Já se passaram mais de cinco anos desde a estreia da minissérie que se tornou a mais assistida da história da Netflix, com 112,8 milhões de visualizações nos seus primeiros 91 dias na plataforma. Ela acabou perdendo esse título, mas O Gambito da Rainha ainda ocupa um lugar de destaque no ranking das melhores séries de todos os tempos da Netflix.
O Gambito da Rainha foi um título que levou impressionantes 30 anos para se concretizar. Foi somente quando a Netflix se comprometeu firmemente com o projeto que Scott Frank finalmente pôde realizar seu sonho de adaptar o romance de Walter Trevis sobre a jogadora de xadrez Beth Harmon, que mistura realidade e ficção.
Anya Taylor-Joy como protagonista é o grande acerto de O Gambito da Rainha
Netflix
Deixando de lado seu trabalho no roteiro, é evidente que o maior acerto de Frank foi escalar Anya Taylor-Joy como Beth Harmon. Ela já era uma atriz promissora na época, mas seu papel em O Gambito da Rainha mudou sua carreira para sempre. E com razão, pois ela está extraordinária em um papel que lhe permite demonstrar sua enorme versatilidade como atriz, sem que a minissérie se torne apenas um veículo para sua glorificação pessoal.
Outro ponto forte de O Gambito da Rainha é o excelente apoio que Taylor-Joy recebe, e como cada um dos outros personagens tem o tempo de tela na medida certa, o que lhes confere uma presença distinta sem nunca ofuscá-los. Esse equilíbrio é fundamental para o ritmo dramático da série e para manter o espectador envolvido com tudo o que acontece.
Frank se aproxima do formato biográfico, mas está ciente de que tem muito mais liberdade para trabalhar dentro dessa estrutura. Essa é certamente uma das razões para optar por uma estrutura linear para contar a história de Beth Harmon, já que ele não está preso à realidade e pode adicionar o que julgar necessário a qualquer momento para construir o que acontecerá a seguir.
Um fenômeno na Netflix
Tudo isso fez com que O Gambito da Rainha se tornasse um fenômeno sem precedentes na Netflix. Tanto que seus 112,8 milhões de visualizações a tornaram não apenas a minissérie mais assistida da plataforma até então, mas também a temporada mais assistida de uma série regular.
É verdade que seu reinado na segunda categoria foi breve, já que Bridgerton estreou alguns meses depois, com seu primeiro episódio alcançando 113,3 milhões de visualizações, mas atingir esse recorde diz muito sobre o fenômeno que foi O Gambito da Rainha. Chegou até a criar um pequeno boom do xadrez na vida real!