Meu AdoroCinema
2012
2012
Data de lançamento 13 de novembro de 2009 (2h 38min)
Direção: Roland Emmerich
Elenco: John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Amanda Peet mais
Gênero Ficção científica
Nacionalidade EUA
Ver o trailer
Usuários
3,4 1254 notas e 80 críticas
Adorocinema
3,5
notar :
0.5
1
1.5
2
2.5
3
3.5
4
4.5
5
Vou ver

Sinopse e detalhes

Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta.

Distribuidor SONY PICTURES
Ver detalhes técnicos
Ano de produção 2009
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 8 curiosidades
Bilheteria no Brasil 5 224 221 entradas
Orçamento 200 000 000 $
Idiomas Inglês, Francês, Mandarim, Russo, Português, Latim, Italiano
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Críticas AdoroCinema

3,5
Bom
2012

Cataclisma Mundial

por Francisco Russo
Os filmes catástrofe começaram a fazer sucesso nos anos 70, seguindo a fórmula de um elenco estelar para ofuscar os na época limitados efeitos especiais. Assim foi Terremoto, Aeroporto, Inferno na Torre e outros tantos. Nos anos 90 eles ressurgiram, sob nova fórmula: efeitos maravilhosos, onde praticamente tudo era possível, e um elenco nem tão conhecido assim. O que contrabalançou o orçamento, já que salários astronômicos deixaram de ser pagos em detrimento de um maior gasto com a parte técnica. Neste período, um diretor em especial se destacou: Roland Emmerich. Mas pode chamá-lo de "sr. destruição".Dos seis últimos filmes por ele dirigidos, apenas um não trazia como mote a destruição do mundo, ou de parte dele: O Patriota. De Independence Day a 10.000 A.C., seu trabalho sempre foi mais voltado às cenas de ação do que propriamente ao desenvolvimento de uma história. 2012 não é diferente...
Ler a crítica

Trailer

2012 Trailer Original 1:13
2012 Trailer Original
12 192 visualizações

Entrevista, making-of e cena

Interview 1 - English 8:39
Interview 1 - English
248 visualizações
Pela web

Elenco

John Cusack
Personagem : Jackson Curtis
Chiwetel Ejiofor
Personagem : Adrian Helmsley
Amanda Peet
Personagem : Kate
Oliver Platt
Personagem : Carl Anheuser
Ficha completa

Críticas de usuários

Sandro C.
Crítica positiva mais útil

por Sandro C., em 09/02/2019

5,0Obra-prima

Ótimo filme ! Já assisti várias vezes ! E não consigo não assistir quando vejo passando na porcaria da TV a cabo que só passa... Leia mais

Nada à ver
Crítica negativa mais útil

por Nada à ver, em 18/08/2018

2,5Regular

2012 é bem legal, mas tem um problema que pode fazer a nossa visão meio desconfortável, além da negação de usar o famoso... Leia mais

Todas as críticas de usuários
11% (9 críticas)
11% (9 críticas)
19% (15 críticas)
31% (25 críticas)
21% (17 críticas)
6% (5 críticas)
Você assistiu 2012 ?
80 Críticas de usuários

Fotos

69 Fotos

Curiosidades das filmagens

Mal entendido sobre o real fim do mundo

O título do filme refere-se ao calendário maia que, segundo cultura popular e certas religiões, prevê uma série de eventos apocalípticos. Contudo, também é dito que existe um grande mal entendido sobre o "real" fim do calendário neste ano, estendendo o mesmo para uma distância impensável até para o mais otimista dos ambientalistas.

Deslocamento dos pólos

Entre as previsões já citadas por vários teóricos sobre o fim do mundo, o deslocamento dos pólos foi usado em 2012.

Pela terceira vez

Em 2012, John Cusack e Amanda Peet trabalham juntos pela terceira vez. As outras foram em Identidade (2003) e Ensinando a Viver (2007).
8 curiosidades

Últimas notícias

Dicas do Dia: Velozes e Furiosos 8 e A Lenda de Tarzan são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
25 filmes que completam 10 anos em 2019
NOTÍCIAS - Visto na Web
domingo, 13 de janeiro de 2019
Já passou uma década desde que Avatar, A Proposta e Bastardos Inglórios chegaram aos cinemas. Sabia?
Dicas do Dia: Terceira temporada de Demolidor e O Bom Dinossauro são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Resident Evil 6: O Capítulo Final também está na programação.
16 Notícias e Matérias Especiais

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

Mais filmes similares

Comentários

  • Leo290385
    Vi muito alarde em cima desse filme e resolvi assistir, contudo o que encontrei foi um bom filme, nada mais que isso. O tema é interessante e original. As cenas tem efeitos especiais muito legais, mas não dá para deixar de dizer que são quase 3 horas de terremotos, tsunamis, mortes e pânico. Por causa disso considerei o filme extremamente repetitivo e sem grandes surpresas (algo que enfraquece a nota). É o filme inteiro gente fugindo para entrar numa arca e depois para ver se ela aguenta o tranco... Sem contar a família de "zé-ninguém" que consegue escapar... bastante forçado (poderiam tirá-los da trama que não fariam muita falta)! Não que eu ache o filme ruim ou fraco, mas certamente não me parece um grande "clássico" do cinema! OBS: Até parece que em meio a toda a destruição apresentada no filme alguém ia querer abrir a arca por causa dum apelo emotivo para salvar um grupo de pessoas que ia morrer (principalmente porque já tinha morrido uns 95% do população mundial. O que seria para eles umas centenas a mais, sendo que já tinham abandonado todo o resto do planeta?). Apenas um apelo sentimental para comover o público e aumentar a nota do filme. Só em filme mesmo...
  • Andr? M.
    Vale a pena ver so pelos efeitos especiais e as cenas de ação.
  • Bruno J.
    Filme Fodástico , Efeitos Especiais Impressionantes na resolução 1080p, pra mim um dos melhores de 2009, prende a atenção até o fim.
  • Rogerio S.
    Baixei esse filme achando que eu iria assistir algo totalmente clichê e puramente comercial, e eu terminei assistindo uma obra prima. Genial.
  • Gabriel P.
    esse filme foi sensacional além da historia os efeitos foram fantásticos ,começa com um solo sendo derrapado por um supermercado passou 2009,2010,2011 e chegou a 2012 quando sérios problemas vão se espalhando no núcleo e nas placas tectônicas,como os cientistas divugam quando ocorre sérios problemas no centro da terra provoca tsunamis furacões,vulcões e terremotos isso faz com que a terra entre em um apocalipse e o humano que se salve
  • tiago R.
    sensacional
  • Roberto Carlos M.
    assisti no domingo maior na tv globo, muito bom, história bem produzida, atuações bem convincentes, cenas de ação e efeitos visuais bem legais, dublagem nota dez.
  • Senhor Ivan!
    Eu mexia a cabeça não acreditando ser possível ver o que estava assistindo: girafas e elefantes pendurados sob as naves e voando nas montanhas nevadas para entrar na arca que quem-sabe-quando-alguém-fez-de-alguma-forma. Quando o protagonista escapa 9.999 vezes ileso de tamanhas tolices vc pensa “é possível que Hollywood ainda pense em fazer Mundos em Colisão?” O filme não é filme senão um videogame de efeitos especiais aceitando que 99% dos que assistem são retardados mentais. O pior é que o diretor alemão disse que os filmes que o inspiraram são Inferno na Torre, Aventura do Poseidon, etc, filmes de catástrofe onde os protagonistas realmente sofrem ou morrem e não há espaço para fugas tão irreais.Ainda traz as falhas atuações fim de mundo de John Cusack,Amanda Peet e do presidente Danny Glover.
  • Henrique Klein
    Eu não sei, eu gostei do filme, mas agora que ficou 100% claro que o mundo não vai acabar tão cedo (já não acreditava que o mundo acabaria em 2012 mesmo), fica difícil de ter uma opinião concreta. Bom filme, porém destruições muita desnecessárias ao ver agora, não?.
  • Fernando H.
    Efeitos especiais legais, mas o filme é de um exagero que chega ao ridículo.
Mostrar comentários
Back to Top