Minha conta
    Esta obra-prima tem 20 anos e ainda é um dos filmes de desastre mais realistas já feitos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal enfrentam a ira da natureza nesta ficção que é inspirada em estudos reais sobre mudanças climáticas.

    O Dia Depois de Amanhã foi lançado nos cinemas há quase duas décadas, mas continua sendo uma referência no gênero de filmes de catástrofe, além de ser uma das obras cinematográficas de sucesso que alertou os espectadores sobre os perigos das mudanças climáticas.

    A história deste intenso longa-metragem concentra-se no climatologista Jack Hall (Dennis Quaid), que previu a chegada de outra Era Glacial, mas nunca pensou que isso aconteceria durante sua vida. No entanto, alterações climáticas imprevistas e violentas em escala global estão causando estragos em todo o planeta: inundações, granizo, tornados e temperaturas de magnitude sem precedentes.

    Jack tem pouco tempo para convencer o presidente dos Estados Unidos a evacuar o país para salvar milhões de pessoas em perigo, inclusive seu filho Sam, interpretado por Jake Gyllenhaal.

    IFC Center

    Com O Dia Depois de Amanhã, que impressiona pelo realismo (algumas das cenas em Nova Iorque são realmente impressionantes, por exemplo), o diretor alemão Roland Emmerich retorna ao gênero de filmes de catástrofes, que lhe rendeu seus maiores sucessos.

    Enquanto esta obra aborda as mudanças climáticas que causam estragos na Terra, em 1996 ele evocou uma invasão extraterrestre em Independence Day e, em 1998, confrontou Nova Iorque com um gigantesco lagarto verde em Godzilla.

    Para Emmerich, O Dia Depois de Amanhã é certamente um filme espetacular, uma noção inerente ao gênero, mas também tem uma dimensão humana. “Por mais grandiosos que sejam seus efeitos, é um drama humano que forma a espinha dorsal dessa história”, explica o cineasta.

    “Jack e seu filho Sam são personagens sensíveis e vulneráveis, atormentados por conflitos que tornam seu confronto com as forças da natureza ainda mais emocionante. O Dia Depois de Amanhã conta a história universal da luta do homem contra os elementos. É uma história heroica de sobrevivência e triunfo do espírito.”

    IFC Center

    Os eventos descritos em O Dia Depois de Amanhã são fictícios, mas plausíveis, de acordo com o produtor Mark Gordon. “Tomamos a liberdade de antecipar um pouco a chegada de uma Nova Era do Gelo, mas a teoria de que o aquecimento global poderia levar a mudanças climáticas repentinas está recebendo cada vez mais atenção”, observa ele.

    “Ninguém pode prever os efeitos finais da poluição por dióxido de carbono, mas alguns especialistas já a estão chamando de ‘o maior experimento científico incontrolável de todos os tempos’”, continua.

    No entanto, Mark Gordon, cuja análise é corroborada por um estudo publicado pelo Pentágono em 2004 (que destaca a possibilidade de uma mudança climática repentina causada pelo aquecimento global), enfatiza que “a rapidez da catástrofe” no filme não é realista.

    Mas não podemos deixar de pensar que algumas das imagens em O Dia Depois de Amanhã estão se tornando cada vez mais parte de nossas vidas diárias. Em um grau muito menor, é claro, mas ainda assim isso é assustador.

    O Dia Depois de Amanhã
    O Dia Depois de Amanhã
    Data de lançamento 28 de maio de 2004 | 2h 00min
    Criador(es): Roland Emmerich
    Com Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Emmy Rossum
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Star +

    O Dia Depois de Amanhã está disponível no Star+.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top