Minha conta
    "Teremos mulheres pretas se beijando": As Five aprofunda questões sobre sexualidade e saúde mental na 2ª temporada (Entrevista)
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    A segunda temporada aprofunda questões pessoais das protagonistas — e o elenco contou tudo para o AdoroCinema!

    Globo/Maurício Fidalgo

    Poucas temporadas de Malhação causaram tanto impacto no público brasileiro quanto a edição Viva a Diferença. Há quem lembre da novela adolescente, que abriu portas para muitos jovens atores em seus primeiros trabalhos, por personagens como Cabeção (Sérgio Hondjakoff) e Miyukinha (Danni Suzuki), ou Fatinha (Juliana Paiva) e Bruno (Rodrigo Simas). Os espectadores também devem lembrar do icônico casal Perina, vivido pelos atores Isabella Santoni e Rafa Vitti. Já na versão de 2017, não seria um casal ou outro de destaque que viria em nossas mentes, mas um quinteto de amigas e seus laços afetivos ao longo da trama.

    Malhação: Viva a Diferença foi literal em seu título e nos apresentou as cinco adolescentes Benê, Ellen, Tina, Lica e Keyla, que se tornaram amigas ao se abrirem para abraçar as diferenças entre si — de classe social a questões étnicas e raciais. Elas se conheceram em um dia de tempestade na grande São Paulo, um momento especialmente complicado para Keyla: a jovem estava entrando em trabalho de parto no metrô e as vias estavam fechadas. Sua sorte foi que outras quatro estudantes estavam dentro do coletivo e a ajudaram a trazer seu filho Tonico ao mundo.

    A atração conquistou a atenção do público e chegou até mesmo a vencer um Emmy Internacional. Mas, o que parecia que ia acabar por ali, ganhou novos capítulos em As Five, série spin-off da Globoplay lançada em 2020. E quando as viúvas da trama — categoria a qual a jornalista que vos escreve está orgulhosamente inclusa — pensaram, mais uma vez, que era o fim, a segunda e terceira temporada foram anunciadas. Tudo começou em 2017, mas nem mesmo as próprias protagonistas imaginavam que estariam contando mais histórias sobre o quinteto em 2023.

    As Five
    As Five
    Data de lançamento 2020-11-12
    Séries : As Five
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    "É muito bonito de ver quando um trabalho que a gente faz dá tantos frutos, né? A gente fez Malhação e para muitas de nós, senão todas, foi nossa primeira novela. Saber que ainda tem tanto pano pra manga é uma coisa que, particularmente, me deixa muito feliz, porque a gente está contando histórias que são muito relevantes para a sociedade e para nós", explicou Manoela Aliperti, intérprete de Lica, em entrevista ao AdoroCinema.

    No primeiro ano de As Five, acompanhamos histórias em uma narrativa antológica. Na nova fase, Ana Hikari revelou que veremos as tramas se aprofundarem em torno das cinco protagonistas. Especialmente, o papel que a própria desempenha como Tina, uma DJ de espírito livre que, após passar pela perda da mãe e um cancelamento na internet, está tentando se reerguer.

    O que o público vai ver nessa segunda temporada é um amadurecimento do projeto como um todo, seja das personagens, seja das histórias, das vivências que elas vão ter, quanto também da própria produção em si.

    Nos novos capítulos, veremos Tina retornando da reabilitação e tentando manter a saúde mental em dia após ter sua vida online ser destruída. E, obviamente, como uma pessoa de carne e osso, os impactos do ódio virtual se tornaram um problema fora das telas. "O cancelamento está muito além do que acontece só na internet. É só o topo do iceberg. Ela tinha questões muito mais profundas para lidar."

    Para entender melhor o que Tina lidaria e, assim, transmitir tais emoções e questões de maneira mais honesta possível, Ana Hikari chegou a procurar o CAPS, o Centro de Atendimento Psicossocial do SUS. "Cheguei a conversar com psicólogos e terapeutas ocupacionais do CAPS. Acho que cancelamento, hoje em dia, é uma discussão que é muito banal perto das discussões que a gente realmente deve estar tendo sobre internet, que é saúde mental."

    Não basta a gente ficar no raso falando sobre cancelamento, porque uma pessoa às vezes é cancelada hoje e amanhã já está fazendo publicidade. E isso é muito raso, né? Quem são as pessoas que estão realmente canceladas? E quem são as pessoas que ficam com sequelas psicológicas? É muito mais complexo do que só o cancelamento.

    Lica que se cuide: Ellen está na área!

    Globo/Maurício Fidalgo
    Manoela Aliperti e Heslaine Vieira, intérpretes de Lica e Ellen em As Five.

    Uma reviravolta que alguns radares não estavam prontos para detectar era a de que Ellen não é a personagem mais hétero entre o quinteto de amigas em As Five. A jovem adulta, vivida por Heslaine Vieira, está "borbulhando", segundo palavras da própria atriz, e além de estar entendendo a própria sexualidade, também vai ser a "talarica" da temporada. No entanto, isso vai sobrar para a Lica!

    A chegada de Maura (Tamirys O'hanna) vai abalar o mundinho das sisters. A nova personagem é apontada como namorada de Lica no teaser da temporada, mas Ellen não concorda com essa denominação — tanto que chega a beijar o interesse romântico de sua amiga.

    "Eu achava que a Ellen poderia ser bi, já na Malhação tinha uma galera levantando essa questão e eu sempre também deixei aberto", conta Heslaine Vieira. "Não sabia para onde a história ia caminhar, mas é muito interessante porque a Ellen, nessa temporada, está bastante confusa e eu também fiquei confusa. Ela está borbulhando. Será que é a Maura? Por que será? O que está acontecendo? Eu acho que essa temporada vai responder um pouco. Teremos mulheres pretas se beijando nessa tela."

    Globo/Maurício Fidalgo

    No olho deste furacão, os fãs de Limantha — onde, novamente, me incluo — devem estar se perguntando: "A Lica está casada com a Samantha (Giovanna Grigio) e namorando a Maura ao mesmo tempo?" Bem... não sabemos que rumo as maiorais tomaram enquanto casal, mas Manoela Aliperti nos trouxe a esperança de que teremos uma grata surpresa.

    "Nessa temporada, vamos poder ver um pouco dela indo atrás de uma mulher que ela gosta muito e ela se virando nos 30 para isso acontecer. A gente preparou uma surpresa muito linda para vocês, porque existe uma coisa muito importante, que é o que foi criado com Limantha, né? Podem esperar uma surpresa linda, feita com muito carinho, com muito afeto, com muito amor, para vocês poderem se apaixonar ainda mais por elas."

    Veremos o desdobramento desta história a partir do dia 8 de fevereiro, lançamento da 2ª temporada no Globoplay. Vale lembrar que os episódios serão liberados semanalmente. Um aviso também importante é que esta entrevista tem continuação. Em breve, a segunda parte está no ar!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top