Estado civil

Nome de nascimento

Leonardo Wilhelm DiCaprio

Nacionalidade
Americano
Nascimento 11 de novembro de 1974 (Hollywood, Los Angeles, Califórnia, EUA)
Idade
50 anos

Biografia

Leonardo DiCaprio foi encorajado a explorar seu lado artístico ainda na primeira infância, quando com cinco anos de idade começou a participar de comerciais e programas educativos. Após ter dificuldades para encontrar um agente (um empresário chegou a sugerir que ele mudasse de nome), DiCaprio estreou no cinema no filme de terror de baixo orçamento Criaturas 3 (1991). Sua performance chamou a atenção dos produtores da série Growing Pains e a projeção na TV o levou a viver seu primeiro grande papel na sétima arte, o adolescente rebelde Toby em O Despertar de Um Homem (1993). Aos 18 anos de idade, o jovem ator contracenou com Robert De Niro e Ellen Barkin. A atuação do então novato impressionou os críticos num filme que conta a história de um adolescente e seu padrastro abusivo. No mesmo ano, ao lado de Johnny Depp, DiCaprio interpretou um garoto com problemas mentais no drama Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993). O filme retratava uma família problemáticas com algumas doses de comédia e foi um sucesso de público e crítica, rendendo diversos prêmios menores para DiCaprio e suas primeiras indicações ao Oscar e Globo de Ouro.

Após conquistar a reputação de ator talentoso, DiCaprio se envolveu com mais projetos ambiciosos, como Diário de um Adolescente (1993), em que interpreta um promissor atleta juvenil que se envolve com drogas e prostituição, e Rápida e Mortal (1994), faroeste com Sharon Stone, Gene Hackman e Russell Crowe. O inquestionável estrelato mundial veio nos anos seguintes. Ele protagonizou ao lado de Claire Danes a adaptação de Baz Luhrmann da clássica peça de Shakespeare em uma versão moderna no romance Romeu + Julieta (1996). O filme teve uma boa recepção do público, especialmente entre os jovens, conquistando indicações e prêmios no MTV Movie Awards, BAFTA e Oscar (indicado na categoria Melhor Direção de Arte).

Porém, todo a repercussão de Romeu + Julieta foi sublimada pelo massivo sucesso mundial de Titanic. Vivendo mais uma trágica história de amor, DiCaprio interpretou um homem pobre de 20 anos que embarca no Titanic e se apaixona por uma mulher da classe A, interpretada por Kate Winslet. O filme de James Cameron se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, sendo superado em 2010, pelo trabalho seguinte de Cameron (Avatar), além de ter conquistado 11 estatuetas no Oscar de 1998. O

filme transformou Leonardo DiCaprio em uma celebridade de primeiro escalão, repleto de fãs ao redor do mundo (o momento chegou a ser chamado de "Leo-Mania"). "Eu nunca mais vou conseguir chegar a esse nível de popularidade e isso não é algo que eu vou tentar conquistar novamente", afirmou o ator sobre este fenômeno de fama colossal.

Em sua carreira pós-Titanic, Caprio fez uma pequena ponta em Celebridades (1998), filme de Woody Allen que ironicamente satiriza a cultura hollywoodiana, e estrelou O Homem da Máscara de Ferro (1998) e A Praia (2000), de Danny Boyle. Nenhum desses filmes foi um grande sucesso, tanto com a crítica quanto com o público.

Depois da virada do século, Leonardo DiCaprio recuperou o prestígio com a crítica ao protagonizar Prenda-me Se For Capaz, filme de Steven Spielberg que une drama e comédia para contar a história do falsário Frank Abagnale Jr. Em seguida, DiCaprio se uniu a mais um diretor de renome e iniciou uma longa e frutífera parceria com Martin Scorsese. Ao todo, os dois uniram forças criativas em Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010) e Os Lobos de Wall Street (2013). Ao todo, os filmes da dupla Scorsese-DiCaprio faturaram quase US$ 1 bilhão (sem contar com a bilheteria do ainda inédito Os Lobos de Wall Street). Do ponto de vista crítico, os quatro primeiros filmes dessa colaboração receberam 26 indicações ao Oscar, faturando 9 estatuetas no total, inclusive a de Melhor Diretor e Melhor Filme (Os Infiltrados), prêmios até então inéditos na carreira de Scorsese.

Depois de ser indicado por Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador e O Aviador, DiCaprio conquistou sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo trabalho em Diamante de Sangue (2006). Além disso, DiCaprio manteve a tradição de trabalhar com diretores consagrados, como Ridley Scott, em Rede de Mentiras (2008); Sam Mendes, em Foi Apenas um Sonho (2008), onde voltou a contracenar com Kate Winslet; Clint Eastwood, em J. Edgar (2011); Christopher Nolan, na bem sucedida ficção científica A Origem (2010); e Quentin Tarantino, no faroeste estilizado Django Livre (2012).

DiCaprio continuou consolidado no mundo de Hollywood, após sua últma parceira com Scorcese, o ator seguiu para uma adaptação do livro O Grande Gatsby, atuando como o papel do milionário no filme de 2013. No ano seguinte, DiCaprio conseguiu seu primeiro prêmio no Oscar, após várias nomeações no qual perdeu. O Regresso (2015) lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em Filme, e é claro que o ator ficou bem emocionado. No longa, DiCaprio se preparou bastante antes de interpretar o personagem principal, além de aprender suas línguas de índigenas nativos dos EUA, além de aprender técnicas de cura natural, o ator ainda teve que comer o fígado cru de um bisão, além de dormir em carcassas de animais e sofreu hipotermia durante.

Seus próximos anos serviram de aprendizado e de recuperação pelo extraordinário trabalho no filme que lhe rendeu um Oscar. DiCaprio produziu e narrou algumas produções, dentre elas um documentário da Netflix sobre como a indústria da carne prejudica o meio ambiente.

Voltou em 2019, ao lado de Brad Pitt e Margot Robbie, ao interpretar um falido ator de faroeste numa Hollywood de outro universo dos anos 1960. No filme, Era Uma Vez em... Hollywood, Brad Pitt e DiCaprio salvam Sharon Tate de seu assassinato pelo culto de Charles Manson. 

Em 2021, DiCaprio agregou ao elenco de peso no filme da Netflix, Não Olhe Para Cima, onde ele e a personagem da atriz Jennifer Lawrence são dois astronômos que descobrem que um meteoro vai atingir o planeta. O elenco ainda conta com Timothée Chalamet, Meryl Streep, Cate BlanchettJonah Hill e entre outros. Por conta do longa, DiCaprio conseguiu uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia/Musical. 

Seus projetos futuros contam com filmes como: Killers of the Flower Moon e The Crowded Room

Primeiras aparições nas telas

imagem de Santa Barbara
Santa Barbara
Data de lançamento desconhecida
imagem de Roseanne
Roseanne
Data de lançamento desconhecida
imagem de Growing Pains
Growing Pains
Data de lançamento desconhecida

Seus melhores filmes e séries

Carreira em destaque

41
Tempos de carreira
8
Premiações
41
filmes
4
Series
40
Indicações
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 48 %
Suspense : 25 %
Biopic : 16 %
Ação : 11 %

No AdoroCinema:

Trabalhou bastante com