Minha conta
    As imprecisões científicas não conseguiram prejudicar este filme sobre o fim do mundo - e ele continua a ser um dos melhores
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Apesar das falhas, este é, hoje, um ícone do gênero.

    Com blockbusters inconfundíveis como Independence Day e Godzilla, Roland Emmerich conseguiu atrair verdadeiras multidões às salas de cinema nos anos 90 e se tornar muito mais do que um nome na indústria: ser considerado o pai definitivo do cinema blockbuster, como inspiração para tudo que o gênero viria a oferecer algum tempo depois. Quando alguém tenta acabar com o mundo na tela, é impossível não pensar em Roland Emmerich e nas referências ao seu cinema, como O Dia Depois de Amanhã, que vamos discutir aqui.

    No início dos anos 2000, Emmerich lançou dois de seus filmes de desastres mais famosos. Muitas vezes nos lembramos de 2012 , o filme de 2009 sobre a teoria do juízo final baseada no calendário maia, mas cinco anos antes o diretor nos deu o que costuma ser chamado de um de seus melhores filmes-catástrofe: O Dia Depois de Amanhã (2014), em que ele não só soube encenar o fim do mundo de forma impressionante, mas sobretudo soube criar uma tensão visual impressionante que se traduziu numa recepção muito boa por parte do público.

    20th Century Studios

    De mãos dadas com um drama familiar que Emmerich costuma combinar em seus filmes sobre o fim do mundo, em O Dia Depois de Amanhã, Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal interpretam um pai e seu filho, separados por milhares de quilômetros. Quaid é Jack Hall, um renomado cientista do clima que pesquisa o aquecimento global há algum tempo e tem certeza de que a Terra está se aproximando de uma era glacial. Segundo suas estimativas, o comportamento humano está afetando a Terra muito mais e, acima de tudo, mais rápido do que se pensava e, em questão de tempo, as mudanças climáticas começarão a alterar o planeta.

    Com os líderes mundiais negando as evidências, o caos finalmente se instala: furacões no Havaí, neve em Nova Delhi, tornados em Los Angeles, granizo gigante em Tóquio... No entanto, com o destino do mundo em suas mãos, Jack será dobrado para chegar a qualquer custo a Nova York, onde seu filho estava viajando e que acabara de ser atingido por um tsunami. Jack está convencido de que Sam ainda está vivo.

    É bem possível que, quase 20 anos após o lançamento do filme, você esteja muito mais familiarizado com a ameaça que as mudanças climáticas representam para o futuro da Terra e de todas as formas de vida que a habitam. No entanto, há duas décadas, O Dia Depois de Amanhã, de Emmerich, foi criticado por climatologistas que não hesitaram em apontar a longa lista de imprecisões que continha, por mais que se tratasse de um filme de ficção científica.

    O Dr. Andrew Weaver, um cientista climático canadense e político, afirmou que "o filme violou criativamente todas as leis conhecidas da termodinâmica", enquanto o Dr. Gavin Schmidt, um climatologista da NASA, foi rápido em comentar que o filme "me levou a me tornar um cientista público" para ajudar a combater falsas crenças. Entre os erros atribuídos a Emmerich, foram mencionados o fechamento repentino da circulação termohalina devido ao aquecimento global, considerado extremamente improvável, e o exagero na velocidade com que ocorre o resfriamento.

    Uma série de falhas que teriam sido polidas com um especialista em climatologista como orientador, mas que não impediram que o filme fosse uma bomba e que, hoje, é um ícone do cinema de desastres.

    O Dia Depois de Amanhã
    O Dia Depois de Amanhã
    Data de lançamento 28 de maio de 2004 | 2h 00min
    Criador(es): Roland Emmerich
    Com Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Emmy Rossum
    Usuários
    4,1
    Assista agora em Star +

    O Dia Depois de Amanhã está disponível no Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top