Minha conta
    Crise nas Infinitas Terras: Como os finais das temporadas de Arrow e The Flash preparam terreno para o crossover

    Alerta de spoiler - e muitas especulações!

    O 'Arrowverse' nunca mais será o mesmo. No final de 2019, começará 'Crise nas Infinitas Terras', o aguardado crossover que pretende adaptar um dos maiores arcos das HQs nas telinhas. Preparando terreno, os finais das atuais temporadas de ArrowThe Flash ajudaram a orientar seus personagens na direção dessa trama, já trazendo consequências trágicas para ambas.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de acontecimentos recentes de Arrow e The Flash. Leia por sua conta e risco.

    'Crise nas Infinitas Terras' consiste na união de vários heróis para enfrentar um vilão que deseja destruir todas as Terras. O Monitor (LaMonica Garrett) surgiu em 'Elseworlds', como uma espécie de teste antes da chegada de tal ameaça. No crossover de 2018, Oliver (Stephen Amell) fez um misterioso acordo, a fim de salvar as vidas de Barry (Grant Gustin) e Kara (Melissa Benoist), que estavam se sacrificando pelo planeta. Em seguida, Kate/Batwoman (Ruby Rose) avisa sobre a presença de Pirata Psíquico no Arkham Asylum, um vilão bem animado com o possível fim do multiverso (e que aparece na crise das HQs).

    Todo mundo atualizado? Ok, então vamos (tentar) listar os recentes acontecimentos do 'Arrowverse' numa ordem cronológica. Filha de Barry e Iris (Candice Patton), Nora/XS (Jessica Parker Kennedy) voltou no tempo para impedir o desaparecimento do herói na crise — algo já citado desde o piloto de The Flash. Num futuro sem o apoio do pai velocista, a jovem acabou sendo manipulada por Eobard Thawne/Flash Reverso (Tom Cavanagh) a construir uma nova linha do tempo.

    Tragicamente, o final da 5ª temporada mostrou que essa mudança culmina na morte heroica de XS, que aceita as consequências de mexer com o tempo ao destruir a perigosa adaga de Cicada (Sarah Carter). A partir deste ponto, o destino mudou de tal forma que a 'Crise nas Infinitas Terras' foi antecipada de 2024 para 2019, como mostra o jornal de Gideon. E se Barry realmente desaparece nessa luta, não dá tempo para Nora nascer, o que provoca sua existência sendo apagada. Logo, o possível retorno de alguma versão da jovem (talvez finalmente tendo um irmão gêmeo como nas HQs?) segue incerto, dependendo do destino de Flash nessa luta.

    Outro empecilho que abre espaço para tal arco é a fuga de Flash Reverso na finale, já que era a arma de Cicada que garantia sua prisão em 2049, no futuro conhecido por Nora. Assim, o vilão está livre para brigar com Barry na 'Crise nas Infinitas Terras', cujo desaparecimento acontece numa "explosão de luz" durante o confronto com Thawne, como aponta o jornal de Gideon (Nas HQs, o velocista amarelo ainda lídera um time de demônios na treta, mas não sabemos se isso vai acontecer na TV!). Estamos diante de uma linha temporal diferente daquela contada do piloto, e até mesmo do futuro conhecido em 2049, mas parece que tal aspecto não mudou. Tanto que Eobard fala "até a próxima crise, Flash" no recente episódio.

    Ao mesmo tempo, algo que não deve mudar muito é o visual da guerra. Tanto nas HQs como em 'Elseworlds', raios vermelhos apontavam o surgimento dos problemas para o multiverso. Quando The Flash apresenta a história de origem de Nora no futuro, ela encontra um vídeo gravado por seu pai, no meio de uma batalha com exatamente tais características, sabendo que precisará se sacrificar em breve. Ao fundo da mensagem, ainda é possível ouvir gritos de Oliver, antes do final abrupto da gravação. Com a "morte" da filha, a existência de tal vídeo também deve ter sido apagada, mas já ajuda a entender o que vem por aí.

    E por falar no Arqueiro Verde, o final de Arrow também citou a 'Crise nas Infinitas Terras'. Dando um salto no tempo de alguns meses em relação às outras séries do 'Arrowverse', a trama mostra Oliver e Felicity (Emily Bett Rickards) num esconderijo, após o nascimento de sua filha, Mia (Katherine McNamara). Até que Monitor retorna para colher o combinado. Foi confirmado que o arqueiro trocou sua vida por Barry e Kara, se comprometendo a ajudar tal poderoso personagem a salvar o multiverso. Inclusive, Monitor afirma que o vigilante irá morrer em tal batalha, mas terá papel fundamental nela. Isso explica como o protagonista nunca aparecia nos flashforwards do futuro.

    Por sua vez, Arrow ainda mostrou Felicity se despedindo de Mia e William (Ben Lewis) em 2040, após visitar o túmulo de Oliver, percebendo que eles conseguem se proteger sozinhos. Em seguida, ela encontra novamente com o Monitor, que avisa como a hacker não poderá voltar de onde irá levá-la. Sem medo, a loira declara que está pronta, pois esperou anos por aquilo, dando a entender que irá reencontrar o marido. Lembrando que Emily Bett Rickards não volta para o elenco regular da próxima temporada, então esse é basicamente o "final feliz" de sua personagem.

    E é aí que começamos a parte que começamos as especulações. Se Felicity será capaz de se juntar novamente à Oliver, isso significa que ele não está morto (no sentido mais comum da palavra)? Afinal, o Monitor tem acesso à algum tipo de vida pós-morte? Além disso, seria bem anticlimático revelar o grande sacrifício do crossover tão divulgado pela emissora, meses antes de sua exibição nas telinhas. A CW está escondendo algo... 

    Como Arrow está caminhando para sua última temporada e os flashforwards garantiram sua "morte" para os moradores de Star City, a jornada de Oliver Queen será encerrada, de alguma forma, na 'Crise nas Infinitas Terras'. Por outro lado, não está garantido que Barry e Kara vão morrer, que nem nas HQs originais, já que a CW não deseja perder outras duas grandes séries do 'Arrowverse' a essa altura, pois Gustin e Benoist devem se tornar os principais rostos de tal mundo televisivo, com a saída de Amell.

    Preocupantes também são os crescentes rumores afirmando como o 'Arrowverse' irá mudar drasticamente após a crise. Na DC Comics, tal arco surgiu para terminar com o multiverso nas HQs, então fica a dúvida se o mesmo acontecerá nas telinhas — algo que também culminaria em outros sacrifícios por conta da convergência de diferentes mundos em um só. Vale lembrar que Batwoman e o pessoal de Legends of Tomorrow têm presença garantida no crossover, que terá cinco horas de duração. Ou seja, salve-se quem puder!

    No Brasil, as temporadas de Arrow e The Flash chegarão ao fim em 26 de maio, através da Warner. No mesmo canal, a atual leva de Supergirl será encerrada em 2 de junho. Vale lembrar que o AdoroCinema já tinha feito outras especulações sobre a 'Crise nas Infinitas Terras' (cujos três primeiros capítulos serão exibidos em dezembro de 2019, os dois finais em 2020) — relembre!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top