Minha conta
    No streaming: Este filme de ação épico do diretor de Duro de Matar é perfeita para fãs de Vikings
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Um espetáculo histórico sombrio e sangrento, encenado pelo mestre diretor por trás de clássicos como Duro de Matar, Predador e Caçada ao Outubro Vermelho.

    O 13º Guerreiro é baseado no romance Eaters of the Dead do autor best-seller norte-americano Michael Crichton (Jurassic Park, Westworld) e foi dirigido por John McTiernan. A história de aventura histórica é inspirada na saga heroica anglo-saxônica Beowulf e em um relato de viagem do enviado abássida do século X, Ahmad Ibn Fadlān.

    As críticas à O 13º Guerreiro foram em sua maioria negativas em 1999 e o filme, que era extremamente caro e produzido de forma elaborada para a época, também fracassou impiedosamente nas bilheterias.

    O espetáculo de ação ainda tem seguidores leais e barulhentos até hoje. Isso é demonstrado pelas inúmeras avaliações e comentários dos usuários aqui no AdoroCinema. Fãs de ação calorosa e marcial, mas também com um toque atencioso ao estilo de Vikings Vikings, os Conquistadores e O Homem do Norte deverão se divertir muito com a obra.

    A trilha sonora do filme também é um deleite especial. A partitura monumental puramente orquestral do compositor de Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas, Jerry Goldsmith, combina surpreendentemente com poderosos hinos heroicos nórdicos no estilo de Richard Wagner, com sons arabescos orientais divertidos e melancólicos.

    Touchstone Pictures

    O que não deveria funcionar nesta combinação resulta numa mistura fascinante que não só complementa a ação no seu longa de uma forma absolutamente harmoniosa, mas até a enriquece consideravelmente. Esta trilha sonora é definitivamente um dos destaques da carreira do vencedor do Oscar.

    O 13º GUERREIRO: QUAL É A HISTÓRIA?

    Bagdá em 922 DC: O estudioso e poeta Ahmad Ibn Fadlān (Antonio Banderas) caiu em desgraça na corte do califa após um passo em falso romântico. Como punição, o governante faz dele um diplomata e o envia para os confins do mundo então conhecido. Lá ele deverá fazer contato com os povos bárbaros do norte e abrir novas rotas comerciais.

    Acompanhado pelo velho Melchisidek (Omar Sharif), amigo de seu falecido pai, Ahmad conhece um grupo de vikings liderados por Buliwyf (Vladimir Kulich) perto do Volga. Depois de protegerem a dupla do ataque tártaro, os árabes juntam-se aos novos conhecidos. Então, chega uma mensagem de que o assentamento dos homens está ameaçado por um monstro lendário e eles partem para lá.

    Uma antiga lenda diz que este monstro só pode ser derrotado por um grupo de 13 guerreiros, o último dos quais não pode ser um Nórdico. Na ausência de outras alternativas, Ahmad, completamente inexperiente em operações de combate, relutantemente concorda em ser este 13º guerreiro. E assim os amigos enfrentam corajosamente seu inimigo aparentemente esmagador.

    O QUE ACONTECEU COM O DIRETOR JOHN MCTIERNAN?

    Clássicos do cinema como Duro de Matar, O Predador, Caçada ao Outubro Vermelho e também sucessos de bilheteira como O Último Grande Herói, Thomas Crown - A Arte do Crime e Duro de Matar - A Vingança – a filmografia do diretor John McTiernan certamente pode ser descrita como impressionante.

    Na melhor das hipóteses, McTiernan foi um dos poucos diretores que conseguiu competir com as estrelas diante de suas câmeras em termos dos honorários que cobravam. Por exemplo, ele conseguiu receber um salário de impressionantes cinco milhões de dólares para O Último Grande Herói.

    No entanto, o nova-iorquino tem a reputação de ter um caráter bastante difícil. Ao longo de sua carreira, houve repetidos relatos de diferenças (às vezes tangíveis) com atores e, ainda mais frequentemente, com produtores ou representantes de estúdios.

    Durante o trabalho em O 13º Guerreiro, houve um grande estresse entre McTiernan e o escritor/produtor Michael Crichton. Isso levou até mesmo este último a excluir o colega da edição final e a refazer várias cenas do filme, estando ele mesmo na cadeira do diretor.

    Touchstone Pictures

    Em 2006, McTiernan foi preso por fazer declarações falsas intencionalmente ao FBI. O cineasta fez com que Charles Roven, produtor de seu filme Rollerball, fosse grampeado ilegalmente para poder pressioná-lo durante as discussões e até mesmo excluí-lo, se necessário.

    No entanto, ele negou isso às autoridades até que se provasse o contrário. Após vários recursos, McTiernan foi condenado a um ano de prisão em 2010, que finalmente começou a cumprir em 2013. Sua ex-esposa também o denunciou por vigilância ilegal. Ademais, ele foi a tribunal por uma declaração de falência aparentemente fraudulenta.

    Tudo isso contribuiu para que o outrora aclamado diretor não fizesse um filme desde o thriller com John Travolta, Violação de Conduta. Em 2017 dirigiu um pequeno comercial para um videogame, mas, desde então, voltou a haver silêncio no rádio quando se trata de projetos realizados.

    De tempos em tempos, há relatos ocasionais de novos compromissos por parte do americano, mas não houve resultados concretos até agora. Se algum dia veremos novamente um longa-metragem do mestre da ação se torna cada vez mais duvidoso a cada ano.

    O 13º Guerreiro está disponível no catálogo do Star+.

    O 13º Guerreiro
    O 13º Guerreiro
    Data de lançamento 22 de novembro de 2021 | 1h 52min
    Criador(es): John McTiernan, Michael Crichton
    Com Antonio Banderas, Dennis Storhoi, Vladimir Kulich
    Usuários
    3,4
    Assista agora em Star +

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top