Minha conta
    Copa do Mundo da FIFA Catar 2022: Um filme para cada país presente na competição
    20 de nov. de 2022 às 11:01
    Lucas Berretta
    Lucas Berretta
    -Community Manager
    Jornalista apaixonado pela crônica. É aficionado por reality show, adora se aventurar pela história do cinema, rir com The Office e se encantar com os filmes de Wong Kar-Wai.

    Em clima da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, separamos os filmes para representar cada país que está presente na mais famosa competição de futebol do mundo.

    A bola vai rolar… e o cinema não pode parar!

    Um dos maiores eventos do mundo está prestes a começar: A Copa do Mundo da FIFA! A famosa competição acontece a cada quatro anos, desde a primeira edição em 1930 no Uruguai. Vale ressaltar que as edições de 1942 e 1946 não aconteceram por conta da Segunda Guerra Mundial.

    Este ano, a bola rola no Catar, o palco sede da 22ª edição do torneio. Durante pouco menos de um mês, as 32 seleções classificadas disputam a tão sonhada taça de campeã mundial! Contudo, não podemos esquecer que num ambiente com tantas nações há uma pluralidade cultural imensa. Desde a atual campeã França com suas diversas escolas cinematográficas, até mesmo o cinema sul coreano que tem ganhado o mundo recentemente, como foi o caso de Parasita em 2020.

    Por isso, o AdoroCinema preparou uma lista de 32 filmes, sendo que cada longa representa um país presente na Copa do Mundo. Todas as obras selecionadas foram produzidas ou co-produzidas pelo país respectivo.

    Grupo A: Catar - Divinas | Divines - 2016

    Divulgação

    Divinas conta a história de uma comunidade verdadeiramente carente, em que o tráfico local se confunde com a religião. Dounia (Oulaya Amamra), uma jovem que mora na comunidade, decide tentar vencer na vida, seguindo os padrões do lugar onde mora: ou seja, ela pretende se tornar uma traficante. Seu objetivo é ser tão reconhecida e poderosa quanto Rebecca (Jiska Kalvanda), uma traficante local. Para isso, ela terá a ajuda de Maimouna (Déborah Lukumuena), sua melhor amiga. No entanto, a verdade é que Dounia não sabe onde está se metendo.

    Grupo A: Equador - Em nome da filha | En El Nombre de La Hija - 2011

    Divulgação

    Em nome da filha se passa no verão de 1976: Manuela (Eva Mayu Mecham Benavides), de nove anos, e seu irmão mais novo Camilo (Markus Mecham Benavides) passam as férias com seus avós, que administram uma fazenda nos Andes do Equador. Sua avó católica conservadora (Juana Estrella) insiste que Manuela seja batizada e adote o nome religioso que todas as mulheres da família carregam há gerações. Tendo internalizado os princípios de seu pai, ateu e comunista, Manuela se recusa a exibir a tradição familiar. A briga pelo nome muda sua relação com a família para sempre...

    Grupo A: Senegal - Garota Negra | La Noire De… - 1966

    Divulgação

    Em Garota Negra, a senegalesa Diouana (Mbissine Thérèse Diop) vai para a França em busca de uma vida melhor e acaba aceitando trabalhar como babá na casa de uma família. Mas, aos poucos, ela vai se tornando uma empregada doméstica, o que faz com que ela precise repensar toda a sua vida.

    Grupo A: Holanda - A Excêntrica Família de Antonia | Antonia's Line - 1996

    Divulgação

    Em A Excêntrica Família de Antonia, uma matriarca relembra momentos marcantes de sua vida e os curiosos personagens com quem conviveu. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a independente Antonia (Willeke van Ammelrooy) voltou à cidade natal acompanhada da filha. Assim teve início uma saga familiar que atravessou gerações.

    Grupo B: Inglaterra - Eu, Daniel Blake | I, Daniel Blake - 2016

    Divulgação

    Em Eu, Daniel Blake, após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solo de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

    Grupo B: Irã - Táxi Teerã | Taxi - 2015

    Divulgação

    Neste falso documentário Táxi Teerã, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema

    Grupo B: Estados Unidos - Top Gun: Maverick - 2022

    Divulgação

    Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.

    Grupo B: Gales - Under Milk Wood - 2015

    Divulgação

    Em Under Milk Wood, os moradores de Llareggub, uma comunidade fictícia no País de Gales, tem como atividade compartilhar histórias de ficção com os que visitam a aldeia. Mas os poemas revelam o caráter e a rotina de seus moradores, como Capitão Cat (Rhys Ifans) que revive seus tempos de marinheiro e Polly Garter (Charlotte Church) que vive ansiando por seu amante morto. O longa é uma adaptação de um radio drama feito pelo poeta gales Dylan Thomas em 1954.

    Grupo C: Argentina - Argentina, 1985 - 2022

    Divulgação

    Baseado em fatos reais, Argentina, 1985 se inspira na história de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe, responsáveis por processar militares da ditadura argentina, num evento conhecido como Julgamento das Juntas. Com Strassera e Ocampo enfrentando a influência das pressões políticas e militares, o Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamado "causa 13".

    Grupo C: Arábia Saudita - O Sonho de Wadjda | Wadjda - 2012

    Divulgação

    Em O Sonho de Wadjda, a garota tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

    Grupo C: México - Roma - 2018

    Divulgação

    Cidade do México, 1970. Em Roma, a rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais. Filme vencedor de 3 Oscars, inclusive rendeu o prêmio de melhor direção para Alfonso Cuarón.

    Grupo C: Polônia - A Fraternidade É Vermelha | Trois couleurs - Rouge - 1994

    Divulgação

    Em A Fraternidade É Vermelha, quando Valentine (Irene Jacob) atropela um cachorro e busca o dono do animal, ela conhece um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant) que escuta os telefonemas dos seus vizinhos. Os dois, então, constroem uma estranha amizade que mudará a vida de ambos. O filme faz parte da trilogia do diretor polonês Krzysztof Kieslowski que aborda as três cores e os lemas da bandeira francesa.

    Grupo D: França - Canções de Amor | Les chansons d'amour - 2007

    Divulgação

    Em Canções de Amor, o jovem jornalista Ismaël (Louis Garrel) namora Julie (Ludivine Sagnier), que convida sua amiga Alice (Clotilde Hesme) para morar com o casal. Os três passam a andar juntos pela cidade de Paris, festejar e dividir momentos de intimidade na cama. Apesar de todo entusiasmo, o relacionamento à três vai gerar algumas crises de ciúmes. A vida de cada vértice deste triângulo amoroso vai mudar radicalmente após uma tragédia.

    Grupo D: Austrália - Priscilla a rainha do deserto | The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert - 1994

    Divulgação

    Em Priscilla, a rainha do deserto, as drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.

    Grupo D: Dinamarca - Speak no Evil | Gæsterne - 2022

    Divulgação

    Em Speak no Evil, durante as férias na Toscana, uma família dinamarquesa rapidamente se torna amiga de uma família holandesa. Meses depois, quando chega um convite incentivando a família dinamarquesa a visitar os holandeses em sua casa de campo, eles não hesitam em planejar uma fuga rápida. Mas o que começa como uma reunião idílica logo muda à medida que os anfitriões testam cada vez mais os limites de seus hóspedes. Agora os dinamarqueses se encontram presos em uma teia de sua própria polidez, tentando entender se seus novos amigos são apenas excêntricos ou escondem algo deles.

    Grupo D: Tunísia - A Bela e os Cães | Aala Kaf Ifrit - 2017

    Divulgação

    Em A Bela e os Cães, uma festa de estudantes, Mariam, uma jovem da Tunísia, acaba se encontrando com o olhar misterioso de Youssef. E, poucas horas depois, começa a vaguear nas ruas em estado de choque, iniciando naquele momento uma longa noite, em que terá que lutar pelo respeito de seus direitos e dignidade. O problema é que, enquanto tenta isso, estará ao lado dos seus algozes.

    Grupo E: Espanha - Mães Paralelas | Madres Paralelas - 2021

    Divulgação

    Em Mães Paralelas, duas mulheres, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Janis, de meia idade, teve a gravidez planejada e já se sente preparada e eufórica para ser mãe. Ana, adolescente, engravidou por acidente e sente medo do que está por vir, além de estar assustada, arrependida e traumatizada. Ao dividir não só o mesmo quarto de hospital, como também esse momento tão transformador e intenso de suas vidas, elas constroem um vínculo muito profundo e esse encontro por acaso pode mudar a vida de ambas para sempre, como um forte laço unido pela maternidade.

    Grupo E: Costa Rica - Clara Sola - 2021

    Divulgação

    Clara Sola se passa em um vilarejo remoto na Costa Rica. Clara (Wendy Chinchilla Araya), uma mulher retraída de 40 anos, experimenta um despertar sexual e místico ao iniciar uma jornada para se libertar das repressivas convenções religiosas e sociais que dominaram sua vida com culpa e medo. Tudo isso para que então possa se tornar a mestre de sua sexualidade e poderes recém-descobertos.

    Grupo E: Alemanha - Corra, Lola, Corra | Lola rennt - 1998

    Divulgação

    Em Corra, Lola, Corra, Manni (Moritz Bleibtreu), o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe, Ronnie, um perigoso criminoso. Desesperado, Ronni telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai (Herbert Knaup), que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim, sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o namorado.

    Grupo E: Japão - Drive My Car | Doraibu mai kâ - 2021

    Divulgação

    Em Drive My Car, adaptado de um conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma mulher muito bonita, porém também uma roteirista com muitos segredos, com que divide sua vida, seu passado e colaboração artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas perguntas sem respostas.. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele conhece e tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem motorista, com quem é obrigado a conviver. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

    Grupo F: Bélgica - Jeanne Dielman | Jeanne Dielman 23, Quai Du Commerce, 1080 Bruxelles - 1975

    Divulgação

    Três dias na vida de Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), uma mulher ainda jovem, porém viúva, que mora com o filho adolescente. A rotina enfadonha e a clareza de pequenos gestos e detalhes dessa mulher que cuida da casa enquanto o filho está na escola e se prostitui ocasionalmente. A junção do sufocamento pela rotina com o fato dela atender aos clientes em casa conduzem Jeanne a um trágico final.

    Grupo F: Canadá - Mamã | Mommy - 2014

    Divulgação

    Em Mamã, Diane Després (Anne Dorval) é surpreendida com a notícia de que seu filho, Steve (Antoine-Olivier Pilon), foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado a cafeteria local e, com isso, provocado queimaduras de terceiro grau em um garoto. Os dois voltam a morar juntos, mas Diane enfrenta dificuldades devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes o torna agressivo. Os dois apenas conseguem encontrar um certo equilíbrio quando a vizinha Kyla (Suzanne Clément) entra na vida de ambos.

    Grupo F: Marrocos - Édipo Rei | Edipo Re - 1967

    Divulgação

    Édipo Rei é baseado na tragédia clássica de Sófocles. Édipo (Franco Citti), herdeiro do trono de Tebas, foi abandonado ao nascer em um deserto, por conta de uma previsão do Oráculo anunciando que o menino seria responsável pela morte de seu pai e se deitaria com sua mãe. Édipo é encontrado por um casal de camponeses que o criam. Porém, durante sua juventude, se encontra com o mesmo Oráculo que o conta seu destino infeliz. Sendo assim, ele foge de seus pais camponeses, acreditando serem seus verdadeiros pais, em direção à Tebas.

    Grupo F: Croácia - Murina - 2021

    Divulgação

    Em Murina, acompanhamos a história de Julija (Gracija Filipovic), uma menina de treze anos que viaja com Nela (Danica Curcic), sua mãe, para passar um final de semana no Mar Adriático, na Croácia. O seu relacionamento com Ante (Leon Lucev) é bastante problemático, fazendo com que ela tente substituir o seu pai por Javier (Cliff Curtis), um outro homem que conhece ao longo da estadia no local. Era para ser um final de semana tranquilo, entretanto, a viagem acaba sendo marcada por muito velejo, sexo e violência.

    Grupo G: Brasil - Marte Um - 2022

    Divulgação

    Em Marte Um, a família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

    Grupo G: Sérvia - Réquiem para Sra. J. | Rekvijem za gospodju J - 2017

    Divulgação

    Em Réquiem para Sra. J., a protagonista (Mirjana Karanovic) passa seus dias desolada. Viúva e desempregada, ela se sente cansada e solitária, mesmo morando com suas duas filhas e sua sogra. Entendiada, decide cometer suicídio, mas antes precisa resolver algumas tarefas importantes, como preparar sua lápide ao lado do finado esposo.

    Grupo G: Suíça - Minha Vida de Abobrinha | Ma Vie De Courgette - 2016

    Divulgação

    Em Minha Vida de Abobrinha, Icare, um sensível menino de nove anos, é deixado pela polícia em um orfanato depois que sua mãe falece. Deslocado neste novo universo, ele aos poucos começa a se relacionar com as outras crianças e descobre o significado de amizade e confiança. Esse delicado filme foi indicado ao Oscar de melhor animação e conquistou plateias ao redor do mundo.

    Grupo G: Camarões - Irmãs da Lei | Sisters In Law - 2005

    Divulgação

    Irmãs da Lei conta a história de duas mulheres, Kumba e Sonita, que se unem para enfrentar os terríveis acontecimentos que marcaram suas vidas. Abusos, maus-tratos, violações foram algumas das situações que marcaram sua infância e juventude. Agora, depois de vários anos, eles tentarão salvar a vida de mulheres que se encontram em situações semelhantes.

    Grupo H: Portugal - Juventude Em Marcha - 2006

    Divulgação

    Em Juventude em Marcha, o imigrante de Cabo Verde em Portugal, Ventura, de 75 anos, trabalhou por anos como operário e, agora aposentado, pensa que seus dias de descanso finalmente chegaram. Mas, vivendo em uma Lisboa pós Salazar, ele vê seu bairro, Fontainhas, ser totalmente destruído pelo governo português, acabando assim com o sentimento de unidade da comunidade imigrante.

    Grupo H: Gana - O Destino de Amina | Azali - 2019

    Divulgação

    Em O Destino de Amina, Amina é uma jovem menina que vive com a mãe e a avó. O pai a abandonou ainda cedo e sua avó quer casá-la com um homem bem mais velho que ela, para que se torne a quarta esposa dele. Sua mãe a manda para uma outra cidade esperando que ela terá uma vida melhor. Ela faz amizade com Seidu, um homem com quem viaja junto. Porém ela decide se prostituir após falhar em vários empregos, algo que Seidu não aprova.

    Grupo H: Uruguai - Whisky - 2004

    Divulgação

    Em Whisky, Jacobo (Andres Pazos), um homem de 60 anos, vive sozinho desde a morte de sua mãe. Desde então, sua única alegria na vida é a pequena fábrica de meias que possui. Marta (Mirella Pascual) é seu braço direito na fábrica, onde trabalha como supervisora. Marta e Jacobo possuem uma espécie de dependência mútua, apesar dos assuntos entre eles sempre ficarem em torno de trabalho. Até que. um dia, Herman (Jorge Bolani), o irmão de Jacobo, avisa que irá a Montevidéu para participar da matzeiva, uma celebração judaica para a colocação da pedra do túmulo em até um ano após a morte de uma pessoa. Herman não vai a Montevidéu há mais de 20 anos, tendo faltado até mesmo ao funeral de sua mãe, sendo que também tem uma pequena fábrica de meias, localizada no Brasil. A visita desperta em Jacobo a velha competição existente entre os irmãos, que faz com que ele faça a Marta uma proposta inusitada: que ela seja sua esposa durante a visita de Herman.

    Grupo H: Coreia do Sul - Decisão de Partir | Heojil Kyolshim - 2022

    Divulgação

    Em Decisão de Partir, Hae-joon (Park Hae-il), é o mais jovem inspetor do departamento de polícia de Busan. Nos fins de semana, ele vive em uma cidade litorânea enevoada com sua amada esposa, mas durante a semana na cidade ele é tão dedicado ao seu trabalho que faz vigias todas as noites em vez de dormir. Mas, sua vida começa a se complicar quando o corpo de um alpinista é encontrado na base de uma montanha rochosa íngreme. O principal suspeito é a viúva do homem, Seo-rae (Tang Wei), uma bela imigrante chinesa que não parece nem um pouco chateada com sua morte. Mas, como poderia Seo-rae, uma cuidadora adorada por seus clientes idosos, ser a principal suspeita do assassinato... Ela não poderia ter cometido assassinato, poderia?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top