No Brasil, temos muitos exemplos de atores que começaram a trabalhar ainda muito cedo e que roubaram a cena em novelas, filmes e séries, mesmo com pouca idade. Porém, apesar do sucesso na infância, alguns acabam se afastando dos holofotes e desaparecendo da TV. É o caso de dois atores mirins que interpretaram uma dupla de irmãos muito especial da novela Páginas da Vida. Quase vinte anos depois, por onde eles andam?
Exibida em 2006 no horário nobre, a trama de Manoel Carlos abordou diversos debates importantes, e um deles foi a inclusão de crianças com Síndrome de Down na sociedade. Na trama, Nanda (Fernanda Vasconcellos) morre após dar à luz aos gêmeos Francisco (Gabriel Kaufmann) e Clara (Joana Mocarzel). Marta (Lília Cabral), a avó das crianças, rejeita a menina por ela ter nascido com Síndrome de Down, e a bebê acaba sendo adotada.
Gabriel Kaufmann está longe da TV há três anos
Páginas da Vida foi a primeira novela de Gabriel Kaufmann, que na época tinha apenas cinco anos de idade. O sucesso da trama foi tão grande que o ator logo emendou vários projetos na TV Globo. Ele fez participações especiais na novela Desejo Proibido (2007), na série Casos e Acasos (2008) e no especial de fim de ano Xuxa e as Noviças (2008).
Nos anos seguintes passou a integrar o elenco de outras novelas, como Caras & Bocas (2009), Amor Eterno Amor (2012), Flor do Caribe (2013) e Alto Astral (2014).
TV Globo/Reprodução Instagram
Entre 2015 e 2017, Gabriel Kaufmann atuou na 23ª e 24ª temporadas de Malhação, que completou 30 anos em 2025. Na época, os atores geralmente não permaneciam no folhetim por mais de um ano, mas, na pele do divertido Artur, o jovem conseguiu se destacar.
Apesar da boa repercussão, Gabriel só voltou a aparecer na TV em 2019, com uma pequena participação em Amor de Mãe. Depois disso, integrou a quarta temporada de Reis, da Record, em 2022. Atualmente, com 23 anos, está fora dos holofotes.
Joana Mocarzel se divide entre o trabalho de atriz e influenciadora
Apesar de não ter participado de outras novelas após Páginas da Vida, Joana Mocarzel seguiu trabalhando como atriz, mesmo longe da televisão. Atualmente, com 25 anos, ela acumula quase 50 mil seguidores nas redes sociais, onde divulga seus trabalhos na dramaturgia, compartilha momentos do dia a dia e grava conteúdos sobre beleza e lifestyle.
Reprodução/TV Globo
Joana já participou de algumas peças de teatro e, em 2024, esteve em cartaz com o espetáculo E Se Sempre Fosse Dia?. Neste mesmo ano, também atuou como dubladora no filme Colorindo Meu Mundo com Amor, que aborda a Síndrome de Down de forma sensível e inspiradora. Será que em breve a veremos de volta na TV?