Minha conta
    The White Lotus: Essa angustiante cena que incomodou inúmeras mulheres é uma referência a clássico italiano
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Último capítulo da 2 temporada vai ao ar neste domingo.

    Sucesso de audiência da HBO e da HBO Max, a segunda temporada de The White Lotus tem dado o que falar nas redes sociais. De volta aos holofotes após ganhar 10 prêmios no Emmy Awards 2022, a minissérie, que agora se configura também como uma antologia, expande a franquia com novos personagens e paisagens.

    Parte intrínseca desta nova leva, os cenários da Sicília, Itália, são tão deslumbrantes quanto misteriosos. Há algo de errado nas praias, ruas, becos e palácios apresentados durante a trama. Toda essa atmosfera conspiratória colabora para que a jornada desses indivíduos enigmáticos seja ainda mais cativante.

    Um dos episódios do 2º ano evidencia esse ar denso. Durante "Elefante Macho", o terceiro capítulo da temporada, Daphne (Meghann Fahy) leva Harper (Aubrey Plaza) para uma excursão fora do resort, em uma região afastada. Lá, Harper protagoniza uma cena extremamente angustiante: durante a visita a um local da cidadela, nos degraus da Catedral de Noto, ela é observada, acompanhada e até rodeada por muitos homens que surgem na tela gradualmente.

    Apesar da sequência ser uma ótima adição ao emaranhado de momentos bizarros da trama, o momento, na verdade, funciona também como uma homenagem a um clássico italiano dos anos 1960. A cena é praticamente uma reconstituição de um trecho de A Aventura, longa de Michelangelo Antonioni estrelado por Monica Vitti - atriz citada por Jennifer Coolidge no episódio anterior.

    Vaiado no Festival de Cannes e hoje considerado um dos grandes marcos do cinema italiano, o filme abre uma trilogia. Este capítulo acompanha o desenrolar do desaparecimento da jovem Anna, que some durante um cruzeiro. O noivo (Gabriele Ferzetti) e sua melhor amiga (Vitti) se juntam para procurá-la, mas acabam se envolvendo de maneira intensa.

    @myeshachoud The L’avventura remake in White Lotus is literally spot on im obsessed #WhiteLotusS2 #HBOMaxPartner #HBOMaxCollege #WhiteLotus #fyp ♬ original sound - myesha

    Mike White, criador de The White Lotus, considerou o tributo, pois vê no clássico um “filme muito elíptico e misterioso sobre um psicodrama existencial”, algo que se relaciona diretamente com a trama das personagens envolvidas.

    O produtor revelou à Variety que o capítulo aborda “homens e mulheres e algumas das dinâmicas clássicas da política sexual”, então decidiu “inclinar-se para o arquétipo do homem italiano encontrando uma mulher na rua”.

    Sobre as semelhanças entre o filme e a série, o executivo acrescenta: “A Aventura é sobre a busca desesperada pelo sentido da vida tanto quanto a mulher desaparecida real. Obviamente, The White Lotus aborda o mal-estar das pessoas ricas e esse tipo de busca por significado quando você está apenas relaxando em uma piscina infinita."

    O último capítulo da 2ª temporada de The White Lotus vai ao ar neste domingo, às 23h.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top