Minha conta
    Travessia: Gloria Perez explica papel da tecnologia na trama e antecipa spoiler de algo "jamais tratado na teledramaturgia"
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Vem aí!

    Em pouco menos de um mês, o remake de Pantanal dará espaço para Travessia, novela de Gloria Perez. Como se espera de uma trama conduzida pela autora de O Clone, América, A Força do QuererSalve Jorge e Caminho das Índias, o folhetim vai se debruçar sobre importantes questões contemporâneas, assuntos que estão em debate neste exato momento.

    A trama começa com uma deep fake (inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) produzida aleatoriamente e divulgada nas redes sociais por um grupo de jovens, em Portugal. Do outro lado do mundo, no Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa (Lucy Alves). Uma montagem de brincadeira, mas extremamente prejudicial, que fará a protagonista percorrer uma complexa jornada para recuperar sua identidade e ter sua vida de volta.

    Travessia: Chay Suede revela as maiores diferenças entre Domênico e Ari

    Durante a coletiva de imprensa realizada na semana passada, a escritora abordou o uso da tecnologia na história de maneira criativa para fazer o público refletir sobre as consequências do uso de recursos digitais.

    "Como em todos os meus trabalhos, eu gosto muito de olhar a sociedade, como nos comportamos hoje, através dos avanços da tecnologia. Porque cada tecnologia nova reproduz dramas novos, possibilidades novas para a humanidade. Então é disso que se trata a trama”, explicou Gloria.

    Ela continua: “Nós tivemos um grande avanço tecnológico que permite que todas as pessoas interajam entre si, o mundo fica pequeno porque podemos nos comunicar e fazer nossa voz chegar em qualquer lugar. Mas como usar isso? Acho que é sobre isso que as pessoas vão refletir bastante. Por exemplo: nós vamos falar, e por isso temos a delegada Helô (Giovanna Antonelli), de todas as novas modalidades de crimes, de coisas que se pode fazer através dessa coisa tão incrível, tão boa, tão mágica, que é a internet. Acho que é sobre isso que as pessoas vão refletir.

    Jade Picon explica como lida com críticas após escalação em Travessia: “Não vai impedir de viver meu sonho"

    Além da tecnologia, outros desdobramentos serão destacados durante a narrativa, como o uso de fake news e a própria deep fake, ações que impactam a vida das pessoas de maneira drástica.

    “Tem uma outra reflexão importante que a novela traz que é a robótica. O homem e a inteligência artificial. Como é que se dá isso? Quais são os conflitos que surgem a partir dessa coisa que tem facilitado tanto a nossa vida que é a inteligência artificial? Esse é outro ponto”, revela.

    Por fim, ela conclui com um pequeno spoiler: “Vamos ter outras coisas que não posso dizer agora, outros assuntos, que vão resgatar essas fake news que dão ponto de partida na novela, mas que é um assunto que não dá pra falar. Será uma grande virada na novela e também um assunto que jamais foi tratado na teledramaturgia. Aí deixo a provocação com vocês, tentem descobrir!”

    Travessia tem estreia marcada para 10 de outubro.

    Travessia
    Travessia
    Data de lançamento 2022-10-10
    Séries : Travessia
    Com Lucy Alves, Chay Suede, Romulo Estrela
    Usuários
    2,9
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top