Minha conta
    O que significa Peaky Blinders? Conheça a história por trás do nome da série com Cillian Murphy
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Peaky Blinders é uma das séries mais populares da atualidade e tem inspiração em uma verdadeira gangue criminosa de Birmingham.

    Peaky Blinders é uma das séries mais populares da atualidade e se prepara para sua sexta e última temporada. Ao logo dos episódios, acompanhamos o protagonista Thomas Shelby, interpretado pelo ator Cillian Murphy, e seus irmãos como parte integrante dos Peaky Blinders, uma gangue de criminosos em Birmingham que controla a cidade com seus negócios ilegais. Para quem não sabe, essa história retratada na produção é inspirada em uma verdadeira gangue criminosa, mas o que significa Peaky Blinders?

    Peaky Blinders
    Peaky Blinders
    Data de lançamento 2013-09-12 | min
    Séries : Peaky Blinders
    Com Cillian Murphy, Natasha O'Keeffe, Paul Anderson
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    O que significa Peaky Blinders?

    Os Peaky Blinders eram uma gangue de jovens criminosos de Birmingham, Inglaterra, que ficou ativa do final do século 19 ao início do século 20. O principal objetivo deles era ocupar terras e uma de suas maiores distinções era o modo elegante de se vestir, bem incomum para o crime organizado da época.

    Segundo o historiador Carl Chinn, autor de um livro sobre a gangue intitulado The Real Peaky Blinders, o mais provável era que eles fossem chamados assim por usarem chapéus pontudos (conhecidos por lá como "peaky"), provavelmente para esconder o rosto, e serem considerados com boa aparência / estilosos ("blinders", na gíria da cidade de Birmingham). Existe ainda uma lenda bastante comentada de que o nome Peaky Blinders estaria relacionado com as navalhas que eram colocadas dentro de suas boinas, usadas como armas afiadas contra os inimigos, sendo capazes de cegar ou fazer cortes nas testas. 

    Porém, a pesquisa de Carl mostrou que é bastante improvável que esses gângsteres usem lâminas de barbear em seus bonés e que o nome provavelmente veio apenas dos chapéus pontudos que eles escolheram usar. “Quanto às lâminas de barbear? Eles estavam apenas começando a chegar a partir da década de 1890 e eram um item de luxo, muito caro para serem usados ​​pelos Peaky Blinders. E qualquer homem duro diria que seria muito difícil obter direção e poder com uma lâmina de barbear costurada na parte macia de um boné", comentou o historiador em entrevista para o Birmingham Mail. 

    Peaky Blinders: Conheça a história real por trás da série e as principais diferenças para a produção

    Qual é a história da série Peaky Binders?

    Em Peaky Blinders, Thomas Shelby (Cillian Murphy) e seus irmãos retornam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e os Peaky Blinders, a gangue de criminosos da qual ele é líder, controlam a cidade com mãos de ferro, construindo um império que vai desde corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos até parcerias secretas com os russos. Mas as ambições de Shelby se estendem para além de Birmingham, e ele não vai deixar que ninguém atrapalhe seus planos de se tornar um dos homens mais poderosos do Reino Unido. À medida que sua família se destaca nos negócios, novas alianças se formam, bem como novas e perigosas rivalidades. Ao mesmo tempo que vive as transformações políticas, econômicas e sociais do início do século 20, Shelby precisa lidar com os traumas de seu próprio passado - que parecem atormentá-lo diariamente.

    De acordo com o criador Steven Knight, a ameaça da Segunda Guerra Mundial vai ser o mote de tudo o que acontece na última temporada de Peaky Blinders. Uma das principais tramas será a continuidade da batalha de Thomas Shelby em sua oposição ao fascismo, na figura de Oswald Mosley (Sam Claflin). O líder dos Peaky Blinders planejou o assassinato do fascista por meses na 5ª temporada, mas acabou fracassando no último episódio. Então, ele deve sofrer ameaças e até mesmo correr risco de vida.

    A 6ª temporada de Peaky Blinders estreia no começo de 2022, ainda sem data oficial. Enquanto isso, as cinco temporadas estão disponíveis no catálogo da Netflix.

    Peaky Blinders: Quando se passa cada temporada da série? Entenda a linha do tempo
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top