acompanha o tempo todo Deam. Ela seria uma espécie de sacerdotisa dotada de poderes e capaz de encaminhar Deam a iluminação. A garota representa uma iluminada tirada de trechos de escritos sobre sociedades ocultas. Certas sociedades praticavam o Tantra, exercícios sexuais orientais. Essas sociedades trabalham o que chamam de A Mão Esquerda, incluindo combinações de números mágicos como a Cabala – porta – on = sol, significa o portal solar – caminho envolvendo a mulher a roda, considerado como esquerdo ou lunar aspecto da criação.
    A mulher escarlate, por exemplo: o numero de Tzivn, Zion a montanha sagrada e também o numero de pirâmides sob a noite de Pã que deve ser penetrada explorada atravez do mágico uso de elementos numerológicos, uma teoria ocultista do caos ou babylon, identificado com o verdadeiro senhor. O tantrismo e a maneira que os orientais têm para despertar a kundaline, uma energia adormecida na espinha e despertada pela prática sexual. A vagina da mulher representa a Deusa, enquanto que quando se chega ao êxtase, uni-se ao senhor. Praticamente o que acontece com Deam no filme.
    Como podemos ver não tem nada de satânico no filme, apenas práticas pagãs reprovadas pela igreja, em que ordens esotéricas ainda compartilham. O mérito de Polanski é justamente subverter essas informações e realizar uma trama muito bem amarrada, que nos deixa vidrado na tela. O bom gosto aliado à pesquisa, consegue realizar um filme mágico, que transforma nosso olhar diante da tela. Brilhante e contundente, Polanski esperamos que venham mais outras grandiosas cinematografias.
    Ass, Golon Byron

  • Dead Lucas

    Poxa, acho que o Polaski é um dos caras mais injustiçados desse meio lá nos States. O cara transou com a mina lá na década de 70 e ele nem sabia que não podia fazer sexo com menores nos EUA. Mas acredito que seu nome e genialidade é maior do que esse caso. Destaques para "Chianatown" e "O Pianista".

Mostrar comentários
Back to Top