Ryan Coogler é um cineasta estadunidense mais conhecido por seu trabalho como diretor dos aclamados longas da Marvel Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022). Coogler nasceu na cidade Oakland, no estado da Califórnia. Após se formar em Economia e Finanças em 2007, Coogler entrou num programa de pós-graduação em Cinema e Artes Cinematográficas, formando-se em 2011.
Em 2013, escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, o drama Fruitvale Station: A Última Parada, estrelado por Michael B. Jordan, ator com quem firmaria uma firme parceria criativa. A trama é baseada numa história real e acompanha as 24 horas da vida de Oscar Grant, jovem assassinado por um policial na estação de trem de Fruitvale, em Oakland, no ano de 2009. O longa foi exibido na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio Melhor Filme de Estreia.
Em 2015, Coogler lança seu segundo filme, o drama esportivo Creed, um spin-off da franquia Rocky que, mais tarde, se tornaria uma trilogia. O longa acompanha o filho de Apollo Creed, Donnie (Michael B. Jordan), em sua trajetória para se tornar um lutador profissional de boxe como seu pai.
Como produtor, Coogler esteve envolvido tanto nas sequências de Creed, quanto na cinebiografia de Fred Hampton dirigido por Shaka King, Judas e o Messias Negro(2021). Seu nome também está creditado como co-roteirista e produtor da animação Space Jam: Um Novo Legado.
Em 2025, Coogler lançou seu quinto longa, o aclamado Pecadores, um filme de horror sobrenatural com o qual negociou um contrato inédito de direitos autorais com os estúdios da Warner Brothers. A trama aborda temas já presentes nas outras obras de Coogler, como identidade e experiência afro-americana e ancestralidade. Na história, dois irmãos gêmeos retornam para sua cidade natal no Mississippi com o objetivo de abrir um clube de blues para a comunidade negra local. O que não esperavam era que forças sobrenaturais entrassem no caminho desse ambicioso projeto.