Minha conta
    8 filmes infantis do século XXI que já se tornaram clássicos do cinema
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Disney, Dreamworks e Studio Ghibli são alguns dos estúdios de animação mais renomados do mundo.

    Dreamworks/Studio Ghibli

    Animações infantis fazem muito sucesso até para quem não é mais criança. Sendo um passatempo para se reconectar com a criança interior ou assistir com filhos, sobrinhos ou primos, as animações infantis estão presentes independente.

    Ganhando cada vez mais reconhecimento no mundo e nas críticas de cinema, as animações infantis são um modo de mostrar valores e histórias para aqueles que assistem, além de ser uma fonte de representação, como foi o caso de Encanto, onde seguimos a história de uma família latino-americana, ou então Red - Crescer é uma Fera, sobre uma menina entrando na puberdade.

    Encanto

    O AdoroCinema fez uma lista de oito animações infantis lançadas desde os anos 2000 que já são clássicos do cinema e que todos deveriam assistir.

    Estamos considerando animações com classificação indicativa LIVRE ou até 10 anos de idade

    Up - Altas Aventuras (2009)

    Pixar/Walt Disney Studios

    Dublado por ninguém mais, ninguém menos do que Chico Anysio, Up - Altas Aventuras é um clássico do cinema e da Pixar. Seguimos Carl, um velhinho rabugento que tem como propósito da sua vida ir para o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela, como uma promessa que tinha feito junto com sua falecida esposa, Ellie. Mas, quando tudo está pronto para fazer sua casa voar com a ajuda de milhares de balões a hélio, Russel, um escoteiro acaba ficando na sacada da casa sem Carl saber e os dois partem para uma aventura.

    O longa fará as lágrimas correrem nos rostos de adultos e as crianças se divertirem com o pássaro gigante ,Kevin, e um cachorro (na verdade, vários) falante.

    Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018)

    Sony Pictures Animation

    Para aqueles que são fãs de super-heróis, Homem-Aranha: No Aranhaverso, que já tem sequência confirmada, é uma parada necessária no universo do cinema. Seguindo a história de Miles Morales (Shameik Moore), um menino que acabou de ganhar seus poderes aranha, ele deve consertar uma fenda no aranhaverso e levar todas variantes de “homem-aranha” de volta ao seus lugares e ainda salvar a cidade do Rei do Crime.

    Não apenas a animação é linda, o longa ainda conta com uma trilha-sonora própria com cantores como Post Malone, Swae Lee, XXXTentacion, Jaden Smith e entre outros.

    Shrek 2 (2004)

    DreamWorks

    Dizem que toda a sequência é melhor do que o primeiro filme, e isso se trata obviamente de Shrek 2. Personagens carismáticos? Temos. Músicas icônicas? Temos. Biscoito gigante de gengibre com grito de Godzilla? Temos. Tudo que possa imaginar tem em Shrek 2.

    Uma sátira aos filmes da Disney virou um clássico do cinema, e ainda garante uma mensagem final: você pode encontrar o amor verdadeiro, não importa sua aparência. Igual Fiona e Shrek, mesmo tomando uma poção mágica que os transformou em humanos, o casal preferiu ficar em sua forma de ogro.

    Ponyo (2008)

    Studio Ghibli

    A Viagem de Chihiro (2001) talvez seja um dos filmes mais conhecido do Studio Ghibli, mas escolhemos Ponyo por ter uma história mais leve e divertida - e talvez porque Chihiro possa ter elementos aterrorizantes como o No Face e a transformação dos pais de Chihiro em porcos.

    Uma releitura de A Pequena Sereia, Ponyo conta a história de Sosuke, um garoto que resgata um peixe, mas mal sabia ele que o peixe é uma das filhas de um poderoso mágico e então ela se transforma em humana para ficar ao lado dele.

    Uma história poderosa sobre como os humanos podem viver com a natureza sem destruí-la.

    Os Incríveis (2004)

    Pixar/Walt Disney Studios

    Uma família tão normal pode ser extraordinária. A família Pêra não é igual às outras, todos da casa tem um poder. Beto e Helena são super-heróis aposentados e têm três filhos: Flecha, Violeta e Zezé. Mas nunca conseguiram se encaixar em uma sociedade que abomina os “supers”, sempre tendo que mudar de cidade para evitar qualquer desastre. Mesmo assim, Beto e seu amigo Lúcio (codinome Gelado) ainda sentem falta dos “velhos tempos”. É aí que o Sr. Incrível é convocado por uma pessoa misteriosa que colocará sua família inteira atrás dele.

    Uma história de família para a família, onde cada integrante da equipe tem poderes que refletem suas personalidades. Se Os Incríveis já não é um clássico por conta da história, pode se tornar por conta da infame Edna Moda e do professor português Bernardo Braga (Guilherme Briggs).

    O longa ganhou sequência em 2018.

    Como Treinar Seu Dragão (2010)

    Dreamworks

    Os dragões sempre foram vistos como criaturas maléficas e selvagens, mas Soluço vê isso de outra forma. Filho do chefe de uma aldeia viking, Soluço sempre tentou se encaixar nos padrões, mas sempre teve algo diferente.

    É então tentando ser um viking que ele derruba um dos dragões mais temidos, o Fúria da Noite. Machucando-o e vendo que ele não consegue voar, Soluço acaba o adotando e fazendo um dispositivo que possa fazer o dragão Banguela voltar a voar. Mesmo assim, seu pai e toda a aldeia ainda acreditam que os dragões são perigosos.

    O longa foi indicado ao Oscar, assim como os outros dois longas, lançados em 2014 e 2019, que seguem a vida de Soluço e Banguela enquanto crescem juntos.

    Coraline (2009)

    Pandemonium Films

    Toda lista é digna de um filme de terror (ou com elementos de terror). Coraline se encaixa exatamente por isso. Com classificação indicativa de 10 anos, essa animação segue Coraline, uma garota que acha uma porta que a leva para um mundo mágico, onde todos tem seus olhos substituídos por botões. Mas como nem tudo são flores, um mal a segue e quer roubar seus próprios olhos e aprisioná-la neste mundo.

    Inspirada no conto de Neil Gaiman, a animação marcou todos que assistiram e certamente já é um clássico de terror infantil que é propenso a assistir no Halloween.

    Coco - A Vida é uma Festa (2017)

    Pixar/Walt Disney Studios

    “Lembre de mim…” Sim, lembraremos! Coco - A Vida é uma Festa disputou o Oscar e ganhou duas estatuetas, uma de Melhor Animação e outra por Melhor Canção Original.

    Seguimos Miguel Rivera, um menino que vive em uma família grande no México e tem o sonho de virar músico, assim como seu tataravô. Porém, desde que ele deixou sua tataravó para cuidar sozinha dos filhos e nunca mais voltou, há uma regra que nenhum Rivera pode tocar em um instrumento. É então que no Dia de los Muertos Miguel acaba indo para o Mundo dos Mortos procurar seu antepassado para conseguir sua benção.

    Com temas sobre a família, cultura mexicana e aceitação própria, a história de Miguel é necessária.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top