Minha conta
    Torto Arado: Livro vencedor do Prêmio Jabuti vai virar série pela HBO Max com diretor de O Cheiro do Ralo
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Sob direção de Heitor Dhalia, gravações da produção começam em 2023.

    Um dos livros nacionais mais importantes dos últimos anos, Torto Arado vai ganhar uma adaptação. O trabalho de Itamar Vieira Junior será transformado em série pela HBO Max, serviço de streaming que chegou em solo brasileiro em junho do ano passado e, desde então, tem selado compromisso em conduzir diversas produções locais. 

    O projeto será comandado por Heitor Dhalia, diretor de O Cheiro do Ralo e responsável por alguns episódios de Arcanjo Renegado. O cineasta detém os direitos de adaptação da obra. A equipe de roteiristas é formada por cinco mulheres negras, entre elas Luh Maza, Renata Di Carmo, Maria Shu e Viviane Ferreira.

    Iluminadas: Conheça o livro que deu origem à série estrelada por Wagner Moura e Elisabeth Moss

    O diretor explicou ao jornal Folha de S. Paulo que a decisão de levar a trama "de muita densidade" ao universo das séries se deve à "era de ouro" da linguagem. "É o formato contemporâneo, o que o espectador atual está querendo consumir", disse ao veículo. "O Itamar não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições."

    "Enquanto estávamos fechando o contrato, o tamanho de Torto Arado mudou", explicou o cineasta ao jornal. "Conquistou corações e mentes de uma geração. E, de repente, aquela nossa adaptação virou uma grande responsabilidade."

    A história de Torto Arado

    "O Torto Arado, para além da história que narra, sugere um universo muito rico de imagens e sensações das entranhas do País. Adaptar a obra de Itamar Vieira Junior tem sido um grande prazer e um desafio. São personagens fortes em um Brasil pouco retratado no audiovisual. A série segue a narrativa do livro e o percurso das irmãs Bibiana e Belonísia desde a infância até a vida adulta, no sertão da Bahia. Nela, estas vozes permanecem, ganham vida e se multiplicam ampliando o universo do texto. Os episódios estão sendo escritos por roteiristas talentosas, afinadas e que, realizando um trabalho autoral, mantém viva a essência da obra de Itamar. Este processo de desenvolvimento já conta com um sólido e emocionante material", explica Dhalia, idealizador do projeto.

    Na história, a infância das irmãs Belonísia e Bibiana é marcada por um acidente com uma faca, no qual a primeira perde a língua e a segunda passa a ser a voz da outra. Nem mesmo o tempo ou a distância serão capazes de impedir que elas se unam novamente em uma luta de gerações: o direito à terra.

    Não é Game of Thrones nem O Senhor dos Anéis, mas esta série parece boa e pode ser a surpresa da HBO Max

    Dhalia já encara o projeto como uma série de três temporadas, que deve reproduzir os três atos da obra. Ainda não há previsão de estreia para a produção, mas as filmagens estão confirmadas para 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top