Minha conta
    Por que Outlander tem esse nome? O grande segredo por trás do título de sucesso da Netflix
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A palavra "outlander" está ligada não só a Claire Fraser (Caitríona Balfe), como também à sua jornada com Jamie (Sam Heughan).

    Starz

    Uma das séries históricas mais queridinhas da atualidade – e sucesso no catálogo da Netflix –, Outlander se encaminha para sua 7ª temporada, com estreia mundial marcada para o dia 16 de junho. No ar desde 2014, a produção estrelada por Caitríona Balfe e Sam Heughan já nos serviu infinitos momentos icônicos, que nos fizeram tanto chorar de soluçar quanto gritar de raiva. Até agora foram 75 episódios, mas será que durante esse tempo você entendeu o grande segredo por trás do nome da obra?

    Baseada nos livros de Diana Gabaldon, Outlander conta a história de Claire e Jamie Fraser, um casal improvável que, não importa quando, onde ou como, sempre consegue se encontrar ou salvar um ao outro. Acontece que Claire vive originalmente no século 20 e Jamie, no século 18. Os dois nunca teriam se conhecido se Claire não tivesse acidentalmente viajado no tempo e "desembarcado" em 1743, no meio das Terras Altas da Escócia (Highlands, em inglês).

    Sem dúvida, o título faz referência à protagonista da saga, uma vez que a tradução mais rápida de "outlander" é "forasteiro" – "forasteira" no caso de Claire. Se fôssemos analisar a formação da palavra, ficaria assim: "out" = "fora", "land" = "terra", e o sufixo "-er" = trabalho, ofício, a condição que alguém exerce. Logo, diz respeito àquele ou àquela que vem de fora, que não é daquele local, que é estrangeiro.

    O próprio Jamie, desde que viu Claire pela primeira vez, a chama carinhosamente de "sassenach", termo que em gaélico escocês corresponde a "estrangeiro", mas que ganhou uma conotação pejorativa quando usado para se referir aos ingleses (saxões).

    Starz
    À esquerda, Claire nos anos 1770, na Carolina do Norte; à direita, nos anos 1970, em Boston.

    De fato, Claire é uma "outsider" no tempo e no espaço. Ela nasceu em Londres, em 1918; Jamie nasceu perto da cidade de Inverness, na Escócia, em 1721. Na teoria, Claire não pertence àquela época e aos eventos históricos que ocorreram; ela não deveria estar ali nem interferir no destino das pessoas ao seu redor. Todo esse dilema é vivido na pele pela personagem ao longo das temporadas – e está contido no título.

    No entanto, podemos ir além e estabelecer outra conexão entre "outlander" e a trama do seriado: Claire e Jamie não param quieto em nenhum lugar! Eles estão constantemente mudando de país, de língua e até de continente. Juntos, eles começaram na Escócia, passaram em Paris, atravessaram o Oceano Atlântico, navegaram pela Jamaica e outras ilhas do Caribe, e enfim aportaram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

    Nessa jornada transatlântica, Jamie acabou se tornando um "outlander" tal qual Claire. Mesmo tendo suas respectivas ancestralidades, eles fizeram do mundo sua casa – o que fica bem claro agora que sabemos o significado do nome que caiu nas graças do povo.

    Outlander
    Outlander
    Data de lançamento 2014-12-10 | min
    Séries : Outlander
    Com Caitriona Balfe, Sam Heughan, Sophie Skelton
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top