Minha conta
    A História no Cinema: Napoleão e outros filmes que retratam momentos históricos do passado
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    Grandes Guerras, Império Romano e outras épocas marcantes da história se tornaram enredo para muitos filmes disponíveis no Telecine.

    Há anos, a sétima arte é uma ferramenta aliada à educação, principalmente quando o assunto é ilustrar os eventos históricos que aconteceram nos mais de dois mil anos que o mundo existe. Figuras como Dom Pedro I, Catarina A Grande, Cleópatra e até Lady Di se tornam protagonistas de muitas produções audiovisuais que dão conta de relembrar momentos históricos ou até mesmo fantasiar sobre eles.

    O mês de novembro, inclusive, conta com o lançamento de Napoleão nos cinemas em 23 de novembro. O longa estrelado por Joaquin Phoenix, dirigido por Ridley Scott e roteirizado por David Scarpa, promete explorar a rápida ascensão do imperador francês além de pincelar um pouco de seu relacionamento com Josephine (Vanessa Kirby).

    Pegando embalo em produções que relembram momentos marcantes da história mundial, o AdoroCinema reuniu uma lista de filmes históricos imperdíveis. Os longas estão disponíveis no canal do Telecine dentro do Globoplay, pelo Prime Video Channels e também via operadoras de tv por assinatura. Confira a lista!

    Bastardos Inglórios

    Quando a França está ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, a fim de realizarem uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível.

    Do outro lado da história, Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste à cruel execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz). O episódio a faz fugir para Paris, onde se disfarça como dona de um cinema local enquanto planeja uma vingança. Com direção e roteiro de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios está disponível no Telecine.

    Bastardos Inglórios
    Bastardos Inglórios
    Data de lançamento 9 de outubro de 2009 | 2h 33min
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Gladiador

    Neste clássico do Império Romano, Maximus (Russell Crowe) é um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius (Richard Harris). Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus.

    Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus. Mas o general consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança. Com direção de Ridley Scott, você pode assistir Gladiador pelo Telecine.

    Gladiador
    Gladiador
    Data de lançamento 19 de maio de 2000 | 2h 35min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen
    Usuários
    4,7
    Assista agora

    Guerra Fria

    Durante o período da Guerra Fria que aconteceu em meados da década de 1950 entre a Polônia Stalinista e a Paris boêmia, o pianista Wiktor (Tomasz Kot) viaja em busca de canções que possam dar vida a um espetáculo que valorize a cultura polonesa. Durante a seleção dos cantores, Zula (Joanna Kulig) se destaca e eles acabam vivendo um romance.

    Em Guerra Fria, o casal vive um romance conturbado e repleto de idas e vindas que rendeu três indicações ao Oscar em 2019 e uma premiação no Festival de Cannes de 2018. O longa está disponível no Telecine.

    Guerra Fria
    Guerra Fria
    Data de lançamento 7 de fevereiro de 2019 | 1h 28min
    Criador(es): Pawel Pawlikowski
    Com Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora

    Os Melhores Anos de Nossas Vidas

    Al Stephenson (Fredric March), Fred Derry (Dana Andrews) e Fred Derry (Dana Andrews) são três veteranos que acabam de retornar da Segunda Guerra Mundial e decidem recomeçar suas vidas após os eventos traumáticos da batalha.

    Os Melhores Anos de Nossas Vidas acompanha os três soldados durante o período oscilante de adaptação a uma vida normal depois de estarem na linha de frente do combate. Com direção de William Wyler, este clássico do cinema está disponível no Telecine.

    A Lista de Schindler

    Oskar Schindler (Liam Neeson) viu na mão de obra judia, uma solução barata e viável para lucrar durante a guerra. Um alemão simpático e sedutor, comerciante no mercado negro. Sua simpatia e influência com o regime nazista permitiu que ele obtivesse autorizações para abrir uma fábrica.

    A Lista de Schindler apresenta a história deste comerciante que, com ajuda de seus assistentes, elaborou listas com nomes de prisioneiros judeus que se tornariam empregados em sua fábrica e assim salvos do Holocausto. A produção está disponível no Telecine.

    A Lista de Schindler
    A Lista de Schindler
    Data de lançamento 31 de dezembro de 1993 | 3h 15min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,8
    Assista agora

    A Viagem de Pedro

    No ano de 1831, o primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I (Cauã Reymond), embarca em uma viagem de volta à Europa no navio inglês Warspite em condições adversas. Após a abdicação do trono brasileiro, o imperador entra em uma profunda reflexão sobre seus erros e acertos desde que chegou ao país tropical em 1808 com 10 anos de idade.

    Apresentando um olhar intimista e delicado sobre a vida de Dom Pedro I, incluindo sua instabilidade emocional, pensamentos sobre sua sexualidade e a culpa de ter traído Portugal e de estar sem pátria. A Viagem de Pedro é um longa dirigido por e está disponível no Telecine.

    A Viagem de Pedro
    A Viagem de Pedro
    Data de lançamento 1 de setembro de 2022 | 1h 36min
    Criador(es): Laís Bodanzky
    Com Cauã Reymond, Vitória Guerra, Rita Wainer
    Usuários
    2,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    *Parceria paga com Telecine.

    ***

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top