Minha conta
    The Bear: Como foi feito aquele episódio todo trabalhado no plano-sequência?
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Disponível no Star+, a série é estrelada por Jeremy Allen White e está concorrendo ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards.

    The Bear é uma daquelas séries que passaram "discretamente" entre os lançamentos de 2022, mas que certamente foi uma das melhores do ano – não à toa está indicada ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards, que inauguram a temporada de premiações. Disponível no catálogo do Star+, a produção aborda questões comuns a todos nós por meio da gastronomia. Está tudo lá: a perda, a frustração, o estresse, a pressão, a maturidade.

    A 1ª temporada tem oito episódios, mas é o sétimo que vem dando o que falar. Afinal, ele é inteiramente gravado em plano-sequência. Na trama, ambientada em Chicago, Carmen Berzatto (Jeremy Allen White) é um chef de cozinha que herda um restaurante do irmão e tenta transformar o lugar em um grande negócio. Enfrentando dificuldades tanto financeiras quanto pessoais – como o alcoolismo e o luto –, ele encontra ajuda nos funcionários para seguir adiante e revitalizar o Original Beef of Chicagoland.

    Pois bem, o penúltimo episódio se passa nos 20 minutos que antecedem a abertura do restaurante para o jantar. Acontece que Sydney (Ayo Edebiri), a jovem sous chef do local, instalou um novo sistema de delivery, que está recebendo mais pedidos do que o time consegue preparar. O caos se instala enquanto Carmy e os demais tentam dar conta dos clientes regulares e das entregas.

    O que torna o episódio tão distinto é justamente o fato de não ter cortes, quer dizer, de ter sido filmado em um único take. Vemos a equipe ir para lá e para cá, da cozinha para o balcão, de uma praça para a outra, com a pilha de comandas aumentando cada vez mais. O bip da maquininha, o bater das panelas, os gritos de desespero – é como se vivêssemos aquilo em tempo real, sofrendo durante o mesmo tempo que os personagens.

    No entanto, essa não era a proposta original do episódio, intitulado "Review". Em entrevista ao portal IndieWire, o protagonista contou que não se falava em plano-sequência até duas ou três semanas antes das filmagens, quando o showrunner Christopher Storer (diretor do episódio) e a produtora executiva Joanna Calo reescreveram o roteiro todo.

    Hulu
    Cena do sétimo episódio de The Bear.

    Ainda que uma decisão de última hora, foi abraçada pelo elenco. "Pudemos começar do início, o que nos ajudou", explicou White. "Eles conseguiram manter todos os pontos importantes da história no lugar, mas escreveram como se fosse uma planta de arquitetura para que fizéssemos de uma só vez. Isso foi muito importante, obviamente, começar com as palavras."

    Os ensaios foram, então, reformulados. "Nós lemos em voz alta algumas vezes, meio que sentados, para ter certeza de que tudo parecia correto, tentando cronometrar as falas", lembrou White. "Depois ficamos de pé com nossos roteiros em mãos, como você faria no palco."

    Dollface, Modern Family e outras dicas do Star+ para quem está precisando dar umas boas risadas

    Apesar de apreciar a ideia de plano-sequência, o intérprete de Carmy tem suas ressalvas. "Da minha perspectiva no cinema e na TV, muitas vezes não sei o quanto uma única tomada realmente serve à história. É mais ou menos assim: temos muito dinheiro, temos muito tempo, podemos fazer isso, será realmente impressionante. E é impressionante."

    "No nosso caso, isso realmente se relaciona com trama e com espaço em que os personagens estão, porque a tensão cresce tão rapidamente que não damos um respiro ao público", defendeu o ator.

    Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, o maior agregador de críticas de cinema do mundo, The Bear também traz no elenco Abby Elliott, Ebon Moss-Bachrach, Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas e Edwin Lee Gibson. A 2ª temporada já foi confirmada pelo Hulu.

    O Urso
    O Urso
    Data de lançamento 2022-08-23 | min
    Séries : O Urso
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Star +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top