O Grande Hotel Budapeste
Ótimo
O Grande Hotel Budapeste

Uma estadia irresistível

por Lucas Salgado
Uma das mais equivocadas críticas que se pode fazer do cinema de Wes Anderson é dizer que é só estética e com pouca história. Isso pode ter acontecido aqui acolá (vide A Vida Marinha com Steve Zissou), mas obras como Três É Demais, Os Excêntricos Tenenbaums, O Fantástico Sr. Raposo e Moonrise Kingdom mostram que este não é o caso e que o diretor tem muito a dizer. Felizmente, O Grande Hotel Budapeste entra neste último grupo.O novo longa gira em torno de um velho escritor (Tom Wilkinson) que decide contar a história do tempo que passou no Grande Hotel Budapeste, quando ficou conhecendo o dono do local (F. Murray Abraham), que lhe contou a história de como virou dono do lugar. Sim, temos uma história dentro de uma história dentro de outra história. O espectador, no entanto, não precisa ter medo de ficar confuso, pois tudo flui de forma muito natural, seja a mudança de narrador, seja a pas...

• Mafra W.

Estou ansioso por esse filme!
    A critica foi enxuta, mas deixa bem claro que a película tem muito potencial.
    Acredito que esse trabalho possa ecoar na próxima temporada de premiações...

• Marcia D.

o filme é excelente!

• Mafra W.

Já vi, e concordo.
    Wes Anderson é de uma criatividade singular, e consegue transpor toda sua engenhosidade a seus trabalhos.
    Me surpreendi com a veia cômica de Fiennes...

• isabellaroga

Amei! Filme bem cuidado e divertido, com bela reconstrução de época e elenco espetacular! Bela diversão!

• Maur?cio C.

Excelente filme.

• andre.amorim

Que Filmaço!

Sou fã de Wes Anderson desde os Excêntricos Tenenbauns e Grande Hotel Budapeste me surpreendeu bastante. A construção de um anteparo lúdico-histórico como elemento estético central do filme foi realmente um achado. Esta talvez seja a principal característica de Wes Anderson, um preciosismo estético que pode ser notado claramente na direção de arte e na fotografia. Se há na narrativa cômica uma leveza inerente as comédias, isto não se nota na concepção artística do filme, a estética surge como fruição histórica, como desdobramento desta em diversas cenas memoráveis.

Este filme me fez contradizer a frase dita por Audrey Tautou no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Não são tempos difíceis para os sonhadores.

Recomendadíssimo

• rogerio.sjrp

É, meu caro...cinema bom é pra poucos! Já já sai o Velozes e Furiosos 7 pra vc achar legal.

• rogerio.sjrp

A história acontece desde a primeira cena. Na verdade o enredo é mais de uma história, uma dentro da outra, como uma boneca russa, que foi o que o diretor se dispôs a fazer. A projeção da imagem da tela deixa claro qdo é uma história e qdo é outra pelo formato da tela. Os diálogos são muito bem escritos e os atores os executam muito bem seus papeis. O figurino e fotografia são impecáveis.

Uma pena que alguns só assistem filmes com os olhos. Filmes bons é preciso o uso do cérebro também.

• Djochuan S.

Filme Bom... Fotografia, Montagem, Roteiro, Elenco, Figurino e Maquiagem, Direção de arte , todos esses critérios, PERFEITOS.
    Porem pra mim, The Grand Budapest Hotel me deu uma primeira impressão de sonolência no inicio, após ate que me prendeu um pouco e somente no final me surpreendeu.

Como dito "Primeira Impressão", assistirei o filme novamente, agora com um olhar diferente.
    Minha primeira nota seria 4/5.

• Djochuan S.

Então vc não assistiu Chaplin.
    Cara um conselho!!! Assista, sinta, olha cada detalhe dos filmes, desse que eu considero Gênio do cinema... pode ter certeza que vc vera muita mais que um filme antigo.
    Assista " Tempos Modernos", " O Circo" e " O Grande Ditador", cara vc vai se apaixonar, Carlitos Leva a cada um desses filmes um tipo de "Sermão" para sociedade, tanto antiga quanto contemporânea.

• J?nior S.

Wes Anderson finalmente vingando no OSCAR....